4 dicas para deixar sua internet rural mais rápida

homem acessando internet rural

Se você acompanha o nosso blog, certamente já saberá os benefícios da internet rural dentro de uma propriedade, certo? Aumento da produtividade, diminuição de custos e gestão orientada para o alto desempenho são alguns dos pontos positivos. 

Ainda hoje, mais de 70% das propriedades rurais vivem sem conectividade no país.  Apesar disso, um estudo realizado pelo Instituto Mckinsey aponta que os agricultores estão cada vez mais digitalizados, preferindo  canais on-line para compra de produtos agrícolas. A emergência da covid-19 e a necessidade de reestruturar os modelos de negócios desencadearam um aceleramento da internet no campo. 

Apesar do investimento em equipamentos e tecnologias, produtoras e produtores rurais comentam a dificuldade em obter uma internet rural de qualidade, mesmo quando há uma forte necessidade de estar conectado e ter acesso às informações.

Com empresas de telecomunicações promovendo cada vez mais a conectividade no campo, os agricultores também podem realizar algumas ações para enfrentar os problemas de conexão e tornar a internet rural mais rápida. 

Este post apresentará algumas dicas de como melhorar o sinal de sua internet. Para tanto, abordaremos os seguintes tópicos: 

  • Importância da internet rural
  • Tecnologias de internet 
  • Dicas para melhorar a internet 

Importância da internet rural dentro de uma propriedade 

A implementação da internet rural traz uma série de impactos positivos às lavouras. Com a sincronização de máquinas e o acesso imediato aos dados, produtores rurais podem melhorar suas cadeias produtivas a um menor custo.

De olho na sustentabilidade, as informações viabilizadas pela internet rural ajudam a diminuir o consumo de água, fertilizantes e defensivos, uma vez que os gestores passam a receber recomendações sobre o melhor momento para utilizar tais recursos. 

A conectividade no campo também promove a qualificação e a permanência de pessoas no campo. Isso porque as telecomunicações permitem, por exemplo, o acompanhamento médico remoto, o contato com familiares e até mesmo o acesso ao entretenimento

Tecnologias de acesso à internet rural: qual utilizar? 

Quando falamos do acesso à internet rural, há diferentes variações que podem ser utilizadas. Entre elas destacamos três tipos:

Internet via satélite

Este tipo de internet se caracteriza pelo uso de satélites geoestacionários para obter o sinal celular. Dessa forma, ela garante a cobertura de grandes áreas, posto que a conexão é feita entre o satélite e um receptor instalado em casa.

É necessário destacar, contudo, que esta tecnologia pode apresentar instabilidade, já que possui uma taxa maior de latência — isto é, o tempo de processamento das informações.

Internet via rádio

A internet via rádio utiliza o sinal emitido por torres que são distribuídas em pontos estratégicos de uma região por provedores. No entanto, caso ocorra alguma interferência entre a torre e a antena, o sinal pode ser bloqueado. É ideal para áreas sem grandes obstáculos entre os equipamentos. 

Internet 4G em 700MHz 

A rede 4G em 700MHz habilita um tráfego rápido e simultâneo de dados. Sob um acesso coletivo, ela pode atingir uma área de até 35 mil hectares, e seu custo pode variar de um quarto a meia saca de soja por hectare – entre R$45 a R$95.

Com uma simples infraestrutura formada por antenas, rádios e torres, os gestores podem consultar dados da lavoura e manusear remotamente seus maquinários. Além disso, o sinal não se restringe à sede da fazenda, mas em outras regiões também. 

Máquinas agrícolas utilizando internet rural
Fonte: SEGS

Como melhorar o sinal da internet rural — confira 4 dicas 

Agora que você já sabe quais as principais tecnologias de acesso, vale entender também de que forma podemos tornar a internet rural mais rápida. Por isso, preparamos algumas dicas simples que podem fazer a diferença na sua navegação: 

  • Confira a disponibilidade do sinal 

Antes de mais nada, você deve conferir com o seu fornecedor a disponibilidade de cobertura na região. Outro ponto de atenção é a demanda de dados, a qual pode ser superior à capacidade de seu serviço. 

  • Verifique a posição do roteador 

A interferência de objetos pode prejudicar o bom desempenho de sua internet. Por isso, é importante posicionar o aparelho em um lugar central do ambiente. Evite deixá-lo perto de rádios ou micro-ondas, pois podem gerar interferência. 

  • Gerencie o uso de aplicativos 

Com o gerenciamento, você evita outras atividades quando estiver transferindo muitos dados. Assim, o acesso se torna menos lento. Uma alternativa está na utilização da internet no período noturno, quando há menor demanda pela conexão. 

  • Invista em um repetidor de sinal 

O mercado oferece dispositivos que amplificam o sinal da internet rural. Especialmente em amplas áreas, os repetidores podem estabilizar o sinal e solucionar as possíveis falhas existentes, uma vez que expandem ainda mais o alcance de cobertura. 

Que tal compartilhar essas dicas com outros produtores rurais? Comente quais soluções te ajudaram a melhorar o sinal de internet rural! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *