Associadas e apoiadoras da ConectarAGRO apresentam suas soluções tecnológicas na Agrishow 2023

A Agrishow 2023, maior evento do agronegócio da América Latina, foi palco para a apresentação de soluções tecnológicas das empresas associadas e apoiadoras ao público visitante do estande ConectarAGRO. A participação de cada uma delas reforçou o compromisso da associação em impulsionar a conectividade e a inovação no campo brasileiro.

Com foco na Telemetria, a AGCO, fabricante de máquinas agrícolas, apresentou aos agricultores a possibilidade de monitorar remotamente o desempenho de suas máquinas. Por meio da coleta e análise de dados, é possível otimizar a utilização dos equipamentos e aumentar a eficiência operacional. “As informações consolidadas pelo sistema permitem tomadas de ações em tempo real, minimizando os custos ao longo da produção”, explicou Ravel Dagios, coordenador comercial da empresa.

No campo da agrometeorologia, a Arable trouxe soluções avançadas para os produtores. Por meio de sensores e análise de dados, os administradores rurais têm acesso a informações precisas sobre as condições climáticas, permitindo tomar decisões assertivas para o cultivo.

A Solinftec, especializada em robótica e conectividade, demonstrou seus sistemas inteligentes de controle e automação de máquinas agrícolas. De acordo com Anselmo Arce, diretor de Relações Institucionais da organização, as soluções visam melhorar a eficiência e a produtividade nas operações no campo.

A CNH Industrial, também no ramo de maquinários agrícola, trouxe o conceito de “Fazenda Conectada”, que integra dispositivos e conectividade para otimizar as atividades no campo. Em seguida, a Trimble apresentou suas soluções em conectividade rural, enquanto a IHS Towers destacou suas antenas conectadas para fazendas.

Por sua vez, a TIM enfatizou a importância da conectividade no campo. Para Renato Coutinho, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Iot & 5G da empresa e membro da ConectarAGRO, a internet habilita a inclusão digital, viabilizando a capacitação de trabalhadores e a educação de estudantes nas áreas rurais. Outro ponto relevante é o acesso remoto à atendimentos de saúde.

A NLT trouxe a proposta de redes privadas nas propriedades rurais, enquanto a Jacto abordou a gestão de fazenda conectada e a Furukawa Electric demonstrou sua expertise em infraestrutura para conectividade.

Por fim, a Yara apresentou suas ferramentas digitais direcionadas à sustentabilidade na produção agrícola. Segundo Pamella Moachar, especialista em Inovação Digital da organização, O conhecimento tecnológico é essencial para saber qual o produto e qual a melhor forma de aplicá-lo, ajudando assim o agricultor aumentar o rendimento da sua lavoura, aproveitando todos os nutrientes disponíveis para a planta, ao mesmo tempo em que isso tenha o menor impacto possível ao meio ambiente.

“A participação das nossas associadas e apoiadoras na Agrishow 2023 demonstra o compromisso da ConectarAGRO em trazer o que há de mais inovador e tecnológico para o campo brasileiro. Estamos orgulhosos de poder contribuir para o desenvolvimento do setor agrícola por meio da conectividade”, ressalta Ana Helena de Andrade, presidente da ConectarAGRO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *