Automação agrícola: entenda o que é e como aplica-la em sua fazenda

Automação agrícola

Créditos: Solinftec

Responsável por alimentar grande parte da população mundial, a agricultura brasileira vem sendo impactada pelo aumento dramático dos custos de insumos, mudanças climáticas e pelas demandas da indústria por processos socialmente responsáveis. Para lidar com esses desafios, a automação agrícola vem sendo apontada como uma das inovações promissoras para safras competitivas e eficientes.

Habilitados pela internet rural, sobretudo o 4G em 700MHz, os sistemas inteligentes otimizam processos que eram caros e demandavam uma alta taxa de mão de obra, as quais nem sempre se traduziam em bons resultados na lavoura.

O retrato dessa nova realidade já é bastante definido. Segundo dados da Brandessnece Market Research, as cifras das vendas em robôs agrícolas devem atingir cerca de US$26.679,4 milhões até 2027!

A partir desse contexto, convidamos você a entender o que é a automação agrícola, quais suas principais vantagens e como aplicá-la em sua propriedade. Vamos juntos? Boa leitura!

O que é a automação agrícola?

A automação agrícola é basicamente a implementação de tecnologias para automatizar tarefas e processos dentro das operações agrícolas. Isso inclui o uso de dispositivos, sensores e softwares avançados para monitorar, controlar e otimizar uma variedade, desde o plantio e a irrigação até a colheita e a gestão pós-colheita.

Por meio de comandos computadores ou máquinas, os produtores rurais podem não só monitorar a certas condições específicas da safra, mas também executar ações para uma resposta rápida, maximizar os rendimentos e reduzir os custos.

Na prática, os programas de automação agrícola coletam e analisam uma gama de informações em tempos reais para te apresentar um relatório completo sobre dados agronômicos, como variações climáticas, níveis de umidade do solo, além de doenças e pragas.

Um exemplo disso são os robôs de pulverização, capazes de manter as lavouras limpas e assegurar uma produção sustentável desde o pré-plantio até a colheita. Com tecnologias avançadas, eles têm a capacidade de controlar planta daninhas com grande velocidade para evitar a disseminação de pragas e competição por nutrientes.

Além disso, a tecnologia robótica também podem ser uma opção para o controle de insetos e o manejo integrado de pragas. Alguns modelos, como o Solix Hunter, da nossa associada Solinftec, atua por meio de robô de atuação noturna, que por meio de comprimentos de ondas de luz específicos atraem os insetos e os eliminam por eletrochoques.

Ao percorrer as áreas de interesse da lavoura para monitoramento, a solução combate as pragas antes que elas cheguem à etapa de oviposição sem oferecer risco aos instos benéficos de comportamento diurno.

Neste podcast, a Exame Agro traz importantes insights sobre o que é a automação de máquinas no agro e quais os seus benefícios:

Vale destacar que esta abordagem inovadora e sustentável faz parte da chamada agricultura 4.0, que integra um conjunto de tecnologias digitais para melhorar a produção e gestão agrícola de uma fazenda, expandindo os resultados em todas as etapas da lavoura.

Quais as principais vantagens da automação agrícola?

Como destacamos acima, a automação agrícola é uma maneira inteligente de gerenciar sua fazenda, economizando tempo, dinheiro e recursos, para que você possa se dedicar a tarefas mais estratégicas com foco em mais produtividade.

Os benefícios dessa tecnologia são claros para o mercado do agronegócio internacional. A instalação de automação agrícola pode proporcionar de U$200 a U$800 dólares, incluindo atividades como poda, irrigação, pulverização e até mesmo colheita. Os dados são do Instituto MckInsey, divulgados pelo Fórum Econômico Mundial.

Mas em seu dia a dia, como a automação agrícola pode ser facilitar sua vida na lavoura e mudar como você produz os alimentos? Entre as principais vantagens, destacamos algumas, como: 

  • Alta produtividade e desempenho: Uma lavoura automatizada responde rapidamente aos problemas que surgem no meio do caminho, diminuindo as perdas e protegendo o bom desenvolvimento de uma cultura.
  • Controle de qualidade dos produtos agrícolas: Com máquinas automatizadas, você consegue padronizar os processos a fim de que todas as etapas sejam realizadas com as melhores práticas possíveis. O controle também permite a rastreabilidade dos alimentos, fator de peso para o consumidor entender de onde veio o produto e em quais circunstância ele foi produzido.
  • Aumento da competitividade: Com a atualização de tecnologias agrícolas, os pequenos e médios agricultores passam a produzir mais com um preço de alimento mais competitivo. Esse ciclo resulta em novas oportunidades de negócio.
  • Melhor gestão de pessoal: A automação agrícola não só diz respeito às máquinas, mas também às pessoas que trabalham no campo! Com esse sistema inteligente, você pode ter análises gerais sobre ponto, tempo de trabalho de cada funcionário e qual a sua localização dentro da fazenda, por exemplo. Essas informações são valiosas para possíveis ajustes de rota de equipe!

Como aplicar automação agrícola em sua propriedade?

Para aplicar a automação agrícola em sua propriedade, é essencial seguir alguns passos importantes.

Em primeiro lugar, você deve avaliar as necessidades da sua fazenda para identificar as áreas que podem se beneficiar da automação agrícola. Isso pode incluir processos como irrigação, aplicação de fertilizantes e defensivos, monitoramento do clima e da saúde das plantas.

Em seguida, pesquise e selecione as tecnologias de automação agrícola mais adequadas às necessidades específicas da sua propriedade. Exemplos incluem sistemas de GPS para orientação precisa de máquinas agrícolas, drones para monitoramento aéreo de cultivos, sensores de umidade do solo e clima para controle automatizado de irrigação e aplicação de defensivos.

A instalação e configuração adequadas é uma etapa essencial, além do treinamento para os funcionários responsáveis pela operação e manutenção dos sistemas de automação agrícola. Afinal, o comando humano correto é o que tornará a tecnologia mais eficiente!

Automação agrícola
Créditos: Aleksandarlittlewolf | Freepik

Por fim, monitore regularmente o desempenho dos sistemas de automação agrícola e faça os ajustes conforme necessário, buscando sempre maximizar a eficiência e produtividade da sua fazenda. Vale ficar de olho nas eventuais atualizações de softwares e programas!

Ao seguir esses passos e aproveitar as diversas tecnologias disponíveis, você estará preparado para implementar com sucesso a automação agrícola em sua propriedade e colher os benefícios dessa inovação tecnológica!

Agora que você está por dentro, não deixe de conferir os outros conteúdos do Blog ConectarAGRO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *