Descubra os impactos da conectividade com o Simulador de Benefícios ConectarAGRO!

Simulador de benefícios

A conectividade desempenha um papel fundamental no aproveitamento máximo das tecnologias no campo. Com a expansão da internet e o avanço das soluções digitais, o setor agrícola tem buscado cada vez mais formas de potencializar sua produtividade e eficiência. Nesse contexto, a ConectarAGRO apresenta uma ferramenta inovadora: o Simulador de Benefícios.

Neste artigo, vamos explorar a importância da internet para o campo e como o Simulador pode auxiliar os agricultores em diferentes etapas do processo produtivo. Boa leitura!

Qual a importância da conectividade para o aproveitamento de tecnologias no campo? 

No campo, a conectividade é essencial para a viabilização de tecnologias avançadas que impulsionam a produtividade e a sustentabilidade.

É o acesso à internet de qualidade que possibilita o uso de soluções integradas às máquinas, como sensores e dispositivos. Dessa forma, o produtor rural passa a tomar decisões informadas e otimizar os recursos disponíveis com base em dados extraídos instantaneamente, em tempo integral.

A incorporação da inovação tecnológica em uma fazenda também habilita a utilização de soluções como a Internet das Coisas (IoT), big data, inteligência artificial e automação.

Na prática, o produtor sabe exatamente o que foi plantado, a quantidade de insumos investidos, o que foi colhido e até mesmo qual o desempenho de máquinas e de equipe ao longo das etapas produtivas. Logo, a digitalização no campo é uma questão de eficiência!

Este bate-papo entre os diretores da ConectarAGRO para o portal Notícias Agrícolas é uma oportunidade para você saber mais sobre o assunto:

Vale destacar ainda o impacto da conectividade para além das porteiras. Quando uma área rural recebe uma cobertura de internet, uma cadeia de sistemas educacionais e de saúde é beneficiada. 

Prova disso são os novos números alcançados pela ConectarAGRO. Em 2023, são mais de 14,4 milhões de hectares no Brasil por meio da banda larga 4G em frequência 700MHz, um padrão interoperável, simples e acessível aos agricultores.

O resultado atinge cerca de 1,1 milhões de pessoas, 90 mil propriedades rurais cobertas, 525 cidades, 13 estados, 65 unidades básicas de saúde e 221 escolas públicas em áreas rurais. 

O que é o Simulador de Benefícios ConectarAGRO?

Tangibilizar a economia promovida pela conectividade em uma fazenda se tornou ainda mais intuitivo com o novo Simulador de Benefícios ConectarAGRO.

Em versão atualizada pelo Instituto Eldorado e UFV, o Simulador de Benefícios é uma ferramenta interativa que permite aos agricultores avaliarem o potencial de ganhos em diferentes etapas do processo produtivo, a partir da melhoria da conectividade.

Simulador de benefícios

O Simulador é baseado em dados médios coletados ao longo de estudos científicos e da própria experiência das associadas, quantificando a relação entre redução de custo e aumento de produtividade.

Segundo Anselmo Arce, diretor da ConectarAGRO e diretor de Relações Institucionais da Solinftec,  a vantagem é que ele pode ser acessado pelo smartphone, sem a necessidade de download. Ele também apresenta conteúdos direcionados às etapas da cultura, como guias e artigos.

A iniciativa da ConectarAGRO é uma ferramenta aliada para o desenvolvimento sustentável e responsável da sua propriedade. Isso porque proporciona recursos como a agricultura de precisão e uma infinidade de novos produtos e serviços habilitados.

Basta clicar neste link de forma gratuita e inserir o valor estimado de gastos em cada um dos indicadores presentes na calculadora. Em seguida, você consegue descobrir qual a economia mínima e máxima ao adotar tecnologias em etapas que vão desde o preparo do solo até a colheita.

Para se ter ideia, uma fazenda conectada pode economizar de 3% a 15% ao mês!

Quer saber quais são as medidas presentes na calculadora? Confira abaixo!

  • Preparo do solo

O Simulador de Benefícios  avalia os impactos da conectividade no preparo do solo, considerando a utilização de tecnologias como o monitoramento por sensores e a automação de maquinário. Com a conectividade adequada, é possível otimizar a operação, melhorar a precisão do trabalho e reduzir custos com mão de obra e insumos.

  • Plantio e semeadura

Na etapa de plantio e semeadura, o Simulador analisa como a conectividade pode impactar a eficiência do processo. Com acesso à internet, é possível utilizar informações em tempo real, como dados meteorológicos e índices de produtividade, para realizar o plantio no momento ideal, ajustar a densidade de sementes e evitar desperdícios.

  • Fertilização

A conectividade também influencia a fertilização, permitindo o monitoramento das necessidades nutricionais das plantas de forma mais precisa. Com sensores e dispositivos conectados, é possível realizar a aplicação de fertilizantes de maneira mais eficiente, evitando excessos e reduzindo custos.

  • Pulverização

No processo de pulverização, a conectividade desempenha um papel importante na aplicação precisa de defensivos agrícolas. Com acesso a dados em tempo real, como mapas de infestações e recomendações de aplicação, os agricultores podem reduzir os custos gerais.

Que tal aproveitar agora o Simulador de Benefícios e descobrir as oportunidades para a sua propriedade conectada? Continue em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *