NB-IoT: O que é e como ela impacta o meio rural?

Certamente você já ouviu falar no termo Internet das Coisas, ou simplesmente IoT (Internet of Things) e os benefícios que essa rede traz ao agronegócio no âmbito da agricultura 4.0. Mas um novo conceito começa a surgir e promete benefícios ainda maiores: estamos falando da NB IoT.

Também citada como Narrowband-Internet of Things, a NB-IoT é uma rede que está rapidamente se popularizando entre empresas de vários setores, em especial aquelas ambientadas nas atividades ligadas ao agronegócio.

A NB-IoT foi projetada com o claro objetivo de viabilizar a popularização da Internet das Coisas em amplos espaços como é o caso de grandes fazendas ou qualquer outra grande área. 

Quanto utilizada no campo essa tecnologia se destaca por prover uma rede de grande alcance, mas que faz uso de baixo consumo de energia, características essenciais para conectarmos coisas de qualquer natureza.

Por isso, para atender a essa crescente demanda por conectividade do agronegócio brasileiro é importante ter melhor entendimento sobre o que é a NB-IoT assim como os impactos que essa nova tecnologia trará para as atividades realizadas pelo meio rural brasileiro.

O que é NB-IoT?

Como identificou a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), ainda há uma grande deficiência na distribuição de internet em áreas rurais. Para resolver isso, iniciativas realizadas exclusivamente para o setor adquirem grande importância, pois possibilitam maior acesso a todos os benefícios que a tecnologia proporciona, sobretudo no caso de IoT para fazendas. Uma dessas tecnologias é a NB-IoT.

A NB-IoT caracteriza-se como um protocolo de comunicação na área de telecomunicações que permite melhor conexão com “coisas” de baixa complexidade. Por essa característica ela geralmente é usada em ambientes em que a conectividade (3G/4G e Wi-Fi) pode não funcionar de forma satisfatória.

Porém, para falar sobre a NB-IoT é preciso que conheçamos mais uma sigla na área de telecomunicações: LPWAN! Essa sigla designa Low Power Wide Area Network (“redes de grande alcance com baixo consumo de energia”, em tradução livre). 

As redes LPWAN foram desenvolvidas para permitir a conexão de milhões de “coisas”, principalmente em áreas mais abrangentes, com seus dispositivos precisando transmitir dados bem específicos, mas que ao mesmo tempo consomem muito menos bateria.

Dentre as muitas opções de LPWAN, a NB-IoT vem ganhando importância. Ela é uma camada de comunicação 4G e vem sendo gradativamente adotada em projetos relativos a IoT em vários países, inclusive no Brasil.

A NB-IoT é uma tecnologia LPWAN que opera dentro do padrão LTE licenciada (Long Term Evolution) que funciona da seguinte maneira:

  • Independentemente;
  • Nas bandas de 200 kHz não utilizadas que foram usadas anteriormente para GSM (Sistema Global de Comunicações Móveis);
  • Nas estações base LTE, alocando um bloco de recursos para operações NB-IoT ou em suas faixas de guarda.

Principais características da tecnologia da NB-IoT

As especificações para a tecnologia NB-IoT foram finalizadas em junho de 2016 pela 3GPP (3rd Generation Partnership Project). Essa é uma organização criada por sete empresas da área de telecomunicações do país que define padrões em tecnologias para redes móveis.

Mas quais são as características dessa nova tecnologia que ajudam a Internet das Coisas a serem ainda mais populares e mais facilmente utilizadas?

Em um primeiro momento, precisamos entender que a rede NB-IoT funciona como um complemento da rede 4G em que o alcance da rede pode ter em média distâncias entre 2,5 a 3 vezes a distância alcançada pela rede 4G/LTE, que é de aproximadamente 100 km. 

O baixo consumo de energia é outro benefício interessante dessa rede, pois reduz a necessidade de manutenção dos sensores, e permite que a bateria seja muito mais durável, garantindo um produto mais robusto, confiável e econômico.  

Esse tipo de rede é mais indicado para sensores, como medidores e sensores fixos em um local e geralmente é utilizada em ambientes em que a conectividade precisa cobrir grandes áreas, como é o caso de muitas áreas rurais.

Dessa forma, a tecnologia do NB-IoT é ideal para projetos que abrangem uma grande área, mas que não demandam um alto volume de transmissão de dados, como é o caso dos variados sensores e medidores presentes em lavouras agrícolas.

Principais aplicações da NB-IoT no ambiente do agronegócio

Com base em todas suas características tecnológicas visualizadas é facilmente perceptível entender que muitas são as aplicações e usos para a NB-IoT. Dentre essas aplicações, os sensores ligados à internet ganham importância, principalmente por poderem monitorar plantações com maior eficácia. 

Assim, os principais usos e benefícios dessa tecnologia são:

  • Sensores com capacidade de medir a temperatura de um determinado local, a umidade e a qualidade do ar e dos solos;
  • Completo monitoramento das variáveis internas de silos destinados ao armazenamento de grãos, caso da temperatura e da umidade;
  • Georreferenciamento, cuja função é suportar o entendimento e o mapeamento das necessidades de cada propriedade rural.

A partir da análise dos dados atuais e históricos, os profissionais de agrárias conseguem tomar decisões bem mais sólidas e ajustar o trabalho de acordo com as necessidades apontadas pelas informações obtidas e transmitidas.

Dessa forma, é perceptível entender que as aplicações da IoT são inúmeras. Porém, nem todas elas podem se beneficiar dos protocolos NB-IoT.

Um exemplo são as aplicações relacionadas ao campo que transferem imagens e vídeos de câmeras. Para essa necessidade é que a NB-IoT é sempre acompanhada da rede 4G. A taxa de dados desse tipo de tecnologia é muito baixa quando comparada ao 4G, caracterizada como sendo a tecnologia ideal para aplicações desse segmento.

Porém, outras aplicações M2M (Machine-to-Machine ou, em português, Máquina a Máquina) como rastreamento, medição e sensoriamento, que transferem poucos dados (ou dados mais simples), podem utilizar normalmente o protocolo de NB-IoT.

As aplicações de sensoriamento, bastante comuns no agronegócio e que estão fora do perímetro urbano, são as grandes beneficiadas do longo alcance deste tipo de tecnologia.

Por alguns anos, essas operações de sensoriamento eram inviáveis no campo, por conta da falta de cobertura nessas áreas. Porém, com a grande abrangência do sinal de alcance da NB-IoT, esse problema pode ser reduzido e na grande maioria das regiões até eliminado.

Além disso, por apresentar melhores respostas a dispositivos estáticos, essa rede é ideal para aplicações de sensoriamento do clima das regiões produtivas, como temperatura ambiente, umidade do solo e incidência solar, tipicamente utilizadas em estações meteorológicas presentes em fazendas.

Por que seu negócio deve investir em NB-IoT?

A tecnologia NB-IoT foi desenvolvida para atender uma rede massiva de diversos dispositivos e sensores que fazem uso de alimentação via bateria que possuem anos de duração. 

Assim, esse tipo de tecnologia é normalmente projetado para que seja utilizado em locais onde não há necessidade de uma demanda de transporte de grande quantidade de dados ou baixa latência e, como sabemos, muitas das aplicações agrícolas se encaixam nestas ocorrências, indicando sua importância para o agronegócio em geral. 

Essa tecnologia é também indicada para aplicações menos sensíveis ao delay, devido à sua maior latência. Apresentam também baixo custo e reduzido consumo de energia.

 

Conclusão

A corrida para a conexão do campo está iniciada com o avanço da agricultura 4.0. As soluções de conectividade estão disponíveis, escolha a melhor tecnologia de acordo com sua aplicação e promova a transformação digital .

Com isso, avanços em tecnologia são constantes no âmbito do agronegócio, beneficiando propriedades de todos os tamanhos e seus respectivos sistemas produtivos. Hoje em dia temos inovações que resultam em economia e maior produtividade no campo.

Uma dessas tecnologias é a NB-IoT, que já gera um grande impacto na maneira como fazemos as coisas no campo e a tendência é que isso cresça ainda mais no futuro, levando maior qualidade aos sistemas de produção.

Para ficar por dentro de mais novidades como essa, continue acompanhando nosso blog para ler os melhores conteúdos do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *