Simulador de benefícios da conectividade – conheça a aplicação da ConectarAGRO

Tablet na mão

Se você acompanha o blog da ConectarAGRO, já deve estar por dentro dos benefícios da conectividade: otimização das cadeias de produção, desenvolvimento sustentável e, sobretudo, maior produtividade para o agricultor. 

E se alguns desses benefícios pudessem ser quantificados e calculados para que se tenha um panorama dos pontos positivos ao investir na conectividade de sua propriedade? 

A partir da colaboração entre suas associadas, a ConectarAGRO lançou o Simulador de benefícios da conectividade no campo, com o objetivo de demonstrar a eficiência de uma fazenda conectada. 

Ficou curioso para saber mais sobre a ferramenta e como utilizá-la? Continue a leitura! 

Simulador de benefícios da conectividade: qual o impacto do agro conectado?

O Simulador de benefícios da conectividade apresenta ao agricultor o impacto na performance de uma fazenda a partir do uso conectado de ferramentas digitais

A ferramenta gratuita mostra para você, produtor rural, a relação entre redução de custo e aumento de produtividade de uma propriedade conectada

A partir da necessidade de materializar os números envolvendo a economia com a conectividade, o Simulador da ConectarAGRO é baseado nos relatos das empresas de soluções associadas. Ou seja, são referências utilizadas a partir de dados e fatos. 

 

Plantação
Imagem produzida por RawPixel – br.freepik.com

 

De forma inédita e sem qualquer custo para utilizá-la, a ferramenta apresenta dados para produção em sacas e toneladas, com planejamento futuro para a segmentação por cultura.

No site dedicado ao Simulador, os produtores rurais podem obter resultados de benefícios em números absolutos e em porcentagem, a depender dos dados inseridos. 

Pensando que o amanhã do agronegócio é construído hoje, o Simulador é uma das ações da ConectarAGRO pelo incentivo à conectividade no campo, considerando a otimização das cadeias produtivas, a integração na gestão das fazendas e a inclusão digital da população rural.

Como utilizar o Simulador de benefícios da conectividade no campo?

O Simulador de benefícios da conectividade apresenta uma interface simples e intuitiva. Assim, você pode acessá-la, inserir as informações necessárias sobre sua propriedade e tomar decisões conscientes sobre os investimentos em internet rural.

Para utilizar o Simulador, basta clicar no link e entrar na página dedicada à ferramenta. Após isso, você terá acesso às variáveis do impacto da conectividade em uma propriedade.

Quer saber quais são os elementos que podem trazer diminuição de custos em sua propriedade? Confira abaixo!

Aumento da produtividade 

Atingir um aumento na produtividade sob redução de custos e diminuição na perda de insumos é o objetivo de todo agricultor. Afinal, uma produção mais estável e eficiente resulta em maior oferta e melhor qualidade da colheita. 

De acordo com o Simulador da ConectarAGRO, a produtividade de uma fazenda pode aumentar em até 15% graças ao investimento em conectividade, como atividades de agricultura digital e agricultura de precisão. 

Gestão eficiente da irrigação 

A partir da agricultura de precisão, a gestão conectada de água nos plantios pode cruzar simultaneamente as informações sobre clima, cultivo e solo. 

Por isso, o Simulador apresenta a economia que a gestão eficiente de irrigação pode trazer ao produtor rural em sua fazenda. 

A diminuição do gasto mensal com energia pode chegar a 30%, segundo a aplicação. Já a economia na manutenção pode ser ainda maior: varia entre 25% e 40%. 

Telemetria, apontamentos de atividades e gestão da produção digitalizada

Obter informações sobre o estado dos maquinários é de grande importância para os gestores rurais, uma vez que a manutenção dos veículos da frota reduz riscos e gastos imprevistos nos orçamentos. 

No Simulador de benefícios da conectividade, você pode selecionar os gastos mensais referentes a combustíveis e lubrificantes, além de manutenção corretiva. 

Em uma fazenda conectada, o valor dispendido em tais atividades pode diminuir em até 15%, de acordo com a ferramenta da ConectarAGRO. 

Internet de qualidade no campo? Conheça a iniciativa ConectarAGRO

Pulverização assertiva e monitoramento climático em tempo real

As tendências de NB-IoT (Internet das coisas) e Big Data se articulam com o uso de sensores que coletam dados meteorológicos e geram recomendações quanto à utilização racional de fertilizantes e defensivos. 

Por isso, esse é um importante fator que a ConectarAGRO levou para o seu Simulador. Ele aponta a economia de até 18% no gasto mensal com pulverização em uma propriedade conectada.

Comunicação de voz, mensagem e vídeo 

O Simulador de benefícios da conectividade no campo permite que os produtores rurais também possam calcular os impactos econômicos ao utilizar dispositivos de comunicação em suas propriedades, como rádios e celulares. 

De acordo a ferramenta, o agricultor que investir em conectividade pode economizar em até 15% no gasto com sistema de rádio comunicação. 

Gestão de redução de emissão de CO2

As práticas de sustentabilidade tornam as produções agrícolas mais competitivas frente às demandas do mercado pelo desenvolvimento de cadeias de valores conscientes.

Apostando na gestão operacional conectada, uma fazenda pode aumentar entre 3% e 15% o ganho de créditos de descarbonização – dados auditáveis de redução de consumo de derivados de petróleo.

Vale lembrar que o Simulador de benefícios da conectividade no campo é evolutivo, o qual pode ser aperfeiçoado com a contribuição de todas as pessoas interessadas em participar dessa construção colaborativa.

Tem alguma contribuição ou sugestão para o desenvolvimento do Simulador? Envie um e-mail para simulador@conectaragro.com.br e continue por dentro das novidades em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *