Saiba como escolher o melhor GPS agrícola para sua propriedade

Imagem ilustrativa GPS GPS agrícola

Independente do tamanho de sua fazenda, ter um sistema de GPS agrícola para as diferentes operações traz maior assertividade e eficiência à produção. Fato é que essa ferramenta faz cada vez mais parte do dia a dia dos agricultores, facilitando tarefas que antes eram mais custosas e demoradas. 

De acordo com especialistas, o circuito de georreferenciamento é uma das peças-chave para a agricultura de precisão, cujas tecnologias trabalham pelo processamento e pela análise de dados voltados para recomendações de práticas ideais das culturas.  

Trata-se de um aliado do agro brasileiro, o qual alimenta cerca de 800 milhões de pessoas no mundo, de acordo com pesquisa da Embrapa.

Mas afinal, você sabe como funciona este equipamento e quais os principais fatores na hora de escolher um GPS agrícola de acordo com sua necessidade? Continue a leitura!

O que é o GPS agrícola e quais os seus benefícios?

De forma técnica, o GPS é uma sigla para Global Positioning System (em tradução livre, sistema de posicionamento global). O aparelho é utilizado para obter medidas precisas de localização geográfica e, por extensão, navegar de forma assertiva em extensões de espaço. De fato, qualquer pessoa no mundo pode ser encontrada  com essa ferramenta!

Isso é possível porque, por meio de um satélite, o aparelho utilizado em solo fornece a posição geográfica exata da região. Vale lembrar que os modelos de receptores são diversos, incluindo celulares, tablets, GPS agrícolas e automotivos. Ou seja, os dados podem ser acessados de forma simples, rápida e fácil, a depender da sua necessidade. 

Aplicado ao campo, o GPS agrícola assegura o mapeamento de extensão de área, de solo e inclusive de clima. A constante coleta e alimentação de informações não só proporcionam históricos sobre aplicações e performance de maquinários como também a análise de indicadores para a otimização da cadeia produtiva.

Em uma administração que requer atenção a centenas de hectares, o rastreamento auxilia na programação específica de rotas para os maquinários, economizando combustível e demais recursos que podem ser desperdiçados se aplicados nas regiões incorretas dentro de uma lavoura.

Mais do que o aperfeiçoamento de máquinas para evitar a redundância de trajeto, o GPS agrícola é bastante útil para outras tarefas, como: 

  • Gestão agrícola
  • Precisão na colheita e plantio 
  • Identificação de áreas problemáticas de pragas
  • Pulverização e irrigação assertivas
  • Controle ambiental da propriedade

Qual o melhor modelo de GPS agrícola para sua propriedade?

Até aqui, você já pôde conferir como a implementação do GPS agrícola em sua fazenda proporciona estratégias de produção eficazes. Entretanto, qual modelo utilizar dentro de uma lavoura?

Pensando em te ajudar nessa tomada de decisão, apresentamos quatro fatores para se levar em conta no momento de adquirir um receptor.

Antes de discuti-los, é importante destacar que o GPS agrícola deve ser selecionado conforme sua necessidade e dimensão da propriedade.

  • Atividade a ser realizada com o GPS 

A etapa produtiva  na qual você pretende utilizar o GPS agrícola é uma das variáveis para pensar em qual modelo investir. Afinal, dispositivos que apenas apresentam a localização de sua máquina são diferentes daqueles que focam também na pulverização de precisão. 

Nesse sentido, há modelos dedicados a indicar coordenadas de pontos isolados para entender qual a distância percorrida em um caminho específico. 

Outros aplicativos também são programados para consolidar dados sobre o volume de substância pulverizada, calibrar o bico de pulverização e indicar qual a velocidade ideal do trator para a aplicação. 

  • Custo-benefício

Ter uma ideia de quanto você pode pagar pelos benefícios esperados também é um fator importante. A boa notícia é que há aparelhos de diferentes características e preços disponíveis no mercado da agricultura de precisão. 

Modelos de GPS agrícola acoplados em tratores para suporte de operação tendem a ser mais caros, uma vez que apresentam recursos mais específicos e detalhados. Algumas cotações chegam a R$5.500,00

Por outro lado, aplicativos de celular surgem como alternativas mais baratas e igualmente eficientes nas tarefas essenciais de uma produção agrícola. Há apps gratuitos desenvolvidos por universidades públicas e serviços pagos realizados por diferentes organizações.

Imagem ilustrativa GPS agrícola
Créditos: Freepik
  •  Facilidade de uso 

Outro ponto de escolha é a facilidade de utilizar um modelo de GPS agrícola. Por isso, vale considerar como a interface dos sistemas é intuitiva e padronizada para boas práticas. 

No plano tático, os administradores agrícolas devem refletir sobre a facilidade de treinar os operadores de máquinas para manusear os sistemas de georreferenciamento. Algumas marcas oferecem  cursos e suporte técnico como cortesia.

  • Facilidade de atualização

Mais do que um GPS agrícola novo, o software do equipamento deve suportar atualizações que apresentem otimizações e correções a longo prazo. 

Algumas versões incluem a possibilidade de configurações customizáveis e até mesmo peças de hardware adicionais para turbinar as funções do aparelho. 

E agora, com essa breve lista você já sabe qual GPS agrícola escolher? Deixe nos comentários e acompanhe nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *