Gestão de máquinas agrícolas: 3 dicas de como aplicá-la

maquinas-agricolas-destaque

Créditos: Agroportal

No cenário agrícola, a gestão eficiente das máquinas agrícolas é um fator essencial para o sucesso e a rentabilidade das atividades no campo. Como agricultor, você sabe o quão vital é contar com equipamentos confiáveis e em pleno funcionamento para garantir uma produção de qualidade e maximizar os resultados, não é mesmo?

Nesse contexto, a manutenção adequada faz toda diferença para uma propriedade rural que almeja uma alta curva de produção sem custos operacionais elevados. Por sua vez, as tecnologias digitais são grandes aliadas nesta tarefa que nem sempre está no radar dos produtores.

Por isso, vamos te contar o que é a gestão de máquinas agrícolas, como realizá-la e de que forma a conectividade no campo está impactando essa atividade. Ótima leitura!

Gestão de máquinas agrícolas: definições e benefícios   

De acordo com os executivos do mercado, o preço de novas máquinas agrícolas está mais alto

por conta dos custos de matéria-prima e logística. A pandemia da covid-19 e o cenário geopolítico instável afastam qualquer cenário de redução desses valores.

Pensando que produzir uma safra de qualidade demanda muitos recursos econômicos, nem sempre a troca por novos maquinários está no radar dos produtores rurais. Dessa forma, é importante que sua manutenção esteja sempre em dia, garantindo o pleno funcionamento.

É aí que entra a gestão de máquinas agrícolas: ela envolve o controle e o monitoramento de todas as atividades relacionadas ao uso desses equipamentos no campo. Essa prática visa maximizar o desempenho das máquinas, garantir sua disponibilidade e prolongar sua vida útil, além de otimizar o uso de recursos como combustível, mão de obra e insumos.

Para o agricultor, a gestão adequada das máquinas agrícolas é de extrema importância, pois permite uma execução mais rápida das tarefas, diminuindo o tempo de paradas e aumentando a disponibilidade dos equipamentos.

Com esse controle, o produtor também identifica e corrige problemas de manutenção de forma proativa, evitando falhas e problemas técnicos que possam ocasionar maiores custos por conta de reparos emergenciais.

A rentabilidade é outro fator a ter em mente, pois a gestão de máquinas agrícola tem um impacto evidente para a economia de combustível, diminuindo também a margem de erros para uma maior reputação do agricultor e para satisfação dos clientes.

Como realizar a gestão de máquinas agrícolas?

A gestão de máquinas agrícolas requer planejamento, organização e o uso de tecnologias adequadas. Algumas atividades podem variar de acordo com o perfil da propriedade e dos veículos utilizados.

Esta palestra realizada pelo Senar-RS apresenta os desafios da gestão de máquinas agrícolas de forma didática:

De toda forma, algumas boas práticas podem ser adotadas como padrão no protocolo de gestão. Veja algumas delas abaixo.

Faça o inventário de máquinas e equipamentos

 Essa prática consiste em catalogar e documentar detalhadamente todas as máquinas, equipamentos e suas respectivas informações, como aspectos técnicos, histórico de manutenção, vida útil estimada e localização física. Outros dados importantes são as horas de uso durante o calendário agrícola.

Com isso possível visualizar quais máquinas estão disponíveis, em uso ou ociosas. Assim, temos uma tomada de decisões sobre a distribuição e alocação adequada dos recursos, evitando subutilização ou excesso de máquinas em determinadas atividades.

Realizar um inventário também é um caminho para identificar oportunidades de otimização e redução de custos de forma mais eficiente.

Aplique uma rotina adequada de limpeza e manutenção

Realizar uma limpeza bem-feita nas máquinas agrícolas evita quebras inesperadas e minimiza o tempo de inatividade durante as operações agrícolas.

Por isso, vale trocar óleos e fluidos regularmente, além de lubrificar as partes móveis e ajustar os componentes para diminuir qualquer desgaste prematuro.

A rotina da manutenção vai além dos aspectos mecânicos, já que abrangem também sistemas de segurança.

Atualize os softwares existentes

Por meio da conectividade, os agricultores podem receber atualizações de softwares para suas máquinas agrícolas. Esses updates trazem melhorias de desempenho e correção de bugs, garantindo a capacidade máxima no funcionamento.

Ao atualizar o sistema de uma máquina, você pode obter novos recursos e funcionalidades, como integração de novos sensores ou sistemas de monitoramento. Ou seja, mais uma oportunidade para a coleta de dados cada vez mais detalhados sobre as operações agrícolas!

Tecnologias digitais modernizam a gestão de máquinas agrícolas diminuem custos de operação

Como você pôde perceber, a gestão de máquinas agrícolas é baseada em informações e dados. Por isso, as tecnologias chegam para modernizar este processo.

Um exemplo é a agricultura de precisão, abordagem que integra o monitoramento e controle precisos das operações agrícolas, como plantio, pulverização e colheita. Isso permite a aplicação precisa de insumos, reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência produtiva.

maquinas-agricolas
Créditos: Agroportal

Máquinas agrícolas autônomas e robôs especializados também estão sendo desenvolvidos para executar tarefas específicas, como colheita, capina e monitoramento de lavouras. Essas tecnologias reduzem a dependência de mão de obra humana, aumentam a eficiência operacional e permitem uma gestão mais precisa das máquinas agrícolas.

Com o avanço dos aplicativos e plataformas móveis, os agricultores têm acesso a uma variedade de ferramentas de gestão agrícola na palma de suas mãos. Por meio dessas soluções, é possível monitorar máquinas, rastrear atividades, registrar dados, receber alertas e até mesmo se conectar a redes de compartilhamento de máquinas agrícolas

a inteligência artificial (IA) é capaz de intensificar a performance das frotas com o mínimo de desgaste possível aos equipamentos e ao meio ambiente.

Alguns exemplos são os modelos de automação dedicados ao envio de notificações quando as máquinas necessitam de ajustes ou reparos, garantindo uma manutenção preditiva e evitando até uma parada geral na fazenda.

Aliada à Internet das Coisas (NB-IoT), a IA realiza um raio-x do maquinário para revisão e análise de consumo de combustível, item que, em grande quantidade, pode elevar o custo da produção entre 70% e 93% — segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Mais do que garantir o andamento das operações com eficiência econômica, a redução no uso de combustíveis fósseis também diminui a emissão de gases de efeito estufa (GEE). As soluções da Solinftec, associada da ConectarAGRO, por exemplo, permitem uma economia de 15,4% nas emissões de GEEs, englobando também veículos ao longo de toda cadeia agrícola.

De que forma você gerencia as máquinas de sua propriedade? Conte para a gente abaixo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *