Convênio ConectarAGRO-UFV — conheça nosso projeto em parceria com a Universidade Federal de Viçosa por soluções de conectividade no campo

máquina no campo

O impacto da agricultura 4.0 é significativo para propriedades de pequena e média escala. Além do aumento da produtividade, as tecnologias digitais podem tornar melhor a qualidade de vida das famílias rurais e assegurar a permanência de jovens no campo

Um dos caminhos para a concretização das tecnologias digitais  são os projetos de extensão universitários, os quais articulam os conhecimentos científicos da Academia com os diversos saberes da sociedade em geral, buscando solucionar as necessidades da comunidade local em que se insere. 

Pensando que a agricultura digital é uma realidade que precisa estar disponível para todos, apresentamos o Convênio ConectarAGRO-UFV, projeto de extensão realizado em parceria com professores e alunos da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

Quer saber mais sobre essa colaboração e quais os principais ganhos da comunidade rural local com o convênio entre a Associação e AgroPlus-UFV? Continue a leitura! 

O que é o Convênio ConectarAGRO-UFV? 

Além do ensino e da pesquisa, as universidades públicas brasileiras possuem um pilar de extensão, no qual professores e alunos colocam em prática o conhecimento científico aprendido durante a graduação e a pós-graduação.  

Tais atividades proporcionam soluções para as necessidades das regiões em que as universidades se inserem, como formação de produtores, desenvolvimento de projetos ambientais e consultorias de gestão. 

O Convênio ConectarAGRO-UFV busca criar instrumentos e aplicações que mensuram os benefícios da conectividade para a agricultura familiar e o controle financeiro de propriedades rurais, especificamente na Zona da Mata de Minas Gerais. 

A partir das especialidades das associadas e apoiadoras, a ConectarAGRO visa compreender o que os produtores de máquinas, dispositivos e serviços digitais podem oferecer para cerca de 4 milhões de médias e pequenas propriedades no Brasil. 

Outro papel do Convênio ConectarAGRO-UFV é a capacitação de alunos e produtores em gestão financeira.

Quais os ganhos para a comunidade rural com o Convênio ConectarAGRO-UFV?

Conforme já explicado, os projetos de extensão levam a sala de aula até o campo, auxiliando na habilitação de produtores para o uso das diferentes tecnologias digitais. 

Por isso, separamos quatro pontos que demonstram os benefícios do Convênio ConectarAGRO-UFV para as famílias rurais da Zona da Mata de Minas Gerais. 

 

Ilustração de conectividade no campo
Criado por redgreystock – br.freepik.com

 

Mapeamento de conectividade rural 

Um dos eixos do Convênio ConectarAGRO-UFV é a expansão da cobertura de conectividade nas áreas rurais. Para tanto, o projeto em andamento acompanha e realiza um mapeamento de consumo de internet em propriedades selecionadas.

Importante destacar também que a Associação se mobiliza pelo 4G em 700MHz como alta cobertura coletiva, pois esta é a mesma rede que utilizamos nos centros urbanos, em alinhamento com os padrões globais de telecomunicações. 

Já o uso de frequências mais baixas permite que custos e estruturas menores sejam mobilizadas para a implementação da internet rural.

O Convênio ConectarAGRO-UFV aproxima os produtores rurais de organizações especializadas para o incentivo ao monitoramento remoto, captação e integração de informações nas etapas do ciclo agrícola

 

Foco na agricultura de precisão

A partir dos estudos e capacitações, o Convênio ConectarAGRO-UFV discute também o uso de aplicativos e dispositivos nas plantações e nas pecuárias para a sistematização de dados para cálculos e acompanhamento das atividades. 

O foco na agricultura de precisão torna a tomada de decisões do agricultor mais assertiva, otimizando tarefas importantes no dia a dia das propriedades, como planejamento para próximas safras, diagnósticos de animais e antecipação da necessidade de recursos

 

Desenvolvimento de gestão financeira 

O foco principal do projeto está na habilitação dos agricultores para a gestão econômico-financeira de suas propriedades. A partir da síntese e análise crítica dos indicadores-chave, tal atividade proporciona maior longevidade aos modelos de negócios rurais

Na prática, os produtores poderão ter acesso às capacitações técnicas mediadas pelos alunos extensionistas do Convênio ConectarAGRO-UFV, além do acompanhamento da saúde financeira de seu negócio. 

 

Exercício da cidadania 

A cooperação entre Associação e Universidade também atua no trânsito de pessoas entre o campo e as grandes cidades. 

A partir de um modelo de conectividade que seja utilizado tanto nos centros urbanos quanto nas áreas rurais, os produtores poderão exercer ainda mais os seus direitos e obrigações, como acesso à educação a distância e sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas.

A segurança da população rural poderá ser ampliada, já que a conectividade permitirá uma comunicação mais direta entre os produtores e os agentes de segurança municipal

Tem interesse em saber das novidades sobre o Convênio ConectarAGRO-UFV? Fique ligado em nosso blog para mais informações!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *