Semeadura de grãos é otimizada pela agricultura de precisão — saiba como

Imagem maquina no campo - semeadura de grãos

A semeadura de grãos é uma etapa fundamental no processo agrícola. Isso porque seu controle interfere diretamente na expressão do potencial produtivo de uma cultura. 

Afinal, se plantarmos da maneira errada no campo, podemos nos deparar com problemas difíceis de serem corrigidos em estágios mais avançados do plantio, prejudicando a lucratividade e eficiência da lavoura. Um exemplo são os altos coeficientes de variação, profundidade inadequada e sobreposição de sementes.

Para diminuir esse risco, a agricultura de precisão tem se mostrado uma grande aliada, já que as informações consolidadas por meio de dispositivos, computadores e máquinas permitem aplicações mais assertivas e refinadas do ponto de vista processual. 

Neste artigo, vamos explorar como a semeadura de grãos pode ser otimizada por meio da agricultura de precisão, trazendo as principais tecnologias e aplicações, bem como as boas práticas!

Atenção à semeadura de grãos garante sucesso ao plantio

A semeadura de grãos consiste em plantar sementes no solo para que germinem e originem plantas que produzirão grãos, que poderão ser colhidos posteriormente.  Estamos falando de soja, milho e trigo, por exemplo! 

A semeadura de grãos pode ser realizada em diferentes épocas do ano, idealmente em momentos que ofereçam as condições climáticas ideais para o desenvolvimento da cultura plantada, como temperatura, umidade e luminosidade adequadas. 

Com o avanço da tecnologia e o surgimento da agricultura de precisão, é possível utilizar ferramentas e técnicas que permitem aprimorar ainda mais a semeadura de grãos, aumentando a eficiência e a produtividade do processo produtivo.

Tal investimento em especialização e tecnologia são fundamentais para a sustentabilidade econômica a longo prazo de um negócio agrícola, já que as sementes representam um custo considerável na planilha financeira de administradores.

Desse modo, com planejamento adequado, as perdas são minimizadas graças às operações mais precisas! 

Boas práticas de semeaduras de grãos: quais são elas?

Para que seja bem-sucedida, a semeadura de grãos deve englobar uma série de práticas que devem ser consideradas no cronograma de plantio

A começar pelo solo, ele deve ser preparado para garantir que esteja em condições adequadas para o crescimento das plantas. Isso envolve a remoção de detritos, a aração e a adição de fertilizantes ou corretivos de solo, quando necessário.

Imagem maquina no campo - semeadura de grãos
Créditos: Trimble

Já as sementes utilizadas devem ser escolhidas a partir de fatores como qualidade, pureza, adaptabilidade às condições do solo e clima da região. 

É extremamente relevante a atenção à sua densidade e profundidade: geralmente, elas variam entre 2 e 5cm em relação à superfície do solo. 

Além disso, a saúde das plantas deve ser garantida pelo controle de pragas e doenças por meio da aplicação de defensivos e técnicas de manejo. 

Agricultura de precisão é palavra-chave para otimização da semeadura de grãos 

Fato é que são muitos os pontos de atenção que você deve ter em sua lavoura, não é mesmo? 

Em meio a necessidade de planos de ações assertivos, a agricultura de precisão te auxilia em tomadas de decisões mais informadas, otimizando a cadeia produtiva e abrindo a porteira para novas oportunidades de negócio!

Quer saber quais são as principais aplicações para a semeadura de grãos? Veja só!

  • Mapeamento do solo

Os mapas de solo gerados por tecnologias de sensoriamento remoto ou por meio de amostragem georreferenciada são usados para identificar áreas com características específicas de solo que possam afetar o crescimento das plantas. 

Com essas informações, os agricultores podem ajustar as taxas de semeadura, os tipos de sementes e os fertilizantes usados em diferentes partes da fazenda para maximizar a produtividade.

  • Monitoramento do clima

Como citamos anteriormente, as condições climáticas afetam a germinação e o desenvolvimento das sementes. 

Com tecnologias de monitoramento do clima, os agricultores podem obter as condições meteorológicas em tempo real e ajustar a semeadura de acordo. 

Por exemplo, se houver previsão de chuva pesada, o agricultor consegue adiar a semeadura para evitar que as sementes sejam arrastadas ou afogadas.

  • Semeadura variável 

A semeadura variável envolve a aplicação de taxas de semeadura diferentes em áreas diferentes da fazenda, conforme as necessidades específicas de cada área. 

Com tecnologias de GPS e mapeamento, os produtores rurais passam a criar mapas de semeadura variável que ajustem automaticamente as taxas de semeadura à medida que o trator passa por diferentes partes da propriedade. Isso ajuda a maximizar a produtividade e reduzir custos.

  • Tecnologia de sensoriamento 

As tecnologias de sensoriamento, como drones e sensores montados em tratores, podem ser usadas para monitorar a saúde das plantas e detectar doenças e pragas precocemente. 

Isso permite que os produtores tomem medidas proativas para proteger suas plantas, como a aplicação de pesticidas em áreas específicas, em vez de aplicá-los em toda a fazenda.

E aí, como é o processo de semeadura de grãos em sua propriedade? Já pensa em utilizar alguma ferramenta digital? Conte para a gente nos comentários! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *