Indústria 4.0: veja qual o seu impacto no agronegócio

Drone sobrevoando a lavoura - Indústria 4.0

Muita coisa mudou desde 1760, data da Primeira Revolução Industrial. Afinal, as máquinas a vapor deram lugar à energia elétrica e depois à revolução dos computadores. Por sua vez, a velocidade e amplitude das tecnologias alavancadas pela Internet das Coisas movimentaram o que chamamos atualmente de Indústria 4.0 — referência à Quarta Revolução Industrial. 

A transformação da indústria 4.0 impacta também a agricultura, uma vez que ela estabelece formas mais eficientes e competitivas de produção agrícola. De acordo com pesquisa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a migração industrial para o conceito 4.0 resultará em uma redução de custos de 73 bilhões de reais por ano em manutenção de equipamentos e em gastos com energia. 

Por isso, preparamos este post para você compreender de que forma o agronegócio vem se beneficiando da indústria 4.0 e como a conectividade no campo pode habilitá-la. Quer saber mais? Siga a leitura!

O que é a indústria 4.0?

O conceito de indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez na Alemanha, em 2011, em um evento anual com foco em inovações. Partindo das fábricas inteligentes, diferentes tecnologias são integradas por meio da digitalização das máquinas, tornando as cadeias produtivas mais assertivas e customizáveis.  

 A indústria 4.0 envolve a otimização de produtividade ao lançar mão da coleta e interpretação de dados em tempo real durante 24h por dia, de modo a gerar insights e recomendações aos gestores sobre tomadas de decisões tanto na produção quanto no armazenamento e distribuição dos produtos.  

A sincronização e automatização de informações se tornam  possíveis graças à conexão de uma série de padrões de redes, como a Internet das Coisas (NB-IoT), robótica, inteligência artificial, Big Data e computação em nuvem.

Indústria 4.0 no agronegócio: revolução digital nas fazendas

Atravessadas pelo digital, as tendências da agricultura 4.0 são amplamente influenciadas pelas práticas da indústria 4.0. Adaptadas ao agronegócio, elas proporcionam a gestão de dados do campo, técnicas precisas de plantio, irrigação e pulverização. Em consequência, tais atividades levam mais profissionalização e práticas sustentáveis às áreas rurais. 

Fato é que, diante da ampla concorrência e da necessidade de utilizar racionalmente os recursos naturais para uma produção agrícola ainda maior, as tecnologias da indústria 4.0 tornam os negócios rurais mais competitivos e mantém o agricultor no mercado

Ilustração Indústria 4.0
Imagem criada por rawpixel — br.freepik.com

Com recursos de alto nível tecnológico que conectam pessoas a máquinas, dispositivos e coisas, as fazendas podem atingir todo o seu potencial de inteligência e eficiência em todo o ciclo agrícola. 

Para fins de exemplo, em uma propriedade rural, os sensores acoplados nas máquinas e inseridos no solo identificam remotamente as características da terra e a necessidade de fertilização e irrigação seletiva. Dados analíticos quanto ao consumo de combustível e indicação de manutenção de tratores também são algumas das informações acessadas pelos produtores rurais. 

Importância da digitalização do campo  

Mesmo considerando o impacto da indústria 4.0 no campo, a ausência de cobertura estável nas áreas rurais e remotas pode comprometer a sua digitalização, uma vez que a conectividade habilita a integração entre dados e informações. Esta é uma realidade: segundo o Ministério da Agricultura, 73% das propriedades rurais não estão conectadas.

A partir da pesquisa e cooperação entre organizações de diferentes setores, a ConectarAGRO elege a rede 4G em 700MHz como a tecnologia mais aderente às necessidades do campo, pois tal padrão garante alta cobertura e tráfego ágil e de dados a partir de uma infraestrutura simples composta por antenas, rádios e torres — conferindo qualificação e produtividade às fazendas.

Além dos ganhos econômicos, a digitalização do agronegócio potencializada pela indústria 4.0 e agricultura 4.0 traz vantagens sociais para os trabalhadores rurais, uma vez que a cobertura de conectividade em áreas remotas aumenta a oferta de ensino e projetos educacionais de treinamento e qualificação

A ConectarAGRO, por exemplo, já estimulou a conectividade de 30 mil quilômetros de rodovias, totalizando quase 1 milhão de pessoas beneficiadas, além de 140 escolas rurais públicas e 31 unidades básicas de saúde rurais conectadas. 

Conheça 4 tecnologias da indústria 4.0 utilizadas no agronegócio 

Agora que você compreendeu o que é a indústria 4.0, qual o seu impacto na agricultura 4.0 e qual a importância do 4G em 700MHz para mobilizá-la, torna-se evidente como podemos tornar o agronegócio cada vez mais especializado, tecnificado e lucrativo, certo?

Mulher na lavoura com Tablet na mão - Indústria 4.0
Imagem criada por aleksandarlittlewolf — br.freepik.com

Nesse sentido, entre os inúmeros dispositivos da indústria 4.0 adaptados ao campo, algumas tecnologias são bastante utilizadas, como: 

  • Drones

Os drones podem desempenhar diferentes funções no campo, como aplicar insumos e defensivos sobre as lavouras e áreas de cultivos. Também podem mapear o surgimento de pragas e doenças, além de monitorar focos de incêndio.  

  •  Sensores

Bases da agricultura de precisão, os sensores embarcados em máquinas e tratores coletam dados sobre solo e clima de forma automatizada e ágil, e os produtores podem acessá-los em qualquer horário e lugar.

  • Softwares de gestão 

Com os softwares de gestão, os agricultores podem realizar uma administração baseada em dados e fatos, auxiliando no planejamento de safras, controle de custos e monitoramento de produção. São ferramentas indispensáveis para o gerenciamento de fazendas.

  • Marketplaces

Os marketplaces são plataformas que ligam produtores rurais que estão em busca de soluções a fornecedores dos mais variados produtos. Nestes espaços virtuais, pode-se adquirir insumos, tratores, maquinários e pulverizadores. O Broto, plataforma digital do Banco do Brasil e parceira da ConectarAGRO, é um dos marketplaces voltados para o agronegócio. 

Gostou deste post? Confira nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *