Conheça o Formação Conectada, projeto educacional da ConectarAGRO!

Imagem formação Conectada

A qualificação de mão de obra agrícola e a educação básica são alguns dos principais gargalos nas áreas rurais, considerando a sua importância para os índices de produtividade e de desenvolvimento humano. Como resultado da cobertura 4G em 700MHz no campo, este cenário vem mudando a partir de ações como o Formação Conectada, projeto educacional da ConectarAGRO!

Por meio da conectividade, o programa visa ao aperfeiçoamento profissional e à melhoria da educação nas escolas rurais. Por isso, produzimos este artigo para apresentar os cursos de capacitação da nossa Associação. Confira!

Qual a importância de projetos educacionais para a qualificação no campo?

O Brasil é uma grande potência no agronegócio, e seus trabalhadores estão abertos à onda da agricultura digital e da agricultura de precisão. 

A pesquisa A mente do agricultor brasileiro 2022, do Instituto MckInsey, demonstra esse fato: cerca de 50% dos produtores entrevistados já adotam ou estão dispostos a adotar tecnologias agrícolas para suas operações. 

Apesar do cenário promissor, muitos agricultores indicam a escassez de mão de obra qualificada como uma das principais razões para a menor entrada das tecnologias nas porteiras das inúmeras lavouras brasileiras. 

Por essa lógica, observa-se um avanço considerável do ponto de vista empresarial. Entretanto, mesmo com a consciência do aprimoramento necessário, os produtores rurais seguem inseridos em uma realidade de trabalho fragilizada.

Os maquinários tornam-se cada vez mais tecnificados, com softwares e controles tão sofisticados quanto os de um avião. Com isso, é preciso que os colaboradores tenham alta capacitação para se alinhar às expectativas de competitividade no mercado.  Trata-se de uma mão de obra oriunda da qualificação técnica e profissionalizante desenvolvida nas escolas técnicas rurais.

Pessoa no campo - Formação Conectada
Créditos: Aleksandarlittlewolf – Freepik

Do ponto de vista dos gestores, a ausência de trabalho especializado afeta o crescimento do agronegócio, já que a falta de interpretação de dados compromete a produtividade das fazendas. Isso porque as informações podem ser subutilizadas, resultando em desperdício de recursos como energia, água, defensivos e fertilizantes. 

O mesmo impasse está presente nas escolas rurais, uma vez que muitos professores enfrentam a ausência de tecnologias de suporte para o planejamento e execução das aulas

A pandemia da covid-19 evidenciou essa disparidade: de acordo com o estudo TIC Educação 2021, 92% dos docentes indicaram que a falta de dispositivo e de acesso à internet nos domicílios dos alunos foi um desafio para manter as aulas. 

76% dos professores de áreas rurais citaram também a falta de habilidade para realização de atividades educacionais com os estudantes por meio da internet. 

Um dos caminhos para a mudança de tal realidade é o desenvolvimento de projetos educacionais direcionados a produtores e educadores do campo. Em parceria com diferentes organizações, tais planos de ações proporcionam o desenvolvimento da comunidade rural, potencializando também o uso social da agricultura. 

Voltados para o campo, os cursos também disseminam os benefícios da adoção da tecnologia nas propriedades e nas instituições de educação.

De modo prático, os coletivos formados por organizações e setores públicos visam acelerar a qualificação técnica a partir de ferramentas educacionais . Busca-se compreender a totalidade do ensino, sua infraestrutura e corpo docente para a implementação de pedagogias tecnológicas.

Conheça o Formação Conectada 

O Formação Conectada é um projeto educacional realizado em colaboração com diferentes parceiros  que contribuem para o desenvolvimento social humano. 

A partir da instalação de uma torre de telefonia em Vila Itanorte, localizada em Campo Novo dos Parecis-MT, a Associação se articulou com a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) para gerar valor entre as comunidades por meio de soluções tecnológicas.

As ações são divididas em dois eixos. Confira:

  1. Aperfeiçoamento profissional

No eixo do ensino técnico voltado para os trabalhadores, ConectarAGRO e FALM se juntaram ao Senar-MT para promover cursos por meio da educação tecnológica acessível, a fim de buscar qualificação profissional digital, melhorias do campo e foco em tecnologias embarcadas.

Ao longo do itinerário, os operadores de máquinas recebem treinamento sobre tecnologias e inovações. Os conteúdos abordam temas como interpretação de dados e uso de ferramentas relacionadas à agricultura de precisão por meio de cursos customizados pela parceira educacional a partir da necessidade do campo.

Com isso, na parte prática, os profissionais aplicam o conhecimento sobre o funcionamento de equipamentos, como é o caso do curso de Configuração e Operação no aplicativo Precision-IQ, da Trimble, software de gerenciamento de dados agronômicos.

Assim, estudam também as configurações avançadas e os componentes dos monitores, como cabos, conectores, fusíveis, suportes de fixação e ajuste de ergonomia, fatores que afetam a distribuição da quantidade correta de defensivos.

Monitor Trimble - Formação Conectada
Créditos: Trimble
  1. Educação básica

Além da formação técnica de profissionais, a atenção à educação nos primeiros estágios da vida é fundamental para o pleno desenvolvimento do capital social coletivo.

Por isso, o Formação Conectada também busca promover a educação tecnológica por meio da melhoria das metodologias, ferramentas e indicadores pedagógicos aos professores do ensino fundamental/médio das regiões onde o projeto é implementado.

Voltado para os educadores das escolas rurais, este eixo é também concretizado pela  ConectarAGRO e FALM. Entre as organizações parceiras  estão a MegaEdu, Sincroniza Educação e Specta.

Ilustração sala de aula - Formação Conectada
Créditos: Drazen Zigic

Dessa forma, o projeto é guiado pela realização de diagnóstico de conectividade na escola rural da região. O intuito é identificar os pontos-chave de atuação e garantir uma infraestrutura interna de distribuição de WiFi de alta qualidade para todos os alunos.

Outro propósito está na capacitação de docentes para a aplicação de tecnologias em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento de competências digitais no uso da internet.

Vale dizer que este processo se baseia na escuta ativa da comunidade escolar e na construção participativa com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em síntese, o Formação Conectada reforça a conectividade como habilitadora da produtividade e da educação no campo!

Agora que você já conhece o Formação Conectada, saiba mais sobre o Convênio ConectarAGRO-UFV!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *