Pautando a esfera pública sobre a importância da conectividade no campo como um catalisador de oportunidades para práticas agrícolas mais eficientes, sustentáveis e lucrativas, a ConectarAGRO marcou presença em uma série de eventos estratégicos durante o mês de outubro. No centro das discussões, os avanços e desafios para a digitalização do agronegócio.
Uma das participações foi o painel intitulado “Desafios da conectividade veicular para o setor agrícola”, realizado durante a Rota Tech, em São Paulo-SP, evento sobre o setor automotivo coordenado pela Fundep que concentrou os esforços nas linhas do programa Rota 2030. Compartilhando experiências sobre a evolução tecnológica para o segmento, Ana Helena de Andrade, presidente da ConectarAGRO, Paola Campiello, membro da Associação e Marcelo Costa, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, compartilharam suas perspectivas sobre o assunto.
Para os participantes, as máquinas agrícolas geram cada vez mais em dados, mas a sua plena interpretação e integração depende da conectividade no campo, fator ainda desafiador para a maioria das propriedades rurais. Além da infraestrutura subaproveitada, outro ponto a ser superado é a falta de mão de obra qualificada, que deve ser desenvolvida por políticas públicas e projetos educacionais das organizações.
Outro evento de destaque na agenda da ConectarAGRO foi a participação de Anselmo del Toro Arce, diretor da Associação, na mesa redonda “Agricultura digital: avanços e perspectivas”, organizado de modo on-line pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em parceria com Observatório do Futuro do Trabalho e o Projeto de Pesquisa Competências Digitais na Educação.
Em sua apresentação, Anselmo discutiu o potencial do uso de ferramentas agrícolas para impulsionar o agronegócio brasileiro. Para ele, a inteligência artificial tem um papel crítico no desenvolvimento pleno da agricultura digital, já que melhorar a eficiência e a produtividade da agricultura, permitindo que os agricultores tomem decisões mais informadas e precisas.
Mais do que oferecer dados e insights, as plataformas de IA podem indicar uma orientação clara do que o produtor deve fazer em cada etapa da sua safra, decidindo e executando cada a ação a ser tomada para uma sustentabilidade econômica e ambiental do negócio.
A ConectarAGRO reitera sua missão de impulsionar a transformação digital do agronegócio e permanece comprometida em colaborar com todos os stakeholders para superar os desafios e explorar ao máximo as inúmeras possibilidades oferecidas pelas ferramentas digitais. O agro conectado é mais produtivo, e a ConectarAGRO segue no fomento à plena conectividade nas áreas rurais e remotas produtivas.