Gestão eficiente de irrigação: produtividade e sustentabilidade nas áreas rurais

Imagem planta sendo irrigada

A água é essencial para o crescimento das lavouras e o desenvolvimento dos diversos ecossistemas presentes na agricultura. Por isso, neste post abordaremos o que é a gestão eficiente de irrigação, qual sua importância e de que modo ela pode ser desenvolvida na sua propriedade. 

Devido às mudanças climáticas e à escassez emergente de água potável no mundo, o agronegócio busca se reinventar ao utilizar diferentes tecnologias para desenvolver cadeias produtivas sustentáveis. 

Afinal, a demanda da produção agrícola nacional por recursos hídricos representa quase 50% da demanda geral no Brasil, de acordo com o Atlas Irrigação 2020, da Agência Nacional das Águas

Um dos caminhos é o uso racional e estratégico dos recursos hídricos a partir de sensores habilitados pela conectividade do 4G em 700MHz e a Internet das Coisas (NB-IoT), por exemplo. 

Qual a importância da gestão eficiente de irrigação?

A irrigação é uma técnica da agricultura que fornece — por meio de diferentes modelos — a quantidade necessária que uma plantação precisa para seu pleno desenvolvimento, garantindo produtividade e uma boa safra ao agricultor e ao mercado. 

Apesar da agricultura irrigada favorecer o processo de rotação de culturas, por exemplo, o seu uso em excesso pode gerar gasto de energia elétrica, problemas de nutrientes do solo, desenvolvimento de doenças e, principalmente, um desperdício de água. 

É nesse sentido que a gestão eficiente de irrigação, por meio do uso de ferramentas tecnológicas, pode auxiliar no uso racional de água dentro de uma propriedade. 

De maneira prática, os benefícios do seu uso conectado estão na redução de custos, na melhora de qualidade do produto, no aumento de eficiência dos fertilizantes e até mesmo no combate às pragas. 

Em uma propriedade conectada, a gestão de irrigação é implementada a partir da coleta e análise em tempo real dos dados, auxiliando os agricultores nas tomadas de decisões e na forma mais adequada para a rega. 

De acordo com as informações do Simulador de benefícios da conectividade desenvolvido pela ConectarAGRO, por exemplo, uma gestão eficiente e conectada de irrigação pode diminuir entre 15% a 30% o gasto mensal com energia. Já a economia mensal com manutenção pode chegar a 40%. 

Formas de implementar a gestão eficiente de irrigação

Importantes pesquisas demonstram a necessidade do investimento de políticas públicas na expansão da rede 4G para o desenvolvimento rural sustentável a partir da irrigação inteligente.

 

Imagem ilustrando a gestão de irrigação eficiente
Imagem criada por Gerhard Waller – esalq.usp.br

 

Utilizando-se do padrão NB-IoT e do sistema de armazenamento em nuvem, a gestão de dados poderá acontecer de forma remota, rápida e segura por meio do uso de sensores. 

Assim, há dois tipos de sensores que podem auxiliar na gestão eficiente e conectada de irrigação: 

  • Sensores baseados no clima 

Estes sensores se baseiam na evotranspiração, processo pelo qual ocorre a perda de água do solo por evaporação e a perda da água da planta por transpiração. Para tanto, são utilizadas informações como a temperatura, a radiação solar, a umidade e a velocidade do vento. 

Alguns modelos podem utilizar dados meteorológicos de fontes públicas como referências para o cálculo da plantação na propriedade rural.  Outras formas de medição estão na coleta direta de dados referentes à cultura para as regas mais apropriadas. 

  • Sensores baseados na umidade do solo

A gestão eficiente de irrigação pode ser feita a partir da medição da umidade do solo. Quando inseridos no solo das plantações, os sensores determinam se a terra está seca o bastante para iniciar o ciclo de irrigação. 

Neste sentido, os controladores conectados programam os horários e duração das regas até quando houver umidade suficiente no solo.

Agora que você sabe como o 4G em 700MHz pode habilitar a gestão eficiente de irrigação, qual tipo de sensor é mais adequado para sua propriedade rural? Deixe seu comentário e acompanhe o blog da ConectarAGRO. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *