4 razões pelas quais a Internet 4G é a melhor opção atual para o agronegócio

Internet 4G -destaque
Créditos: MyMob

No mundo contemporâneo, a internet 4G tem um papel fundamental em todos os setores da economia, incluindo o agronegócio. Com a crescente demanda por eficiência e produtividade, os agricultores estão cada vez mais buscando soluções tecnológicas para aprimorar suas operações.

Embora o 5G seja uma tecnologia promissora, a quarta geração de tecnologia móvel ainda se destaca como a melhor opção para o agronegócio no momento. Ela já é suficiente para gerar um ciclo virtuoso de maior eficiência na cadeia produtiva, sustentabilidade, acesso à informação e segurança. Tudo isso com custos mais baixos e infraestruturas simples!

Continue a leitura, pois neste artigo exploraremos as razões pelas quais a internet 4G é mais aderente às necessidades dos agricultores brasileiros.

Digitalização faz parte do cotidiano no campo

Antes de explorarmos os benefícios específicos da internet 4G para o agronegócio, é essencial destacar a crescente importância da digitalização do agricultor. À medida que o setor agrícola evolui, a adoção de tecnologias digitais se torna fundamental para melhorar a produtividade, otimizar os recursos e garantir a sustentabilidade das operações agrícolas.

A digitalização do agricultor envolve a integração de tecnologias avançadas, como a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, análise de dados e sistemas de gerenciamento agrícola, no cotidiano das atividades rurais. Isso permite que os produtores rurais coletem e analisem dados em tempo real, tomem decisões baseadas em informações precisas e otimizem seus processos de produção.

A pesquisa “A mente do agricultor brasileiro 2022”, realizada pelo Instituto McKinsey, reforça tal percepção. Entrevistando mais de 2.000 agricultores das principais regiões agrícolas do Brasil, a investigação concluiu que cerca de 50% dos produtores participantes já adotam ou estão dispostos a adotar tecnologias agrícolas para suas operações.

Segundo o relatório, a agricultura de precisão é mais utilizada nas culturas de algodão, seguido por grãos-cerrado, grãos-MATOPIBA, verduras e legumes, além de café.

Internet 4G
Créditos: Sistema FAEMG

Outros dados demonstram que o produtor rural segue privilegiando canais digitais para compras de produtos agrícolas, de forma que sua jornada de compra é sobretudo percorrida por plataformas digitais e aplicativos de mensagens.

De cara, já conseguimos entender qual a importância da tecnologia para o ecossistema agro, correto? Desde as etapas de planejamento e produção até a logística, um elemento é fundamental para ligar todos os elos dessa cadeia: a conectividade rural.

Internet 4G é a tecnologia agrícola mais aderente ao agro brasileiro atual. Mas por quê?

Se você já acompanha nosso blog, não é novidade que a conectividade é a habilitadora das tecnologias no campo. É por meio dela que os sistemas, dispositivos e sensores embarcados nas máquinas são completamente aproveitados, gerando dados que podem ser acessados em qualquer momento, de qualquer lugar.

Na prática, estamos falando de recomendações importantes para o sucesso do agricultor, como gestão inteligente de irrigação e pulverização, tratamento de pragas e doenças ou mesmo nutrição das plantas.

Mas em um país de dimensões continentais, em que 70% das propriedades rurais não possuem internet rural, de que forma a conectividade pode ser atingida?

Entre as diversas opções, a internet 4G é a tecnologia mais aderente às necessidades dos agricultores! Norteados por pesquisas, dados e fatos, listamos para você os principais deles:

  • Custos reduzidos

A infraestrutura já estabelecida do 4G torna sua adoção mais acessível para os agricultores, uma vez que não exige grandes investimentos em infraestrutura de rede. Além disso, a copartipação entre os provedores de serviços de telefonia móvel impulsiona a redução dos custos de conectividade, permitindo que os produtores rurais acessem a internet a preços mais baixos.

  • Padrões universais

  O 4G utiliza padrões amplamente adotados globalmente, o que significa que os dispositivos e as soluções tecnológicas desenvolvidas para essa tecnologia são compatíveis e interoperáveis em diferentes regiões. Isso facilita a implementação de sistemas e equipamentos no agronegócio, permitindo que os agricultores escolham entre uma ampla variedade de soluções já disponíveis no mercado.

  • Tecnologia interoperável

A internet 4G é altamente interoperável com outras tecnologias, como sensores IoT, drones e aplicativos móveis. Essa capacidade de integração e comunicação eficiente permite que os agricultores coletem dados em tempo real, monitorem remotamente suas operações e realizem ajustes precisos em seus processos de produção.

A interoperabilidade também possibilita a integração de diferentes sistemas, como irrigação automatizada e monitoramento de gado, para aumentar a eficiência e reduzir os custos.

  • Cobertura em áreas rurais

A disponibilidade do 4G em áreas rurais é uma vantagem significativa para os produtores agrícolas. Muitas propriedades estão localizadas em regiões remotas, onde a infraestrutura de conectividade é limitada.

Com a cobertura do 4G nessas áreas, os agricultores podem acessar informações essenciais, como previsões meteorológicas, dados de mercado, informações técnicas e até mesmo participar de treinamentos e cursos online para aprimorar seus conhecimentos.

Há perspectivas para a internet 5G no campo?

Como já abordamos por aqui, sem dúvidas a internet 5G já promove algumas práticas disruptivas nas diferentes indústrias brasileiras. O uso intensificado de automação, big data e inteligência artificial são apenas algumas das ferramentas mais citadas.

Contudo, este padrão de conectividade ainda não está presente em todo o território nacional, muito menos nas áreas rurais e remotas.

Segundo a presidente da ConectarAGRO, Ana Helena de Andrade, uma torre de 4G em 700MHz cobre um raio de 35 mil hectares. Já nas frequências autorizadas do 5G, precisaríamos de sete torres de 5G para cobrirmos o mesmo espaço. Isso significa maior perda de espaço, pois deixamos de ter áreas contínuas de cultivo para interrupções de instalações de infraestrutura

Por essa lógica, a implementação da rede 5G servirá como base para as operadoras otimizarem a capacidade do sinal 4G existente e ainda o aumentarem em áreas de baixa densidade populacional.

Contrapartidas como o leilão 5G e o Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust) podem conectar o campo com o 4G em 700MHz, tecnologia já consolidada e aderente às necessidades dos produtores rurais.

Conte para a gente, você já usa internet 4G em sua propriedade? Quais os principais benefícios percebidos? Deixe seu comentário!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *