Gestão de pulverização agrícola: saiba como reduzir custos e tornar sua propriedade mais sustentável

Pulverizador no campo

Sem dúvidas, as tecnologias de telecomunicações viabilizam modelos econômicos equilibrados e sustentáveis. A conectividade no campo habilita a consolidação e análise de dados em diferentes etapas da cultura, oferecendo otimização de recursos para o agricultor e maior responsabilidade social e ambiental nas cadeias de produção. 

Um desses exemplos está na gestão de pulverização agrícola, trabalho importante para o manejo de pragas e doenças das safras. Desde a década de 1990, por exemplo, os controles de pulverização começaram a fazer parte do mercado, auxiliando na aplicação de defensivos de maneira mais precisa, econômica e segura.

Assim, qual a importância da agricultura 4.0 na gestão de pulverização agrícola e, consequentemente, no desenvolvimento de uma propriedade mais sustentável e produtiva? 

Siga a leitura para saber mais! 

O papel da gestão de pulverização agrícola na agricultura sustentável

Engana-se quem pensa que a pulverização agrícola é realizada de qualquer forma, apenas disparando os defensivos até encharcarem as folhas e molharem o solo. A classificação das doenças e a extensão das infestações devem ser levadas em conta na hora de selecionar o insumo aplicado.  

A partir das tecnologias embarcadas nas máquinas, a gestão de pulverização agrícola permite que o produtor possa aplicar a quantidade exata dos produtos químicos que sua lavoura precisa, diminuindo os custos por desperdícios e os riscos de contaminação dos alimentos que chegarão nos pratos dos consumidores finais.  

Essa preocupação está nos esforços para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, a qual busca prosperidade de recursos ao mesmo tempo em que se conserva o meio ambiente. 

A estimativa do aumento exponencial da população mundial e a necessidade de maiores ofertas de alimentos são os principais motivos para tal questão. O mercado também demanda ações voltadas para a governança ambiental, social e corporativa

É justamente a conectividade no campo que habilita a integração entre máquinas, dispositivos e pessoas para o uso consciente e racional dos insumos, inclusive de defensivos agrícolas. 

A gestão de pulverização agrícola, por meio da agricultura de precisão, gera menos impacto no solo e na utilização da água, recursos cruciais para a produção.

Imagem Pulverizador no campo - gestão de pulverização agrícola
Imagem criada por Franz W — pixabay.com.br

Como implementar a gestão de pulverização agrícola em uma propriedade?

De acordo com os dados coletados pela ConectarAGRO e utilizados em nosso Simulador, uma propriedade conectada pode economizar em até 18% no seu gasto mensal com pulverização. 

Mas afinal, de que modo você pode desenvolver uma gestão de pulverização em sua propriedade? Trazemos três exemplos práticos para te mostrar! 

  • Uso de sensores 

O investimento na agricultura de precisão e em NB-IoT (Internet das Coisas) permite que os produtores utilizem sensores embarcados que indiquem a necessidade de manutenção das máquinas, importante fator para as condições ideais de pulverização agrícola. 

Por meio do GPS, os sensores também podem ser utilizados para a análise de vazão dos produtos e velocidade de aplicação. 

  • Consolidação de dados sobre clima e solo 

Outra aplicação da gestão de pulverização está na coleta e análise de dados sobre clima. Isso porque as condições climáticas podem interferir no volume de dispersão dos defensivos no ar, tornando a aplicação menos produtiva para o agricultor.  

A identificação das plantas também é um dado importante para análise, visto que as máquinas conectadas podem direcionar a aplicação de defensivos apenas para aquela área em específico. 

  • Automação de máquinas 

Seja em técnicas de aplicações terrestres ou aéreas, pesquisas apontam que a automação de máquinas torna mais eficiente a deposição de defensivos nas plantações, diminuindo o tempo de trabalho dos agricultores. 

A automação também permite o controle variável de pulverização, oferecendo sustentabilidade ao processo produtivo e desenvolvimento econômico das propriedades que a utilizam. 

A gestão de pulverização por meio da automação também está nos componentes das máquinas, como reguladores de pressão dos motores hidráulicos e elétricos. 

Importante destacar que tais tecnologias podem ser ativadas apenas com a presença da conectividade no campo. Por isso, a ConectarAGRO promove o 4G em 700MHz como rede de alta cobertura simples, acessível e aderente às necessidades dos produtores

Quer saber mais sobre a relação entre tecnologias de telecomunicações e sustentabilidade no campo? Confira os próximos posts do nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *