Para quem faz parte do universo agro, a Agrishow 2023 é sem dúvidas um dos principais eventos do ano para fechar negócios, conhecer mais as tendências do segmento e até mesmo compartilhar interesses sobre o setor. Afinal, estamos falando da maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, que neste ano chegou em sua 28ª edição.
Realizado entre os dias 01 e 05 de maio em Ribeirão Preto (SP), o evento representa um importante ponto de encontro crescente entre profissionais do campo e empresas pelo fomento às inovações tecnológicas. Os números demonstram essa consolidação: o volume de negócios teve um crescimento real de 9,5% em relação ao ano anterior.
Certa da grande relevância da Agrishow 2023 para o meio rural, a ConectarAGRO marcou presença no evento por meio de um estande dedicado ao anúncio de novidades e a uma programação completa de palestras com especialistas em diferentes áreas da agricultura digital.
Afinal, é justamente a promoção da conectividade no campo que habilita o pleno uso das tecnologias embarcadas das máquinas, as quais fornecem dados e recomendações importantes ao agricultor.
Boa leitura!
Grandes números e tecnologias marcaram a Agrishow 2023
A Agrishow 2023 voltou a ocupar os terrenos do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto (SP) para reunir centenas de produtores rurais e fabricantes de máquinas e equipamentos de todo o país para tornar a agricultura no Brasil cada vez mais digitalizada.
Ao longo de cinco dias, a feira foi uma importante vitrine para soluções de mecanização, transporte, irrigação e implementos, por exemplo. Entre as marcas expositoras, estão as empresas associadas da ConectarAGRO, as quais possuem grande foco na automação por meio da agricultura de precisão.
Trata-se de tecnologias que tornam a cadeia agrícola mais eficiente, inteligente e produtiva. O processo de digitalização resulta em verdadeiros benefícios à jornada do agricultor, abrindo as porteiras para novas oportunidades e modelos de negócios.
Para se ter ideia da importância da Agrishow 2023, a feira de tecnologia movimentou R$13,290 bilhões em negócios envolvendo máquinas agrícolas. Além disso, cerca de 195 mil pessoas visitaram o evento, tornando-se um recorde de números, segundo os organizadores.
ConectarAGRO na Agrishow 2023: grandes iniciativas pela conectividade no campo
Agricultura de precisão, drones agrícolas, maquinários autônomos e gestão inteligente. Esse é um vocabulário que já faz parte de produtores rurais brasileiros cada vez mais adeptos das tecnologias no campo.
Entretanto, a transmissão em tempo real de informações e mesmo a tomada de decisões altamente informadas dependem da ampla cobertura de internet no campo, da qual cerca de 70% das propriedades rurais ainda não possuem.
Pensando na importância dos benefícios dos recursos tecnológicos para grandes rendimentos e ampliação da oferta nacional de alimentos, a ConectarAGRO surge como a união de diferentes empresas do setor por um único propósito: fomentar a conectividade no campo por meio do 4G em 700MHz.
Confira a matéria especial do portal Notícias Agrícolas sobre o evento:
Em 2022, a Associação marcou presença no evento e, neste ano, esteve de volta à Agrishow. Para celebrar essa participação de peso, apresentamos abaixo os principais destaques na feira. Veja só!
Ampliação de hectares conectados
Reforçando o mote “Conectar o Campo, alimentar o Planeta”, a ConectarAGRO anunciou durante a Agrishow 2023 a cobertura de 14,4 milhões de hectares de áreas rurais e remotas no Brasil por meio da banda larga 4G em 700 MHz.
Entre as várias opções de redes de telecomunicações, este é um padrão simples, acessível e interoperável, permitindo a sincronização de diferentes máquinas.
O número beneficia cerca de 1,1 milhões de pessoas, 90 mil propriedades rurais cobertas, 525 cidades, 13 estados, 65 unidades básicas de saúde e 221 escolas públicas em áreas rurais.
A Associação também foi responsável pela cobertura de mais de 29,2 milhões de hectares de soluções de Internet das Coisas. O NB-IoT é necessário para conectar máquinas e sensores, ferramentas importantes para o desenvolvimento do agronegócio, podendo ampliar em mais de 40% a cobertura tradicional em relação ao uso de smartphones, além de consumir menos bateria.
Simulador de benefícios está de cara nova
Para a Agrishow 2023, a ConectarAGRO atualizou o seu Simulador de Benefícios, com o objetivo de demonstrar os potenciais ganhos para o agricultor ao usar as tecnologias digitais em sua propriedade e gestão agronômica.
Baseada em dados médios coletados de estudos científicos e da experiência de associadas, a aplicação quantifica o impacto na performance (redução de custo x aumento de produtividade) de uma fazenda conectada.
Além disso, ele proporciona recursos como a agricultura de precisão e uma infinidade de novos produtos e serviços habilitados.
Quer acessar o Simulador e entender a economia na sua fazenda promovida pela conectividade? Clique aqui!
Avanços no Convênio com Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Se você acompanha o Blog ConectarAGRO, já conhece as principais ações realizadas pela Associação em parceria com a UFV, não é mesmo?
Junto com a Universidade, a Associação desenvolveu um aplicativo de gestão financeira e rentabilidade das propriedades rurais. Direcionado a pequenos agricultores, o projeto visa mensurar os benefícios da conectividade para a agricultura familiar na Zona da Mata de Minas Gerais.
Oferecendo praticidade e facilidade na composição de custos, o aplicativo é fruto de um protocolo de pesquisa que ouviu 100 agricultores da região, sobre diagnóstico e percepção da tecnologia no campo. Em seguida, foram selecionados 25 produtores para a coleta de inventário, análise de movimento de caixa e mapeamento da propriedade.
Em fase de finalização, em breve o app estará disponível para Android e IOS.
Ciclo de palestras com especialistas faz parte da programação
Conhecimento é a base da tecnologia agrícola. Por isso, a ConectarAGRO produziu em seu estande mais de nove horas de palestras sobre os mais variados temas relacionados à agricultura de precisão.
Lideradas por especialistas de empresas integrantes da Associação — como AGCO, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble —, as apresentações abordaram assuntos como telemetria, conectividade e robótica, internet em fazendas, gestão de propriedades rurais e desafios da conectividade no Brasil.
Dessa forma, a Associação pôde conectar autoridades no assunto e agricultores para discutirem sobre os melhores caminhos para uma produção tecnificada e de alta performance, capaz de alimentar cada vez mais o planeta.
E você, também esteve na Agrishow? Participou de nossas atrações? Deixe nos comentários e acompanhe nossas mídias sociais.