Sensores na agricultura: conheça 5 formas de aplicação

Ilustração Sensores na agricultura

A cada ano, o agro brasileiro bate recordes de produção, tornando-se parte considerável do PIB brasileiro. Para alcançar tais resultados, os agricultores acompanham de forma precisa todo o processo da safra, utilizando-se de dados para tomadas de decisões. Entre as principais ferramentas da agricultura de precisão, os sensores na agricultura levam destaque.

Viabilizados pela conectividade no campo, tais dispositivos deixam o monitoramento de clima e de solo mais práticos, automatizando a mão de obra e diminuindo os custos de produção. Essas ferramentas são verdadeiras aliadas, uma vez que elas geram dados sobre insumos importantes para uma plantação, como água, fertilizantes e defensivos. 

Vale lembrar, no entanto, que há diferentes formas de utilizar os sensores em sua propriedade rural. Quer saber quais são elas? Acompanhe este artigo!

O que são os sensores na agricultura?

Ao longo da produção agrícola, os agricultores se deparam com variações do solo, seja por pragas, alterações climáticas ou até mesmo nutrição. Diante de tais situações, os sensores na agricultura ajudam a diagnosticar e traçar planos de ações para os eventuais problemas que surgem em uma plantação. 

Na prática, os dados consolidados em tempo real geram indicadores sobre o estado hídrico e nutricional das plantas, a presença de pragas e insetos, bem como o fluxo de grãos. Os sensores na agricultura também permitem entender com precisão as variações espaciais e temporais.

Com softwares e aplicativos utilizados na palma da mão, os sensores obtêm informações em contato direto com o solo — como pH e umidade — ou de maneira remota — como imagens de satélite e sinais infravermelhos.

Esses sistemas são ferramentas importantes para a produtividade, sustentabilidade e retorno financeiro de uma propriedade rural, já que os agricultores começam a trabalhar a partir do uso eficiente de recursos.

Em outras palavras, os sensores na agricultura norteiam, por exemplo, a quantidade e tempo ideal para irrigação e aplicação de defensivos. Também servem de base para a escolha das janelas de plantio e colheita, assim como o momento ideal de utilização do maquinário. 

O sensoriamento já faz parte de cases relevantes no mercado: uma pesquisa divulgada no Summit Agro, do Estadão, aponta que a gestão de irrigação baseada nessa tecnologia melhorou a produtividade de plantações de tomates em 6% em relação à técnica convencional de gotejamento. 

Tipos de sensores agrícolas — confira 5 formas de aplicação 

Importante ressaltar que para cada objetivo, há diferentes sensores na agricultura disponíveis.  Independente do tipo utilizado, o sensoriamento agrícola deve acompanhar todas as etapas da safra, pois proporciona uma visão mais apurada e detalhada sobre a saúde do plantio.

Dessa forma, os dispositivos são divididos e aplicáveis da seguinte forma:

  • Sensores de localização 

Os sensores de localização são peças-chave na criação de mapas topográficos, com o objetivo de compreender quais as áreas com melhores condições de cultivo. Para tanto, os sinais de satélites GPS são utilizados para traçar a latitude, longitude e latitude dos terrenos.

  • Sensores ópticos

Inseridos tanto no solo quanto nos veículos ou até mesmo nos drones, os sensores ópticos servem para medir as propriedades dos solos.  Por meio da reflectância do solo e das cores das plantas, tais sistemas possibilitam a análise do grau de densidade e de compactação, por exemplo. Outra aplicação está na demanda de nitrogênio da cultura.

Ilustração sensores na agricultura
Créditos: Automate
  • Sensores eletroquímicos 

Como o próprio nome demonstra, este dispositivo obtém informações a partir dos elementos químicos do solo, os quais são posteriormente analisados.  Os níveis de nutrientes de solo e pH são algumas das características analisadas.

  • Sensores mecânicos

Os sensores mecânicos são usados para mensurar a resistência do solo e a capacidade das raízes na absorção de água. Uma vez consolidadas, as informações ajudam na determinação de metodologias para irrigação e na pressão ideal do trator para o atingimento de rendimento máximo a longo prazo. 

  • Sensores capacitivos

Utilizando-se da condutividade elétrica, os sensores capacitivos caracterizam as propriedades físicas do solo em que estão inseridos. A sua principal medição é o nível de umidade no solo, orientando o agricultor sobre quando e como irrigar a plantação.

Quais sensores você utiliza em sua propriedade? Aproveite e saiba mais sobre a gestão de pulverização agrícola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *