Culturas de inverno e conectividade: uma dupla para maior produtividade agrícola

Aveia, umas das cultura de inverno

Com a chegada do frio, os produtores rurais devem se preparar para o cultivo das culturas de inverno, essenciais para manter a produtividade e a sustentabilidade do solo. Essas culturas são fundamentais para a rotação da safra e para a proteção do solo durante a estação fria.

De acordo com um levantamento recente divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), todos os produtos agrícolas da temporada de inverno deverão registar um crescimento na produção, muito impulsionados pelas tecnologias conectadas.

Vamos explorar o que são as culturas de inverno, quais são as principais cultivares por região no Brasil, e como a conectividade rural pode aumentar a produtividade dessas culturas. Confira abaixo!

O que são as culturas de inverno?

As culturas de inverno são plantios realizados durante a estação fria, após a colheita das culturas de verão. Elas incluem gramíneas, oleaginosas e leguminosas, utilizadas principalmente para a cobertura do solo, controle de erosão e ciclagem de nutrientes.

Além disso, ajudam no controle de plantas daninhas, pragas e doenças, melhorando a saúde do solo e reduzindo a necessidade de herbicidas.

Segundo a Embrapa, as culturas de outono-inverno também representam mais uma possibilidade de geração de renda para o produtor rural e de diversificação do sistema de produção agrícola. Desse modo, garante-se maior produtividade física e melhor rentabilidade.

Principais culturas de inverno por região no Brasil

  • Norte e Nordeste:Nessas regiões, as temperaturas de inverno variam entre 18°C e 36°C, com baixo índice pluviométrico. As principais culturas incluem:
    • Norte: alface, abóbora, coentro, cenoura, salsa, espinafre.
    • Nordeste: cenoura, melancia, melão, feijão-vagem, morango, repolho.
  • Sudeste:Com temperaturas mais amenas e clima seco, favorecendo uma maior variedade de culturas:
    • Feijão, cambre, girassol, sorgo, variedades de trigo resistentes ao calor.
  • Centro-Oeste:Similar ao Sudeste, com adição de culturas tolerantes a climas secos como a aveia:
    • Feijão, sorgo, girassol, gergelim, canola.
  • Sul:Região com temperaturas mais baixas, inclusive geadas:
    • Trigo, aveia, cevada, centeio.

Conectividade rural expande produtividade e resiliência climática nas culturas de inverno

 A conectividade rural tem um papel crucial no aumento da produtividade das culturas de inverno por meio de várias inovações tecnológicas.

Culturas de inverno, como milho e trigo

Fonte: Mais Soja | Reprodução

Ela permite o acesso a dados meteorológicos em tempo real, ajudando os agricultores a tomar decisões informadas sobre o plantio e a gestão das culturas, evitando danos causados por geadas ou chuvas inesperadas.

Já os sistemas de irrigação inteligentes conectados podem ser controlados remotamente, garantindo que as culturas recebam a quantidade adequada de água, otimizando o uso dos recursos hídricos e aumentando a eficiência.

Da mesma forma, os sensores conectados fornecem dados detalhados sobre a saúde do solo, permitindo ajustes precisos na fertilização e no manejo do solo, resultando em culturas mais saudáveis e produtivas.

Tecnologias de conectividade ajudam na detecção precoce de pragas e doenças, permitindo intervenções rápidas e eficazes, minimizando perdas e melhorando a qualidade das culturas.

Ferramentas de agricultura de precisão utilizam dados de conectividade para otimizar cada etapa do ciclo de cultivo, desde o plantio até a colheita, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade.

Para continuar explorando como a tecnologia pode transformar o agronegócio e aumentar a produtividade das suas culturas, confira mais conteúdos em nosso blog. Vamos juntos conectar o campo ao futuro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *