ConectarAGRO é apoiadora institucional da Pesquisa SAE BRASIL sobre panorama do setor agrícola brasileiro

A compreensão dos estímulos que impulsionam os produtores rurais brasileiros a adotarem novas tecnologias é crucial para o avanço do agronegócio. Por isso, a ConectarAGRO e suas empresas associadas participaram ativamente no apoio institucional à “Pesquisa SAE BRASIL: Caminhos da Tecnologia no Agronegócio”, realizada pela SAE Brasil em parceria com a KPMG Brasil.

A iniciativa teve como objetivo compreender os desafios e oportunidades referentes à adoção e utilização de tecnologias conectadas em máquinas, sistemas de agricultura de precisão e telemática. O estudo incluiu também produtores rurais, cooperativas, indústrias, prestadores de serviços, instituições de ensino e pesquisa e governo. 

De acordo com a pesquisa, algumas tendências relevantes podem ser traçadas. Cerca de 44% dos respondentes reconhecem que a adoção de novas tecnologias traz melhor performance, ganhos de produtividade e redução de custos.

Entretanto, uma preocupação é quase consenso entre os participantes: 40% apontaram a dificuldade de acesso à conectividade, na qual 27% estão conectados, mas com o sinal ruim. Outras dificuldades incluem a falta de conhecimento sobre alternativas de internet rural e capacitação sobre ferramentas digitais.

De acordo com Ana Helena de Andrade, presidente da ConectarAGRO, a pesquisa indica alguns desafios que devem ser endereçados pelos principais atores do agro, para que produtores rurais possam aproveitar os benefícios da conectividade no campo.

“A falta de conhecimento em tecnologias agrícolas destaca a necessidade de capacitação. É necessário promover conectividade para impulsionar sustentabilidade, superar desafios, empoderar produtores e aumentar eficiência, contribuindo para resolver questões globais como a fome. O aumento de produtividade resulta da automação, maquinário avançado e sistemas de informação, otimizando processos e melhorando qualidade dos produtos”, explicou Ana Helena, em depoimento publicado.

Pesquisa SAE BRASIL é tema da Hora da Conectividade

Na esteira de lançamento, a ConectarAGRO convidou Daniel Zacker, mentor AGRO da SAE Brasil e diretor da Tekter, para a Hora da Conectividade.

Durante o evento on-line — que reuniu associadas, apoiadoras e parceiras —, discutiram-se os principais dados do estudo e de que forma a Associação pode apoiar os esforços para superar os desafios identificados. A necessidade de promover a conscientização sobre as tecnologias disponíveis, bem como oferecer programas de capacitação e treinamento, foi ressaltada como uma prioridade.

Como resultado dessa iniciativa, a ConectarAGRO e suas empresas associadas estão comprometidas em desenvolver ações concretas para promover a inclusão digital no campo, oferecendo treinamentos, workshops e acesso a tecnologias de conectividade, com o objetivo de impulsionar a produtividade, a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio brasileiro.

Quer conferir a pesquisa completa, que também contou com análises especializadas de AGCO Corporation e a CNH Industrial? Clique aqui e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *