Confira 5 aplicativos de agricultura que facilitarão o seu dia a dia

Imagem aplicativos de agricultura

Assim como nos centros urbanos, a tecnologia revoluciona os processos agrícolas e qualifica as tomadas de decisões dos produtores rurais. Por sua vez, os aplicativos de agricultura são um dos principais caminhos para a digitalização do campo, pois tais soluções simplificam algumas tarefas com agilidade e eficiência.

Uma pesquisa realizada por engenheiros agrônomos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por exemplo, identificou mais de 621 aplicativos voltados à área rural. Disponíveis para smartphones e tablets, as soluções trabalham em diferentes estágios das cadeias produtivas. 

Neste post, apresentamos cinco aplicativos gratuitos que facilitarão o seu dia a dia no cuidado com as safras. Leia abaixo!

1. Inmet

Entre os aplicativos de agricultura, o Inmet apresenta informações meteorológicas referentes à temperatura, precipitação, umidade relativa do ar, velocidade, direção do vento e radiação solar.

Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, a plataforma utiliza dados gerados em tempo real pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelos radares do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). 

O diferencial está no mapa navegável em que você poderá conferir as previsões do tempo de áreas produtoras de algodão, arroz, café e cana-de-açúcar. Além disso, o aplicativo rural inclui culturas de inverno e culturas de verão. 

Por meio do software, produtores agrícolas e técnicos agropecuários podem checar o desenvolvimento de cultivos e de pragas relacionadas à temperatura do meio ambiente a partir da relação graus-dia.

O Inmet pode ser acessado por meio do endereço https://mapas.inmet.gov.br/ ou na loja de aplicativos para Android ou IOS.

2. Bioinsumos

Bioinsumos é um dos principais aplicativos de agricultura. Isso porque ele serve como um livro bastante completo de insumos biológicos seguros e de procedência. A solução traz dados cadastrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Catálogo Nacional de Bioinsumos.

Dividida entre categorias, a plataforma traz uma lista específica de produtos a serem utilizados para cada tipo de praga. O aplicativo indica também os inoculantes que foram testados e aprovados em diferentes culturas por fornecedores credenciados.

De acordo com a Embrapa, desenvolvedora do app, são mais de 580 produtos biológicos destinados a combater cerca de 100 pragas e plantas invasoras. Entre os insumos disponíveis, podemos citar os:

  • Biocaracidas
  • Bioinseticidas
  • Biofungicidas
  • Bioformicidas 

O app também segue disponível para Android e IOS.

3. Zarc – Plantio Certo

Se você busca uma gestão e um planejamento da produção agrícola, o Plantio Certo é um aplicativo rural que deve estar em seu smartphone

A partir das informações oficiais disponibilizadas pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), o app de agricultura indica as diferentes taxas de riscos (20% a 40%) em eventos meteorológicos, bem como suas respectivas épocas de plantio.

Dessa forma, os usuários podem consultar qual a melhor época para semeadura de cada uma das 43 culturas listadas. Entre elas, podemos citar:

  • Amendoim 
  • Arroz
  • Cevada 
  • Feijão
  • Milho
  • Soja 
  • Trigo 

Por meio das variáveis de município, tipo de solo e ciclo de planta, o aplicativo oferece insights sobre condições de armazenamento de água no solo de acordo com a data informada pelo usuário. É possível conferir também os dados sobre períodos de chuva e temperaturas máximas e mínimas.

Você pode baixar o Zarc – Plantio Certo em Android ou IOS.

4. Navegador de Campo

Ao utilizar o Navegador de Campo, você poderá conduzir as máquinas agrícolas com maior precisão. Com o auxílio do GPS, o aplicativo rural realiza a criação de trilhas e campos no mapa, garantindo uma direção efetiva mesmo em condições de pouca visibilidade. 

Com apenas alguns toques no smartphone, a plataforma grava importantes dados como obstáculos, limites e linhas para próximas operações. Ademais, efetua a medição de áreas e perímetros do campo. 

Vale destacar que este app de agricultura permite a importação e exportação de áreas analisadas em diferentes extensões de arquivos. 

Disponível em Android.

5. Broto

Ter uma equipe capacitada é de grande importância para uma safra de qualidade, não é mesmo? Com o aplicativo Broto, do Banco do Brasil, os produtores rurais podem acessar conteúdos gratuitos sobre o agronegócio, como artigos, cursos, relatórios, livros digitais e até mesmo lives com especialistas no assunto.

Por meio de uma interface simples e integrada, os usuários têm acesso a mais de 2.200 itens de empresas parceiras, incluindo produtos e serviços. Orçamentos e simulações financeiras também podem ser realizadas on-line com enorme praticidade.  

O Broto pode ser acessado no site www.broto.com.br ou baixado no sistema IOS.

E você, já utiliza algum aplicativo em sua propriedade? Deixe sua indicação nos comentários e confira nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *