ConectarAGRO participa de painel sobre agronegócio durante a Futurecom 2022

Futurecom 2022

Reforçando o propósito de se tornar referência na pauta de conectividade no campo, a ConectarAGRO participou do painel “Projetando o Futuro do Agro”, realizado durante a Futurecom no dia 18 de outubro. Apresentado no maior evento de tecnologia da América Latina, o debate sobre agronegócio contou com a participação de Gregory Riordan, vice-presidente da ConectarAGRO, Felipe Garcia, head de Marketing da Nokia Brasil e membro da ConectarAGRO, e Paulo Humberto Gouvea, chefe de Soluções Corporativas da TIM Brasil.

Durante o painel, os membros destacaram a importância da Futurecom para a ConectarAGRO, já que a Associação sem fins lucrativos foi consolidada na edição de 2019. “Em três anos de existência, possuímos mais de 40 empresas associadas, as quais auxiliaram na cobertura de mais de 7 milhões de hectares”, explica Felipe Garcia. O atingimento do número resultou em um benefício direto para a população: “Cerca de um milhão de pessoas, incluindo 130 escolas públicas e 31 unidades de saúde, passaram a ter acesso à internet”, acrescentou. 

Os resultados demonstram que a conectividade amplia a produtividade agrícola, conforme explicou Gregory Riordan: “A agricultura 4.0 traz ganhos maiores em big data e inteligência artificial, por exemplo. Em termos de produtividade, uma fazenda conectada pode ter um ganho de 15% a 30%”. Apesar disso, ainda há um árduo trabalho a ser concluído: “Mesmo com os ganhos comprovados, ainda existem locais sem acesso a qualquer tipo de internet. O papel das empresas e seus stakeholders é promover a expansão do 4G em 700MHz no campo”, continuou.

Nesse sentido, Paulo Humberto destacou a aderência do 4G às necessidades de agricultoras e agricultores, considerando a estrutura de telecomunicações já existente: “O agro precisa de conectividade, e o 4G atende às atuais questões do mercado. Estamos prontos para atender a todas as demandas de conectividade no mercado”, elucidou o chefe de Soluções Corporativas da TIM Brasil.

Além do eixo produtivo, a ConectarAGRO vem oferecendo cursos de capacitação em tecnologias no campo para produtoras e produtores rurais. Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em Mato Grosso e São Paulo, o Formação Conectada busca capacitar pessoas para a utilização tecnologias embarcadas.

Em paralelo, as associadas também buscam promover a adoção de soluções de indústria 4.0 no país, conforme apontou Felipe Garcia. “Desenvolvemos um laboratório no estado de São Paulo que fornece treinamentos e instalações de testes para acelerar a adoção dessa tecnologia no Brasil, à medida que cresce a necessidade de automação e inteligência artificial”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *