ConectarAGRO lança Indicador de Conectividade Rural e ganha destaque na Agrishow 2024 com ação interativa

A ConectarAGRO lançou recentemente o Indicador de Conectividade Rural (ICR), projeto desenvolvido em colaboração com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) que ajuda a identificar as regiões do país que mais precisam de investimentos em conectividade,

Desenvolvido pelo Comitê Técnico e apoiado pela Diretoria da Associação, o ICR oferece uma visão abrangente da infraestrutura e serviços de telecomunicações disponíveis em cada município do Brasil. Utilizando metodologias científicas baseadas na técnica de Processos Hierárquicos Analíticos (AHP), o Indicador engloba diferentes critérios que compõem a demanda por conectividade rural, incluindo aspectos de produção, indicadores sociais, ambientais e de infraestrutura.

Um diferencial do ICR é se concentrar exclusivamente na mensuração da conectividade das áreas rurais, fornecendo uma avaliação precisa e detalhada das necessidades de cada região, baseado em dados públicos disponibilizados mais recentemente.

A estrutura do Indicador é composta por critérios e subcritérios cuidadosamente ponderados, conforme ilustrado na Figura 1. Essa estrutura detalhada e a atribuição de pesos a cada elemento garantem uma avaliação abrangente e precisa da conectividade rural, proporcionando insights valiosos para a formulação de políticas e a alocação de recursos.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email Descrição gerada automaticamente

 

Para se ter ideia, a média do ICR por município ao nível nacional é apenas de 0,45, numa escala variável que vai de 0 a 1. Quanto mais perto de 1, melhor a conectividade naquele município. Hoje, somente 37% dos imóveis rurais brasileiros têm cobertura 4G em toda área de uso agropecuário. Além disso, apenas 19% da área disponível para uso agrícola no Brasil tem cobertura 4G, com maior concentração nas regiões sul e sudeste do Brasil.

“Estamos entusiasmados em lançar o Indicador de Conectividade Rural (ICR) como uma ferramenta fundamental para impulsionar o desenvolvimento no campo brasileiro e pode desempenhar um papel fundamental na orientação de políticas públicas e investimentos privados”, diz Paola Campiello, presidente da ConectarAGRO. “Com o ICR, esperamos não apenas mensurar, mas também catalisar melhorias significativas na conectividade rural, capacitando agricultores e comunidades para prosperarem na era digital.”

Grupo de pessoas em pé posando para foto Descrição gerada automaticamente

Para conferir o nível de conectividade de cada município brasileiro, basta acessar o mapa interativo do ICR no site por este link. Além disso, é possível realizar o download gratuito do e-book com detalhes técnicos do estudo, oferecendo à imprensa, tomadores de decisões e demais interessados uma visão mais profunda dos dados e estratégias para impulsionar a conectividade rural.

Totens interativos do ICR elevam experiência na Agrishow 2024

Além de conferir as mais novas tecnologias do agronegócio, quem visitou os estandes de nossas associadas na Agrishow 2024 também participou de uma abordagem interativa e informativa sobre o nível de conectividade rural de Norte a Sul do Brasil.

No totem disponível, as pessoas puderam acessar o mapa do Brasil de forma intuitiva e visual, com o nível de conectividade de cada estado e município destacado. Essa experiência permitiu aos visitantes entender como o ICR pode ser utilizado para fomentar a internet rural no país.

Mais do que apresentar dados, a iniciativa buscou conscientizar os visitantes sobre a importância da conectividade para a produtividade e na inovação dentro do setor agrícola, além de proporcionar uma visão mais ampla do que é a ConectarAGRO e seu papel nesse contexto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *