Agricultura de precisão na cana-de-açúcar: quais os seus principais impactos?

Lavoura - agricultura de precisão

A agricultura de precisão é uma técnica avançada que tem revolucionado a forma como o agronegócio é conduzido. Por sua vez, a cana-de-açúcar é um dos cultivos que têm se beneficiado significativamente de tal abordagem. 

Os produtores rurais atentos às mudanças tecnológicas e mercadológicas sabem disso. Não por acaso, agricultores apontam a evolução de maquinários e o uso da Inteligência Artificial como as principais razões pelas quais a produção brasileira de cana deve aumentar durante a safra 2022/2023. 

A correlação é confirmada por uma série de estudos. Segundo a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades rurais no país já adotaram algum tipo de inovação tecnológica. Já a estimativa de produção total no Brasil em 2023 é de 598,3 milhões de toneladas, de acordo com pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Por isso, neste artigo exploraremos como funciona a agricultura de precisão e de que modo ela pode ser empregada na cana-de-açúcar. Continue a leitura para conhecer os benefícios! 

Agricultura de precisão: o que é e como funciona?

Como a própria nomenclatura diz, a agricultura de precisão envolve o uso de tecnologias avançadas para coletar dados precisos sobre as condições do solo e das plantas. Essas informações são utilizadas nas tomadas de decisões sobre o manejo da terra e das culturas.

Por meio de tal abordagem, o produtor rural lança mão de tecnologias como GPS, sensores de solo e clima, drones e softwares de análise de dados para analisar indicadores em tempo real. 

Imagem lavoura - agricultura de precisão
Créditos: Freepik — Wirestock

A partir do cruzamento estatístico, os agricultores podem identificar problemas precocemente e ter uma visão mais eficiente sobre o uso de recursos como água, fertilizantes e pesticidas.

No cultivo de cana-de-açúcar, a agricultura de precisão é uma importante ferramenta para o planejamento da produção agrícola, redução de custos e aumento de produtividade. 

A intersecção entre telecomunicações e Ciências Agrárias também auxilia a transição para cadeias produtivas adaptadas às mudanças climáticas e sem grandes impactos ambientais. 

Benefícios da agricultura de precisão para a cana-de-açúcar

Segundo um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a incorporação da agricultura de precisão na cultura da cana-de-açúcar desempenha um papel essencial no sistema de gerenciamento de propriedades agrícolas, atendendo ao aumento da demanda interna e externa de etanol e açúcar.

Nesta entrevista, Guilherme Guiné, gerente de produto da Solinftec, — associada da ConectarAGRO — apresenta como a tecnologia vem sendo aplicada na cana:

Pensando nisso, destacamos cinco dos principais benefícios atrelados à precisão de dados neste cultivo. Veja só!

  • Aumento da produtividade

 A agricultura de precisão permite que os produtores monitorem as condições do solo e das plantas, incluindo pH, umidade e nutrientes.

A atenção aos dados agronômicos ajuda na identificação de pragas e de medidas corretivas a ser tomadas antes que elas afetem o crescimento das plantas. 

Com isso, é possível aumentar a produtividade da cana-de-açúcar, uma vez que se garante condições ideias para alta qualidade e crescimento das safras. 

  • Economia de recursos

As informações coletadas proporcionam um gerenciamento mais preciso das culturas, consolidando a aplicação localizada de recursos em áreas prioritárias.

Essa conduta evita o desperdício e torna mais eficiente o uso de fertilizantes, água, defensivos agrícolas e equipamentos.

  • Redução de custos

Aplicadas as tecnologias nas fazendas, os produtores podem economizar em mão de obra e maquinário.

Como as decisões são tomadas com base em dados consolidados por dispositivos ligados à Internet das Coisas (NB-IoT), é possível usar equipamentos de forma mais eficiente, reduzindo o tempo de trabalho necessário  e até mesmo a quantidade de máquinas no campo.

  • Melhoria na qualidade da colheita

Uma das principais preocupações do setor sucroenergético é a etapa da colheita e do abastecimento, considerando a complexidade de informações logísticas geradas.

Com  a ajuda da agricultura de precisão e das ferramentas de Inteligência Artificial o produtor passa a ter uma perspectiva geral do processo agrícola.

Para fins de exemplo, os s produtores conseguem saber no momento da colheita qual o volume de cana está sendo colocado no transbordo, de qual frente está saindo aquele produto e qual transbordo está mais próximo para seguir com o trabalho quando este já estiver cheio.

Os benefícios se estendem ao ecossistema de armazenamento, já que a rastreabilidade da cadeia produtiva garante que o produto chegue ao mercado em perfeitas condições, a partir de ampla classificação e embalagem.

  • Sustentabilidade

A agricultura de precisão é uma técnica sustentável que ajuda a reduzir o impacto ambiental da produção agrícola. Com o uso mais eficiente de recursos, ela reduz o uso de produtos químicos, protegendo o solo e oferecendo maior segurança ao consumidor.

Por meio da automação de processos agrícolas, o uso de máquinas agrícolas é otimizado, diminuindo também o consumo de combustível e, portanto, a emissão de gases de efeito estufa.

E você, já utiliza alguma tecnologia em sua fazenda de cana-de-açúcar? Deixe seu comentário!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *