A tecnologia ajudando a nos adaptar às mudanças climáticas na agricultura

Imagem Campo, Mudanças climáticas na agricultura

Alterações extremas de temperatura, estiagem, enchentes e desequilíbrio de doenças. Você já deve ter experienciado ou ouvido falar desses eventos, certo? As mudanças climáticas na agricultura vêm afetando drasticamente a lavoura de produtores rurais, os quais lidam também com o crescimento da demanda mundial por alimentos. 

Para se ter ideia, uma pesquisa realizada pela NASA e publicada na revista Nature aponta que, sob o atual cenário de emissão de gases de efeito estufa, até 2030, a safra de milho será reduzida em 24%. Outra investigação cientifica realizada pela Embrapa prevê redução de 95% das áreas de cultivo de café em Estados como Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Logo, a criatividade entre agricultura e tecnologia pode assumir um papel central no desenvolvimento de soluções de precisão para adaptar as plantações às mudanças climáticas e, assim, garantir condições para o rendimento ideal.

Um panorama sobre as mudanças climáticas na agricultura 

O clima é definido como a sucessão de diferentes estados de tempo que se repetem a partir de condições atmosféricas próprias de uma região. Apesar das mudanças climáticas fazerem parte de variações naturais no ciclo solar, é fato que as intervenções humanas aumentam a emissão e concentração de gases de efeito estufa, retendo o calor do sol e aumentando as temperaturas.

A liberação do dióxido de carbono e metano pode vir dos transportes, das indústrias, do desmatamento e até mesmo das edificações. 

Uma vez que a boa produtividade agrícola depende de fatores do clima — além do solo, água, luz solar e calor em quantidade ideal —, as mudanças climáticas na agricultura comprometem a saúde das safras, as quais são responsáveis pela alimentação da população brasileira. 

De forma geral, a agricultura pode ser impactada por eventos climáticos e temperaturas extremas e aumento da severidade de pragas e doenças. As alterações nas culturas de produção agrícolas também podem sofrer mudanças, principalmente aquelas que seguem com o uso de sistemas de armazenamento e escoamento da produção.

Quais são as soluções tecnológicas para adaptação às mudanças climáticas?

A produção agrícola e, consequentemente, a segurança alimentar da população dependem de um ecossistema equilibrado. Afinal, segundo o Food Security, programa de pesquisa do Reino Unido, a demanda por água em 2050 aumentará em 120%. Precisaríamos também de 42% a mais de terras disponíveis para cultivo. 

Considerando a escassez desses recursos, de que forma as tecnologias no campo podem ajudar os produtores rurais na adaptação às mudanças climáticas e, sobretudo, no desenvolvimento de produções cada vez mais sustentáveis?

Agricultura de precisão 

As tecnologias capazes de gerar e analisar dados fornecem importantes recomendações sobre a utilização de águas e fertilizantes. Por meio da combinação de sensores, drones e imagens de satélite, os produtores rurais utilizam os recursos de maneira racional e assertiva. Alguns exemplos estão na gestão eficiente de irrigação e na pulverização agrícola inteligente.  

Big data

A programação de algoritmos das tecnologias aplicadas à agricultura utiliza dados consolidados sobre clima e tempo para projetar as condições ideais para desenvolvimento das lavouras. Tais resultados podem auxiliar o produtor na tomada de decisão sobre qual cultura ele deve seguir ou não para obter melhor produtividade e retorno financeiro. 

Aplicativos 

Os aplicativos de smartphones já estão presentes nas propriedades rurais de pequena e média escala, o que inclui previsão do tempo, diagnósticos sobre doenças e pragas nas plantações, cotações agrícolas e facilitação de compra e venda de produtos. Com a presença do 4G em 700MHz no campo, os aplicativos promovem soluções de adaptação às mudanças climáticas que os métodos tradicionais de comunicação e agricultura não conseguem resolver por si só.

De olho no futuro: a agricultura de baixo carbono 

O agronegócio é um dos pilares mais importantes da economia, considerando que, em 2021, ele respondeu por 27% do PIB brasileiro. Ao mesmo tempo, segundo o Banco Mundial, a agricultura é responsável por cerca de 19% a 29% do total de gases de efeito estufa. 

Ilustração mudanças climáticas na agricultura, pessoa no campo
Imagem criada por Tim Mossholder — unsplash.com

A partir das consequências das mudanças climáticas já sentidas a partir da diminuição do rendimento das colheitas, uma das alternativas de adaptação também está na agricultura de baixo carbono. Portanto, o agronegócio vislumbra uma gestão consciente que confere longevidade aos modelos de negócios e à segurança ambiental e alimentar da população. 

Conforme citado anteriormente, as tecnologias de telecomunicações, como o 4G em 700MHz, viabilizam a descarbonização da agricultura pois trabalham a partir de técnicas precisas para a aplicação de fertilizantes, uma vez que o excesso de tais produtos acarreta a emissão de óxido nitroso.  

 O NB-IoT e a telemetria, por exemplo, podem ser usados na a gestão de maquinário e monitoramento em tempo real de dados, fornecendo conhecimento e análises preditivas aos agricultores sobre a quantidade e tempo exato para a utilização de fertilizantes, defensivos e água nas plantações.  

Confira o painel realizado no Congresso ABAG 2022 sobre tecnologia e integração pela sustentabilidade no agronegócio, com participação da presidente da ConectarAGRO, Ana Helena de Andrade.

Você utiliza alguma das tecnologias neste post? De que forma sua propriedade vem se adaptando às mudanças climáticas na agricultura? Deixe seu comentário e acesse o nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *