Confira as tendências do agronegócio para 2024!

Tendências do agronegócio para 2024

O agro é um dos pilares fundamentais da economia global, e sua dinâmica influencia não apenas o mercado, mas também a vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Por isso, especialistas e agricultores já estão de olho nas perspectivas e tendências do agronegócio para 2024.

Marcado pela intensificação de eventos climáticos e a necessidade de alimentar uma população mundial crescente, o futuro da agricultura será digital, conectado e sustentável.

Neste artigo, vamos apresentar um panorama do mercado  e quais são as tendências que moldarão o agronegócio em 2024.

Vamos lá?

Perspectivas para a safra 2023/2024 são positivas, mas também desafiadoras

Para compreender as tendências do agronegócio em 2024, é fundamental analisar dados e pesquisas recentes conduzidas por entidades do setor.

De acordo com relatórios da Companhia Nacional de Abastecimento, prevê-se uma produção de 317,5 milhões de toneladas em grãos, tornando-se a 2ª maior safra da história do Brasil.

A soja deverá atingir uma produção estimada em 162,4 milhões de toneladas, com um crescimento de 2,8% na área a ser semeada, o que ainda consolida o Brasil como o maior produtor mundial da oleaginosa. No caso do arroz, há expectativa de crescimento de 5,2% na área que está sendo semeada e produção de 10,8 milhões de toneladas.

 

Maquinário em campo no pôr do sol

Créditos: Bedney Images —  Freepik

Já o relatório do Rabobank Brasil indica uma queda de preços dos agroquímicos e insumos, após os reflexos negativos da pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Apesar disso, os dados trazem alguns desafios para os produtores rurais, como secas e enchentes causadas pelo fenômeno climático do El Nino e o aumento da temperatura média global.

Acompanhado das discussões finais na COP 28, o ano de 2024 promete ainda uma conscientização sobre a agricultura sustentável por meio de acordos comerciais estratégicos.

Tendências do agronegócio para 2024: tecnologia e sustentabilidade em destaque

À medida que chegamos em 2024, o agronegócio enfrenta um cenário promissor e desafiador, impulsionado por inovações tecnológicas e um compromisso crescente com a sustentabilidade.

A adoção de práticas de agricultura digital, agricultura de precisão e a busca ativa por soluções sustentáveis e de sequestro de carbono definirão o curso da indústria nos próximos anos.

Ao abraçar as tendências, os agricultores estarão não apenas garantindo a prosperidade de seus negócios, mas também desempenhando um papel crucial na construção de um futuro mais sustentável para todos. Confira as principais delas:

Agricultura digital é personagem central

 Uma das principais tendências para o agronegócio em 2024 é a contínua expansão da agricultura digital e de precisão. As tecnologias embarcadas geram dados agronômicos em tempo real, permitindo que o produtor rural faça ajustes de rotas e tomadas de decisões informadas ao longo da safra.

Na prática, estamos falando do uso de drones agrícolas, sensores remotos conectados pela Internet das Coisas (NB-IoT) e até mesmo o uso mais intensivo da Inteligência Artificial no campo.

Desse modo, o dia a dia do agricultor se torna mais estratégico, uma vez que ele passa a automatizar tarefas como colheita e plantio. A detecção de pragas se torna muito mais precisa, enquanto a aplicação de insumos e defensivos agrícolas é realizada somente em talhões específicos, de acordo com a necessidade.

O resultado? Mais produtividade, melhor gestão de frotas e pessoas, além de menores custos para o produtor!

Sustentabilidade torna-se prioridade no agro

A sustentabilidade continua a ser uma tendência para o agronegócio em 2024. Com a crescente conscientização ambiental, os consumidores exigem práticas agrícolas que minimizem o impacto negativo no meio ambiente.

A implementação de tecnologias sustentáveis, como sistemas de irrigação eficientes e o uso de energias renováveis, contribuirá para a redução da pegada de carbono na agricultura.

O sequestro de carbono por meio de práticas agrícolas específicas também ganhará destaque. A tecnologia também pode ser usada para monitorar o progresso do sequestro de carbono ao longo do tempo, permitindo que os agricultores avaliem o impacto de suas práticas e façam ajustes conforme necessário

Vale destacar que a conectividade no campo é o elemento que habilita todas as tendências aqui expostas. Por isso, o fomento da internet 4G em 700MHz segue como o maior propósito da ConectarAGRO! Afinal, o agro conectado é mais produtivo, e sua sustentabilidade alimenta o planeta com qualidade e resiliência!

E você, está por dentro de outra tendência do agronegócio para 2024? Deixe seu comentário e acompanhe nossas mídias sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *