4 modelos de drones agrícolas para sua propriedade rural

Drones agrícolas - Imagem criada por Jason Blackeye— unsplash.com

Drones agrícolas são veículos aéreos não tripulados que possuem um impacto considerável na indústria 4.0 aplicada ao agronegócio. Utilizada sob o conceito de agricultura precisão, tal tecnologia ajuda agricultoras e agricultores a otimizar a produtividade das plantações com equipamentos digitais e sensores acoplados. 

A tendência do uso de drones agrícolas tem aumentado, visto que, de acordo com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), cerca de 1.400 drones são utilizados em atividades agropecuárias. 

Certos da relevância do assunto, já escrevemos por aqui uma série de posts sobre o que são os drones agrícolas e quais os benefícios de sua utilização nas lavouras. Por isso, neste post apresentaremos os tipos de drones agrícolas e quais são os principais modelos disponíveis no mercado. 

Confira abaixo! 

Quais as funções dos drones agrícolas? 

Os drones agrícolas podem ser utilizados de diferentes modos a depender do objetivo. Os principais, no entanto, são dedicados a três funções: 

1. Pulverização

Muitas vezes realizadas por aviões, os drones agrícolas são opções ainda mais precisas, ágeis e econômicas para a aplicação de defensivos no solo das fazendas.

Por meio do mapeamento topográfico e georreferenciamento, o equipamento se apresenta como uma alternativa para minimizar a deriva — ou seja, a quantidade de produto que se dispersa no ar e não atinge totalmente a lavoura. 

Da mesma forma, podem monitorar e verificar a presença de doenças ou pragas que afetem o crescimento da lavoura. 

Importante destacar também que, com o uso do uso do drone agrícola, diminui-se a exposição dos produtores rurais às substâncias utilizadas. 

2. Acompanhamento da irrigação 

Os drones agrícolas são capazes de detectar pontos de atenção que não podem ser vistos em terra firme por humanos. 

Com câmeras e sensores térmicos acoplados, eles monitoram as principais áreas que necessitam de irrigação. Apresentam também quais os possíveis vazamentos no sistema que necessitam ser reparados. 

A partir de um mapeamento aéreo exato e assertivo, os drones agrícolas consolidam dados acerca de qual plantação está sendo irrigada, bem como a quantidade de água e tempo necessário para o bom desenvolvimento da safra. É uma forma racional e sustentável de utilizar o recurso hídrico.

3. Mapeamento aéreo

A captação e processamento de imagens por meio do GPS permite consolidar dados estratégicos sobre a área de cultivo.

Alguns registros coletados pelos drones agrícolas dão conta de analisar qual a saúde da vegetação, as possíveis falhas nos plantios e as eventuais deficiências nutricionais da vegetação. 

Tipos de drones agrícolas

Com os drones agrícolas, as produções tornam-se menos intuitivas na medida que a agricultura de precisão fornece dados e análises sobre a real situação da lavoura.

Contudo, há diferentes tipos e modelos que devem ser escolhidos a partir do objetivo do produtor e da dimensão de sua lavoura, uma vez que este é um importante investimento. 

Por isso, apresentamos a você dois tipos de drones agrícolas: 

Drones de asa fixa

Este tipo de drone agrícola tem asas planas e possui uma hélice na parte traseira para impulsioná-lo para frente. Parecido com as aeronaves tripuladas, sua autonomia de voo pode variar entre 80 minutos e 24 horas, dependendo da linha investida. 

Por consumir menos energia que as asas rotativas, eles são mais adequados para voos de longa distância que buscam percorrer fazendas de média e grande extensão com agilidade para obter imagens.

Drones de asa rotativa 

Os drones de asa rotativa podem apresentar um único motor (monomotor) ou mais rotores (multi-rotores). 

Apesar da autonomia de voo limitada em comparação com os modelos de asa fixa, seus principais benefícios estão na capacidade de voo estacionário e vertical. Portanto, podem ser utilizados em pequenas e médias propriedades cujo foco esteja no monitoramento e diagnóstico do plantio. 

Conheça 4 modelos de drones agrícolas

Apresentadas as funções e tipos de drones agrícolas, selecionamos para você os quatro modelos mais indicados pelo mercado, de acordo com cada um de seus benefícios. Confira abaixo:

1. Delair UX11 Ag

Drone agrícola Delair UX11 Ag
Imagem criada por Delair

Desenvolvido para o mapeamento de plantas, o Delair UX11Ag fornece dados espectrais e dados com geolocalização exata. Por isso, é capaz de identificar resíduos vegetais, espaços vazios e altura das plantas. As informações consolidadas podem ser acessadas por meio de um aplicativo intuitivo.

2. Trimble UX5 Multiespectral

Drone agrícola Trimble UX5 Multiespectral
Imagem criada por Trimble UX

Também voltado para a coleta de dados, o Trimble UX5 realiza a captação de imagens de alta qualidade. Sua estrutura garante resistência e durabilidade a impactos dos voos. 

3. Daxi 10A e Daxi 50A

Drone agrícola Daxi 10A e Daxi 50A
Imagem criada por Drone Visual

Estes modelos são focados na pulverização das lavouras em áreas de difícil acesso. São indicados para culturas de café e fruticultura, substituindo a aplicação manual que pode resultar em danos à saúde humana. 

4. ElevaSpray 150 

Drone agrícola ElevaSpray 150
Imagem criada por ElevaSpray

Com tecnologia nacional de pulverização, este modelo de drone agrícola pode estocar até 80 litros de insumo por operação, com uma eficiência média de 20 hectares por hora. 

Qual modelo de drone mais se adequa às necessidades de sua propriedade? Escreva nos comentários e confira outros posts em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *