Créditos: Senivpetro — Freepik
A pecuária de precisão emerge como uma revolução no campo agropecuário, com a convergência das tecnologias digitais, como o 4G em 700MHz, moldando uma nova era de gestão de rebanhos e otimização da produção.
Neste artigo, exploraremos as nuances da pecuária de precisão, discutindo suas definições, oportunidades, desafios inerentes e tecnologias-chave dessa prática! Ótima leitura!
Definindo a pecuária de precisão: o que é?
Imagine que você, produtor ou produtora de gado, consegue acompanhar o desempenho e saúde animal a partir de equipamentos digitais, ampliando sua lucratividade e eficiência com alta gestão baseada em dados, sem desperdício e com impacto reduzido ao meio ambiente.
Essa realidade é possível graças à pecuária de precisão. Sua definição é simples: estamos falando da aplicação estratégica de tecnologias de ponta e da utilização criteriosa de dados precisos para aprimorar a gestão e o rendimento dos rebanhos.
Por meio do monitoramento contínuo, análise de informações e automação, os produtores têm a capacidade de tomar decisões informadas, visando à melhoria da saúde, nutrição e desempenho de seus animais.
As práticas em pecuária de precisão englobam softwares e hardwares para o recebimento em tempo real, durante 24 horas por dia e 7 dias da semana, de informações acerca dos principais indicadores estratégicos para nortear as ações dos gestores ou mesmo corrigir processos em benefícios da saúde e bem-estar dos animais.
Na prática, trata-se de sistemas automatizados de identificação de animais, dispositivos eletrônicos para aferição de peso, colares equipados com sensores, mecanismos automáticos de fornecimento de água e comida, termografia infravermelha e estações meteorológicas automatizadas.
A reportagem da TV Brasil sobre o tema traz ótimos insights sobre a pecuária digital:
Com tais ferramentas, você estende a sua capacidade de monitoramento assertivo do rebanho, como a detecção e quantificação do consumo de alimento e água, comportamento alimentar, frequência cardiorrespiratória, temperatura corporal, atividade e localização dos animais.
A leitura e análise de dados também é dinâmica na pecuária de precisão, uma vez que é possível acessar as informações quando e de onde quiser, por meio de aplicativos em smartphones e computadores que apresentam recomendações preditivas.
Oportunidades e desafios para a pecuária de precisão
De acordo com a pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021 o rebanho bovino no Brasil obteve um crescimento significativo, ultrapassando 224,6 milhões de cabeças. Em relação à produção de leite, os dados estimam cerca de 35,3 bilhões de litros no mesmo ano, resultando em R$ 68,2 bilhões para o mercado agropecuário.
Nessa esteira, a pecuária de precisão é uma ferramenta de peso para ampliar ainda mais os resultados do agronegócio brasileiro, aliando eficiência, performance, qualidade e responsabilidade ambiental.
Com a expansão do 4G em 700MHz, as perspectivas da pecuária de precisão se ampliam consideravelmente. A cobertura estendida e a conectividade aprimorada proporcionam coleta de dados em tempo real, capacitando decisões instantâneas. Inclusive, essa é a principal missão da ConectarAGRO: promover a plena cobertura da conectividade nas áreas rurais e remotas brasileiras.
Segundo a pesquisa científica “Potencial de uso das tecnologias de agricultura e pecuária de precisão e automação”, divulgada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o investimento em tecnologia traz benefícios como eficiência no uso de insumos, redução de perdas, incremento na qualidade de produtos agropecuários.
Outro ponto está no impacto da automação, uma vez que ela diminui esforços e otimiza o trabalho para melhores condições de trabalhadores no campo. Além disso, a pecuária de precisão habilita também a redução da pegada de carbono e do consumo de água e energia elétrica para irrigação.
Os ganhos sociais são consideráveis: a virada da pecuária tradicional para a pecuária digital expande conhecimentos multidisciplinares acerca de informática, eletrônica e robótica, garantindo a atração de jovens na área rural.
Pensando nisso, a ConectarAGRO lançou recentemente o projeto Formação Conectada, com o objetivo de promover plataformas de aperfeiçoamento profissional e o uso de tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem em escolas rurais.
Vale lembrar, contudo, que a pecuária de precisão ainda possui alguns desafios à frente. Embora o 4G em 700MHz ofereça avanços significativos, ainda há áreas sem conectividade, limitando o alcance da pecuária de precisão. Além disso, a implementação bem-sucedida requer a integração eficiente de diferentes tecnologias e plataformas, o que pode ser complexo e exigir expertise técnica.
Já a operação das tecnologias exige pessoal capacitado para interpretar os dados e agir de acordo com as informações fornecidas pelas ferramentas de precisão. Mesmo a adoção de tecnologias de pecuária de precisão exige investimento financeiro para aquisição de equipamentos e sistemas de monitoramento, podendo representar um obstáculo inicial para alguns produtores.
Tecnologias-chave para a pecuária de precisão
Das grandes indústrias para dentro das porteiras do agronegócio, as tecnologias 4.0 são o ponto de partida para uma produção de alta performance.
Por isso, a ConectarAGRO separou algumas das principais ferramentas digitais para a aplicação da pecuária de precisão em sua propriedade:
- Rastreamento de animais: Tecnologias como GPS e RFID permitem o monitoramento constante da localização e comportamento dos animais, facilitando a identificação de padrões e problemas de saúde.
- Monitoramento de saúde: Sensores inteligentes acompanham sinais vitais e comportamentais, detectando precocemente doenças e otimizando tratamentos.
- Nutrição personalizada: Dados individuais viabilizam dietas customizadas para cada animal, promovendo ganho de peso e saúde ideais. A Yara Fertilizantes, empresa associada da ConectarAGRO, oferece soluções nutricionais para a produção de alimentos de qualidade, garantindo a saúde e o bem-estar dos animais de produção e protegendo o meio ambiente.
- Automação de alimentação: Sistemas automáticos de alimentação garantem a distribuição precisa de comida, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência. Neste contexto, as máquinas da New Holland, outra associada da ConectarAGRO, realizam carregamento e transportes de materiais para a preparação deste tipo de automação.
- Análise de dados avançada: Algoritmos de aprendizado de máquina e análise de dados oferecem insights valiosos para aprimorar a gestão do rebanho e antecipar padrões de comportamento.
E você, já tinha ouvido falar em pecuária de precisão? Qual a sua perspectiva em utilizá-la na sua propriedade?