3 destaques da ConectarAGRO na Futurecom 2023 que você precisa saber

Futurecom 2023

A Futurecom 2023 é um dos eventos que marcam o calendário para debater e demonstrar os impactos da conectividade nos diferentes setores das indústrias e da sociedade, incluindo o agronegócio brasileiro.

Certa da importância de um campo conectado, produtivo e sustentável, a ConectarAGRO marcou presença na feira para discutir como as soluções tecnológicas estão revolucionando o setor agrícola. O clima também foi de comemoração, já que a Associação comemorou seu quinto aniversário desde sua concepção na Futurecom 2018.

Neste post, exploraremos as conquistas da ConectarAGRO ao longo dos anos e sua presença na Futurecom 2023, destacando seu compromisso contínuo com o avanço da conectividade nas áreas rurais e remotas produtivas. Vem com a gente!

O que é a Futurecom 2023?

Realizada entre os dias 03 e 05 de outubro, a Futurecom 2023 é o maior evento da América Latina sobre telecomunicações, mídia e tecnologia. Criado há mais de 20 anos, ele combina exposição e debates sobre os impactos das aplicações de tecnologias em praticamente todos os segmentos da economia.

Temas como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (NB-IoT) e ferramentas digitais são os mais debatidos no evento. Por isso, a Futurecom 2023 reúne importantes atores estratégicos do setor público e privado para compartilharem experiências, conhecimentos e estratégias para fomentar a conectividade no país.

Esse é um assunto bastante urgente para produtoras e produtores rurais, já que mais de 70% das propriedades rurais ainda não possuem conectividade. Sem internet, os dados produzidos pelos maquinários são utilizados de forma superficial e acessados com um grande atraso, o que pode resultar em menor rendimento e mais desperdício de recursos.

A boa notícia é que a ConectarAGRO, junto de suas empresas associadas e apoiadoras, vem há cinco anos fomentando a agricultura 4.0 por meio da internet 4G em 700MHz. Isso porque trazer conectividade para o campo significa aumentar a produtividade agrícola e alimentar o planeta com sustentabilidade e responsabilidade social.

Destaques da ConectarAGRO na Futurecom 2023 — confira a nossa lista

Como falamos anteriormente, a Futurecom 2023 faz parte da história da ConectarAGRO, já que em 2018 a Associação foi anunciada como iniciativa no mesmo evento. Este ano é ainda mais especial, pois a entidade comemora seu quinto aniversário com conquistas e iniciativas pela revolução digital no campo e a plena conexão entre coisas, máquinas e pessoas.

Dentro desse universo, a ConectarAGRO participou da conferência de abertura e de painel de debates, levantando marcos e ações fundamentais. Abaixo, separamos algumas delas para você ficar por dentro! 

Conquistas pela expansão da conectividade no campo

Durante a Futurecom 2023, a ConectarAGRO reforçou a promoção da conectividade, via banda larga 4G, em extensas áreas rurais e remotas no Brasil, beneficiando um grande número de pessoas, propriedades rurais, cidades, estados, unidades básicas de saúde e escolas públicas em áreas rurais.

A ConectarAGRO também desempenha um papel importante ao auxiliar na cobertura para soluções de Internet das Coisas (IoT) em uma extensa área. O uso do NB-IoT é essencial para conectar máquinas e sensores, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio.

Essa tecnologia pode ampliar significativamente a cobertura em comparação com o uso de smartphones e, ao mesmo tempo, consome menos energia.

Panorama da produção agrícola brasileira é positivo, mas precisa se tornar conectado

Outro ponto de discussão foi o panorama da produção agrícola no território nacional. A presidente da ConectarAGRO, Ana Helena de Andrade, foi uma das debatedoras do painel “Verdade (e) ou Desafio: O agro conectado, digital, mais produtivo e com menor desperdício” e deu alguns insights sobre o assunto.

Segundo dados do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), o agro é o motor econômico brasileiro, e tem participação de 27% no Produto Interno Bruto (PIB) do país. Apesar disso, segundo a presidente, ainda há uma disparidade na qualidade do acesso à internet no campo do Brasil.

ConectarAGRO na Futurecom

 

Os dados ainda apontam que 10% das propriedades produzem 90% do que é exportado, uma vez que elas já possuem um nível consolidado de maturidade quanto ao uso de conectividade. Entretanto, a maior dificuldade está nos pequenos estabelecimentos rurais, pois grande parte ainda não tem infraestrutura para comunicação móvel.

Por isso, a conexão de internet para todas as áreas rurais do Brasil resulta em uma gestão mais eficiente das propriedades e maior produtividade com menor impacto ambiental. Rodovias, escolas rurais e unidades básicas de saúde também são positivamente impactadas.

Parcerias e desenvolvimento de Índice de Conectividade Rural

Durante a Futurecom 2023, a ConectarAGRO que vem se dedicando ao convênio com a Universidade Federal de Viçosa (UFV)projeto direcionado ao levantamento de dados e ao desenvolvimento do Indicador de Conectividade Rural (ICR) para a mensuração da disposição de conectividade nas áreas de produção agrícola.

A partir de uma metodologia científica, o intuito é que o ICR forneça subsídios para a tomada de decisões públicas e privadas. Desse modo, a prioridade estratégica da entidade é o estímulo de políticas públicas que acelerem o acesso à conectividade por agricultores de pequena e média escala, assim como a demonstração dos impactos da agricultura digital no aumento da produtividade de modo a suportar as decisões de investimento.

A participação da Associação na Futurecom 2023 representa um compromisso com a inovação e o avanço tecnológico no setor agrícola por meio do debate e fomento à implementação de conectividade e de tecnologias nas áreas rurais do Brasil.

Agora que você está por dentro do que rolou no evento, que tal nos acompanhar pelas mídias sociais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *