Mais do que uma safra de qualidade, um dos objetivos — e até mesmo desafios — dos produtores rurais é a diminuição dos custos na fazenda. Afinal, o lucro de uma produção agrícola depende diretamente de uma receita ainda maior que os gastos e investimentos.
Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por exemplo, os custos com defensivos utilizados na produção de soja aumentaram 44% em relação à última safra.
Tal panorama é mais uma das razões para se desenvolver uma agricultura de precisão baseada em dados. O objetivo é claro: evitar qualquer desperdício de recursos ou até mesmo investimentos em áreas equivocadas de seu negócio rural.
Pensando nisso, preparamos este artigo para te apresentar três dicas de como reduzir custos nas fazendas. Já adiantamos que a tecnologia no campo é com certeza um dos caminhos para isso! Confira abaixo.
Tecnologias no campo e a redução de custos na fazenda
Antes de falarmos das dicas que podem ser utilizadas em seu dia a dia, vale reforçar o que são os custos na fazenda. Assim como em qualquer estabelecimento, eles se referem a qualquer gasto ou saída de caixa que uma empresa realiza para diferentes fins.
Por sua vez, os custos de uma produção agrícola são divididos entre duas categorias: contas fixas e variáveis. As primeiras são estruturais e não sofrem alterações de um mês para outro. Ou seja, estamos falando de salários, impostos, aluguéis, energia e mensalidades de serviços.
Já as contas variáveis oscilam de acordo com a produção realizada na fazenda, como combustível, fertilizantes, insumos, consertos e reparos não previstos de máquinas.
Nesse sentido, as tecnologias no campo são grandes aliadas da redução de custos na fazenda, já que a consolidação e sistematização de dados tornam este trabalho ainda mais minucioso e assertivo.
Com informações acerca da compra de matéria-prima, do uso de insumos e da aplicação de fertilizantes, por exemplo, otimizamos os processos e aumentamos a margem de lucro.
De acordo com o simulador desenvolvido pela ConectarAGRO, uma fazenda conectada pode diminuir o seu gasto mensal com energia em 30%. Quando falamos de pulverização e irrigação, atinge-se mensalmente uma economia de 18% a 30%.
Mas afinal, como reduzir os custos na fazenda? Confira 3 dicas
Conforme destacamos acima, reduzir os custos em uma propriedade rural passa necessariamente pela utilização de tecnologias. Com este universo em mente, separamos três dicas para você:
- Foque na mensuração de resultados
Além de aplicar planos de ações, é importante mensurar os resultados. Afinal, você ficará no escuro se não souber quais indicadores da sua produção estão indo bem ou não.
Por essa lógica, registrar informações de cada etapa da cadeia te ajudará a compreender quanto você gasta, em qual área e, sobretudo, quais são os pontos de aprendizado e otimização.
Sem dúvidas, os dispositivos habilitados pelo NB-IoT podem oferecer dados em tempo real, durante 24h por dia.
Assim, é possível não somente verificar resultados como também realizar análises preditivas para você se antecipar quanto aos custos de produção.
- Utilize dados sobre clima e solo
As diferentes aplicações de sensores apresentam dados sobre as propriedades físicas e químicas do solo. Com o acesso ao nível de umidade do solo, por exemplo, o agricultor passa a saber exatamente quando, onde e de que forma irrigar sua plantação, diminuindo o uso de água.
Drones também podem identificar as áreas do plantio com pragas ou doenças. Logo, a aplicação de defensivos é realizada de forma localizada, sem que haja desperdícios e, consequentemente, aumento nos custos.
Aplicativos específicos para o agricultor também auxiliam na previsão do tempo e na indicação das janelas ideais para as diferentes culturas.
- Atente-se ao mercado agrícola
Como você já percebeu, informação também é um ativo importante para quem quer empreender com sucesso no mundo agrícola.
Para reduzir os custos na fazenda, é importante aproveitar as diversas plataformas on-line disponíveis para a consulta de preços de maquinários. Com uma visão completa, o produtor rural investe nos produtos de qualidade e com valores mais baixos.
O Broto, por exemplo, é um marketplace em que centraliza diferentes fornecedores, os quais apresentam orçamentos de acordo com a necessidade do comprador.
Importante citar que tais tecnologias são possíveis apenas quando temos ampla cobertura de conectividade nas áreas rurais e remotas. Pensando neste propósito, diferentes organizações privadas formaram a ConectarAGRO, com o objetivo de promover o acesso à internet por meio do 4G em 700MHz.
E como vão os custos na sua fazenda? Confira nosso blog e entenda de que forma a tecnologia pode ajudar no seu dia a dia!