3 passos para melhorar a comunicação no campo

Homem aplicando comunicação no campo

Além dos centros urbanos, os avanços tecnológicos revolucionam a cada dia a área rural brasileira, sobretudo no aspecto da comunicação no campo. Mais do que simples troca de informações, o pleno alinhamento entre dados, processos e pessoas é um elemento fundamental para os bons resultados de uma fazenda.

Do uso de rádio à coleta de indicadores agronômicos, os canais eficientes de comunicação aproximam as propriedades rurais da sede, integrando os sistemas utilizados e facilitando o acesso a relatórios que servirão de base para tomadas de decisão.

Neste artigo, trazemos alguns passos para você otimizar a comunicação no meio rural. Confira abaixo!

Qual a importância da comunicação no campo?

A comunicação e informação são um dos pilares para o sucesso de qualquer negócio, já que o compartilhamento de dados organizados sobre a produção é a base para tomadas de decisões assertivas e de planejamentos estratégicos bem estruturados.

Em uma propriedade rural, não é diferente:  a comunicação no campo permite o alinhamento e acompanhamento de todas as fases do cultivo, passando pela rastreabilidade do plantio até a entrega do produto.

O investimento nessas ferramentas traz resultados positivos aos processos operacionais e administrativos de uma fazenda conectada. Com elas, é possível ter uma visão global sobre a quantidade de defensivos e recursos hídricos aplicados na lavoura.

A comunicação no campo também facilita a troca de outros dados agronômicos, como monitoramento de pragas e doenças. Também é possível gerenciar os produtos e máquinas utilizadas, além de realizar diagnósticos para eventual manutenção ou assistência técnica. Outro ponto está na emissão de avisos e imprevistos ao longo da rota.

Imagem ilustrativa de comunicação no campo
Créditos: Wenderson Araújo/CNA

O produtor rural pode lançar mão dessas ferramentas não só para a organização interna de sua fazenda, mas também no contato com fornecedores, parceiros comerciais e até mesmo clientes.

Afinal, a infraestrutura dedicada à comunicação no campo estreita relações de negócios para além da porteira, abrindo oportunidades para modelos de negócios que antes eram limitados à determinada região.

Ou seja, os agricultores podem contatar fornecedores de insumos e defensivos que tenham a melhor cotação, independente da distância. Também podem estabelecer colaborações com compradores de outras áreas do Brasil, tudo por meio da internet rural.

Em síntese, a comunicação no campo traz completa eficiência às fazendas!

Como tornar a comunicação no campo eficaz? Veja 3 formas!

Embora o alinhamento de informações tenha um papel importante para a fluidez dos processos agrícolas, infelizmente a comunicação no campo não é uma realidade completa para toda a área rural brasileira.

A falta de tecnologia no campo é a principal razão desse impasse, já que mais de 70% das propriedades rurais não têm conexão à internet, tornando a comunicação subaproveitada.

Para mudar este cenário, a ConectarAGRO, por exemplo, tem um único propósito: promover as telecomunicações no campo para que a produtividade agrícola se torne ainda mais acelerada.

Ainda neste sentido, separamos três formas pelas quais podemos melhorar a comunicação no campo.

Importante destacar que elas devem ser colocadas em prática a partir da coparticipação entre proprietários, associações, organizações privadas e governos a partir de políticas públicas. Confira abaixo:

1. Foco em conectividade e em novas tecnologias

O primeiro caminho para a viabilização da comunicação no campo é justamente o amplo investimento na conectividade simples, aberta (interoperável) e acessível.

De acordo com os estudos da ConectarAGRO, o 4G em frequência 700MHz é o padrão atual mais aderente às necessidades do agronegócio, uma vez que permite o manuseamento remoto de maquinários, bem como a consulta de dados a partir de smartphones e tablets.

Vale lembrar que tal faixa garante maior alcance nas zonas rurais com uma simples infraestrutura composta por antenas, rádios e torres.

Logo, a quarta geração dinamiza os processos de gestão, apresentando crescimento econômico e desenvolvimento humano nas regiões remotas.

2. Investimento em automação

Segundo a Embrapa, a automação é definida pelo monitoramento, controle e execução de processos operacionais por meio de máquinas ou dispositivos eletrônicos, ampliando assim a capacidade humana.

Aplicada à comunicação no campo, ela otimiza o uso de tempo, aumenta a qualidade dos dados e reduz as falhas nos fluxos de informações, garantindo que todos os profissionais estejam na mesma página quanto à cadeia produtiva.

Com a combinação entre sensores e dispositivos conectados pela Internet das Coisas (NB-IoT), a automação apresenta análises e recomendações baseadas em georreferenciamento e mapas de satélite e imagens de drones, por exemplo.

Na comunicação entre pessoas, ela pode funcionar por meio de softwares de gestão em que os administradores da propriedade rural podem delegar tarefas para cada um de seus colaboradores. Assim, cada técnico saberá exatamente qual a sua atribuição para determinado dia.

3. Capacitação de colaboradores

Nada vale termos uma infraestrutura de comunicação sem pessoas que de fato saibam usá-las, não é mesmo? Afinal, a ausência de trabalho qualificado também compromete a digitalização de uma fazenda.

Por isso, é importante que os produtores rurais promovam a capacitação de sua equipe, no intuito de tornar sua mão de obra qualificada.

Cursos de interpretação de dados e uso de ferramentas relacionadas à agricultura de precisão são algumas das opções.

O Formação Conectada — projeto educacional da ConectarAGRO —, por exemplo, tem como principal objetivo o aperfeiçoamento profissional por meio de uma educação tecnológica acessível.

E para você, quais são outras formas de tornar a comunicação no campo mais eficaz? Deixe seu comentário e acompanhe nosso blog.

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