Veja as principais aplicações da NB-IoT na sua fazenda

Imagem formas de aplicar a NB-IoT em sua fazenda

Nos últimos anos, a tecnologia NB-IoT tem marcado presença constante nas porteiras adentro, melhorando a eficiência e produtividade das fazendas conectadas. Seja na pequena, média ou grande propriedade, a Internet das Coisas permite a transmissão de dados em tempo real, o que proporciona aos agricultores tomadas de decisões altamente informadas.

A implementação de tais ferramentas digitais promovem melhor manejo na lavoura e planejamento mais assertivo das atividades, sem contar também a otimização na comunicação entre equipes e fornecedores estratégicos. 

Da produção à distribuição, a NB-IoT representa um grande avanço para a agricultura, os produtores rurais passam a ter resultados sem precisar utilizar mais terras, aumentando também a previsibilidade da safra.  

Pensando nos saltos tecnológicos proporcionados, este artigo explora o que é a NB-IoT, seus benefícios e principais aplicações agrícolas. Boa leitura! 

O que é NB-IoT e qual seu impacto nas fazendas?

Se você acompanha o Blog ConectarAGRO, já deve ter se deparado com um conjunto de postagens técnicas sobre o uso da NB-IoT no agronegócio. Isso porque é um assunto de grande relevância para o setor, considerando os seus ganhos! 

A NB-IoT é uma sigla para Narrowband Internet of Things, que significa Internet das Coisas de banda estreita. Simplificando os termos, trata-se de uma tecnologia de comunicação sem fio de baixo consumo de energia e com alta penetração nas áreas rurais.  

Por utilizar a mesma infraestrutura da rede 4G — o LTE, sigla para Long Term Evolution —, a Internet das Coisas pode ser implantada para adicionar funcionalidade à quarta geração de rede celular, expandindo o alcance da internet entre 2,5 e 3 vezes.

Entretanto, vale lembrar que ambos os padrões atendem a requisitos diferentes de conectividade. Enquanto o 4G foca na alta velocidade para o uso de vídeo e som de smartphones e tablets, a NB-IoT é indicado para sensores agrícolas que cobrem grandes áreas e que não demandam alto volume de dados. Ou seja, estamos falando do melhor dos dois mundos, não é mesmo? 

Essa característica da Internet das Coisas permite que os agricultores monitorem grandes áreas de suas fazendas, obtendo alta durabilidade da bateria por meio de um produto robusto, confiável e econômico. 

Alexandre dal Forno, diretor da ConectarAGRO, explica como essa tecnologia pode ser utilizada na expansão da conectividade e no rastreamento de veículos: 

Em entrevista ao Data Center Dynamics, o também diretor da Associação, Guilherme Panes, discute quais os pontos positivos da NB-IoT nas fazendas conectadas. Segundo ele, “os agricultores conseguem acompanhar as condições da lavoura remotamente, além de gerir melhor os recursos naturais. Portanto, a agricultura inteligente é muito mais eficaz que a tradicional.”

Em síntese, a Internet das Coisas é mais uma aliada para a modernização do campo, a autossuficiência e a produção em grande escala. Com tal tecnologia, as lavouras passam a ser gerenciadas de modo personalizado, agregando valor aos produtos. 

Confira 5 aplicações do NB-IoT no campo 

Até aqui, fica claro a relevância da NB-IoT para o sucesso de uma lavoura, correto?  

Não por acaso, desde 2020, a ConectarAGRO ajudou a levar conectividade para mais de 12 milhões de hectares de áreas rurais brasileiras, assim como mais de 24 milhões de hectares pela tecnologia NB-IoT. Os números beneficiam mais de um milhão de pessoas, em 485 municípios de 12 estados diferentes! 

Imagem formas de aplicar a NB-IoT em sua fazenda
Créditos: Globo Rural

Motivados por esse grande marco, separamos quatro formas pelas quais a NB-IoT pode ser aplicado em sua propriedade rural.

  • Monitoramento de culturas

O monitoramento remoto de culturas é uma das aplicações mais importantes da NB-IoT. Com ela, é possível monitorar a umidade do solo, a temperatura e outros fatores climáticos que afetam diretamente o crescimento das plantas.

 Com os dados agronômicos em mãos, os produtores rurais melhoram a qualidade e a produtividade das colheitas por meio de tomadas de decisões mais informadas. Da mesma forma, eles reduzem as visitas e, por consequência, o gasto com combustível. 

  • Monitoramento inteligente de gados 

Habilitado pela NB-IoT, o monitoramento inteligente de gados pode ser instalado em coleiras, consolidando informações sobre localização, temperatura corporal e sinais vitais do gado. 

Com isso, torna-se mais fácil acompanhar a saúde dos animais, de modo a identificar problemas em tempo hábil para proteger e prevenir a propagação das doenças. 

  • Rastreamento de equipamentos 

A partir das informações sincronizadas por sensores, os agricultores gerenciam seus recursos de maneira integrada. Eles têm uma visão geral do que deve continuar ou ser otimizado na cadeia produtiva. 

Isso significa que os dados de localização e status dos equipamentos são facilmente acessados em um dispositivo conectado à internet. Além disso, eles fornecem dados referentes ao gasto de gasolina, à quantidade de insumos aplicados por cada maquinário e mesmo à emissão de gases em tempo real.  

  • Monitoramento ambiental 

Como consequência de um monitoramento remoto e altamente preciso, os recursos são utilizados de forma mais sustentável, ponto essencial para o meio-ambiente e a biodiversidade.

Os dispositivos instalados indicam a qualidade da água e alertam os gestores sobre os problemas que precisam ser resolvidos. 

Com o auxílio da Inteligência Artificial, torna-se possível obter análises para o melhoramento da eficiência energética e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

E você, já utiliza a NB-IoT em sua propriedade? Conte-nos abaixo e nos siga nas mídias sociais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *