Conectividade e agricultura digital: a revolução que traz os jovens de volta ao campo

agricultura-digital-destaque

Créditos: Freepik

Se você acha que o campo ainda enfrenta um cenário de êxodo rural, de atividades tradicionais e rudimentares, é melhor pensar de novo! A convergência entre conectividade e agricultura digital não só reconfigura as práticas agrícolas, como também o perfil dos produtores rurais brasileiros.

Com um agronegócio cada vez mais tecnificado que exige mão de obra qualificada e um ambiente conectado que atende às necessidades, os jovens estão retornando ao campo para assumirem a gestão das propriedades rurais.

Por isso, neste artigo você vai entender qual a relação entre conectividade, agricultura digital e o retorno dos jovens agricultores aos sítios e fazendas. A nova safra do agro é a juventude. Confira!

Agricultura digital e conectividade: a revolução no campo

A agricultura digital refere-se à integração de tecnologias avançadas no setor agrícola para otimizar processos, aumentar a eficiência e melhorar os resultados. Ferramentas como sensores, drones, inteligência artificial e a Internet das Coisas (IoT) estão se tornando partes essenciais do dia a dia no campo. Essa revolução está proporcionando aos agricultores uma visão mais abrangente de suas operações, permitindo tomadas de decisão mais informadas.

Para se ter ideia, o Simulador de Benefícios da ConectarAGRO aponta que os agricultores podem economizar em até 15% os custos quando utilizam alguma ferramenta digital, como sistemas de irrigação e pulverização inteligente.  A gasolina também é outro recurso que pode ser utilizado de forma mais racional.

Já a conectividade é a grande porteira para os gestores rurais aproveitarem todo o potencial das tecnologias embarcadas em seus maquinários. Com internet rural de qualidade, as pessoas têm acesso a informações, recursos e parceiros de qualquer lugar, durante todos os dias e horários da semana.

Se antes um técnico levava horas para transferir os dados da fazenda para a sede, agora todos os equipamentos estão interligados e geram recomendações imediatas sobre cada etapa da cadeia produtiva agrícola.

Além da agricultura digital, a conectividade também impacta o desenvolvimento social humano. Com acesso à internet, as pessoas podem realizar consultas on-line, realizar cursos, utilizar serviços públicos e assistir a conteúdos de entretenimento.

É a receita perfeita para atrair jovens ao agro!

Perfil conectado do agricultor: o interesse dos jovens pelo trabalho no campo

O mundo urbano vem passando por mudanças substanciais graças à inteligência artificial e uma conectividade cada vez mais eficiente. Em certa medida, o campo também acompanha as novas visões e perspectivas de mundo.

O estudo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) comprova o argumento. Segundo os dados divulgados, a presença de jovens no campo — na faixa entre 18 e 35 anos — saltou de 20% para 27%. A idade média dos produtores diminui em 3,1% em relação ao último questionário.

A reportagem abaixo do Canal Rural traz alguns personagens que optaram pelo retorno ao campo:

Dessa forma, o novo perfil de agricultor jovem não se baseia somente em técnicas tradicionais, mas sobretudo na gestão de dados e tecnologias da informação para entregar as maiores e melhores safras ao mercado.

A geração mais nova também compartilha seus conhecimentos com os familiares mais velhos, resultando em uma combinação perfeita entre experiência e tecnologia.

De modo geral, a agricultura digital está atraindo jovens de várias maneiras, incluindo:

  • Melhor acesso a informações e recursos: A conectividade permite que os jovens acessem informações sobre como gerenciar o solo, o clima e os recursos, como água e energia. Isso pode tornar a agricultura mais atrativa para os jovens, pois eles podem aprender e se adaptar a novas abordagens e tecnologias.
  • Inovação e sustentabilidade: A agricultura digital incentiva a inovação e a sustentabilidade, que são aspectos atraentes para os jovens que estão interessados em proteger o meio ambiente e criar uma carreira viável para o futuro.
  • Redução dos custos de produção: A agricultura digital pode ajudar a reduzir os custos de produção, tornando a agricultura mais rentável e atrativa para os jovens.
  • Conexão com a sociedade: A conectividade permite que os jovens se conectem com a sociedade e compartilhem suas histórias e experiências na agricultura digital. Isso pode ajudar a criar uma comunidade mais ampla e apoiadora para os jovens que estão interessados em retornar ao campo

Desafios e oportunidades para os jovens no campo

Apesar dos benefícios evidentes, a implementação da agricultura digital enfrenta desafios, especialmente em regiões com acesso limitado à conectividade. Para se ter ideia, 70% das propriedades rurais ainda seguem sem acesso à internet rural.

No entanto, é crucial reconhecer que superar esses obstáculos oferece oportunidades para expandir a infraestrutura de conectividade, promovendo o desenvolvimento rural e a inclusão digital.

Pensando na permanência das pessoas no campo por meio da internet rural, a ConectarAGRO tem o objetivo de promover a conectividade no campo por meio da rede 4G em 700MHz, uma tecnologia simples, barata e interoperável.

Quer saber como estamos trabalhando para tornar o agro cada vez mais conectado, sustentável e produtivo? Acompanhe nossas mídias sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *