Pecuária de precisão: novos paradigmas para a produção no campo

pecuaria-de-precisao-destaque

Créditos: Senivpetro — Freepik

A pecuária de precisão emerge como uma revolução no campo agropecuário, com a convergência das tecnologias digitais, como o 4G em 700MHz, moldando uma nova era de gestão de rebanhos e otimização da produção.

Neste artigo, exploraremos as nuances da pecuária de precisão, discutindo suas definições, oportunidades, desafios inerentes e tecnologias-chave dessa prática! Ótima leitura!

Definindo a pecuária de precisão: o que é?

Imagine que você, produtor ou produtora de gado, consegue acompanhar o desempenho e saúde animal a partir de equipamentos digitais, ampliando sua lucratividade e eficiência com alta gestão baseada em dados, sem desperdício e com  impacto reduzido ao meio ambiente.

Essa realidade é possível graças à pecuária de precisão. Sua definição é simples: estamos falando da aplicação estratégica de tecnologias de ponta e da utilização criteriosa de dados precisos para aprimorar a gestão e o rendimento dos rebanhos.

Por meio do monitoramento contínuo, análise de informações e automação, os produtores têm a capacidade de tomar decisões informadas, visando à melhoria da saúde, nutrição e desempenho de seus animais.

As práticas em pecuária de precisão englobam softwares e hardwares para o recebimento em tempo real, durante 24 horas por dia e 7 dias da semana, de informações acerca dos principais indicadores estratégicos para nortear as ações dos gestores ou mesmo corrigir processos em benefícios da saúde e bem-estar dos animais.

Na prática, trata-se de sistemas automatizados de identificação de animais, dispositivos eletrônicos para aferição de peso, colares equipados com sensores, mecanismos automáticos de fornecimento de água e comida, termografia infravermelha e estações meteorológicas automatizadas.

A reportagem da TV Brasil sobre o tema traz ótimos insights sobre a pecuária digital:

 

Com tais ferramentas, você estende a sua capacidade de monitoramento assertivo do rebanho, como a detecção e quantificação do consumo de alimento e água, comportamento alimentar, frequência cardiorrespiratória, temperatura corporal, atividade e localização dos animais.

A leitura e análise de dados também é dinâmica na pecuária de precisão, uma vez que é possível acessar as informações quando e de onde quiser, por meio de aplicativos em smartphones e computadores que apresentam recomendações preditivas.

Oportunidades e desafios para a pecuária de precisão

De acordo com a pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021 o rebanho bovino no Brasil obteve um crescimento significativo, ultrapassando 224,6 milhões de cabeças. Em relação à produção de leite, os dados estimam cerca de 35,3 bilhões de litros no mesmo ano, resultando em R$ 68,2 bilhões para o mercado agropecuário.

Nessa esteira, a pecuária de precisão é uma ferramenta de peso para ampliar ainda mais os resultados do agronegócio brasileiro, aliando eficiência, performance, qualidade e responsabilidade ambiental.

Com a expansão do 4G em 700MHz, as perspectivas da pecuária de precisão se ampliam consideravelmente. A cobertura estendida e a conectividade aprimorada proporcionam coleta de dados em tempo real, capacitando decisões instantâneas. Inclusive, essa é a principal missão da ConectarAGRO: promover a plena cobertura da conectividade nas áreas rurais e remotas brasileiras.

Segundo a pesquisa científica “Potencial de uso das tecnologias de agricultura e pecuária de precisão e automação”, divulgada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o investimento em tecnologia traz benefícios como eficiência no uso de insumos, redução de perdas, incremento na qualidade de produtos agropecuários.

pecuaria-de-precisao
Créditos: Aleksandarlittlewolf — Freepik

Outro ponto está no impacto da automação, uma vez que ela diminui esforços e otimiza o trabalho para melhores condições de trabalhadores no campo. Além disso, a pecuária de precisão habilita também a redução da pegada de carbono e do consumo de água e energia elétrica para irrigação.

Os ganhos sociais são consideráveis: a virada da pecuária tradicional para a pecuária digital expande conhecimentos multidisciplinares acerca de informática, eletrônica e robótica, garantindo a atração de jovens na área rural.

Pensando nisso, a ConectarAGRO lançou recentemente o projeto Formação Conectada, com o objetivo de promover plataformas de aperfeiçoamento profissional e o uso de tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem em escolas rurais.

Vale lembrar, contudo, que a pecuária de precisão ainda possui alguns desafios à frente. Embora o 4G em 700MHz ofereça avanços significativos, ainda há áreas sem conectividade, limitando o alcance da pecuária de precisão. Além disso, a implementação bem-sucedida requer a integração eficiente de diferentes tecnologias e plataformas, o que pode ser complexo e exigir expertise técnica.

Já a operação das tecnologias exige pessoal capacitado para interpretar os dados e agir de acordo com as informações fornecidas pelas ferramentas de precisão. Mesmo a adoção de tecnologias de pecuária de precisão exige investimento financeiro para aquisição de equipamentos e sistemas de monitoramento, podendo representar um obstáculo inicial para alguns produtores.

Tecnologias-chave para a pecuária de precisão

Das grandes indústrias para dentro das porteiras do agronegócio, as tecnologias 4.0 são o ponto de partida para uma produção de alta performance.

Por isso, a ConectarAGRO separou algumas das principais ferramentas digitais para a aplicação da pecuária de precisão em sua propriedade:

  • Rastreamento de animais: Tecnologias como GPS e RFID permitem o monitoramento constante da localização e comportamento dos animais, facilitando a identificação de padrões e problemas de saúde.
  • Monitoramento de saúde: Sensores inteligentes acompanham sinais vitais e comportamentais, detectando precocemente doenças e otimizando tratamentos.
  • Nutrição personalizada: Dados individuais viabilizam dietas customizadas para cada animal, promovendo ganho de peso e saúde ideais. A Yara Fertilizantes, empresa associada da ConectarAGRO, oferece soluções nutricionais para a produção de alimentos de qualidade, garantindo a saúde e o bem-estar dos animais de produção e protegendo o meio ambiente. 
  • Automação de alimentação: Sistemas automáticos de alimentação garantem a distribuição precisa de comida, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência. Neste contexto, as máquinas da New Holland, outra associada da ConectarAGRO, realizam carregamento e transportes de materiais para a preparação deste tipo de automação. 
  • Análise de dados avançada: Algoritmos de aprendizado de máquina e análise de dados oferecem insights valiosos para aprimorar a gestão do rebanho e antecipar padrões de comportamento.

E você, já tinha ouvido falar em pecuária de precisão? Qual a sua perspectiva em utilizá-la na sua propriedade?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *