Hora da Conectividade discute iniciativas para fomento a soluções tecnológicas na agricultura

Soluções tecnológicas inovadoras e desenvolvimento de processos conectados são pontos centrais para tornar o agronegócio brasileiro ainda mais produtivo e sustentável. Com o objetivo de discutir esta temática, a ConectarAGRO realizou, no dia 16 de junho, mais uma edição on-line da Hora da Conectividade. Com mais de 40 convidados presentes, o ciclo de palestras contou com a participação de Daniel Costa, Consultor de Novos Negócios do Instituto de Pesquisas Eldorado.  

Durante a ocasião, Daniel apresentou as principais iniciativas do Instituto, entidade apoiadora da Associação. Segundo ele, o Eldorado está presente em Brasília, Campinas, Manaus e Porto Alegre, contando com mais de 1800 colaboradores diretos. A organização também reúne mais de R$468 milhões em investimentos em pesquisa e desenvolvimento.  

Atuando como uma ponte entre universidades/inventores e empresas, o Instituto opera em frentes distintas, como soluções de hardware e software, capacitação e treinamento, testes de laboratório, certificação de produtos em telecomunicações e consultoria em inovação.  

Os esforços direcionados à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento experimental abarcam também a agroindústria. “Olhando para o agronegócio, executamos projetos desde microeletrônica e sensores até eletrônica embarcada, IoT, computação visual e toda parte que leva a plataformas inteligentes. Vemos o agro como grande integrador de todas as áreas que nos capacitamos”, explica Daniel 

Somando esforços para democratizar a conectividade no campo, o Eldorado trabalhou junto à ConectarAGRO no Simulador de Benefícios, ferramenta que visa demonstrar os impactos das tecnologias conectadas na gestão agronômica de uma propriedade rural. O grupo de trabalho formado pelas demais associadas e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) otimizou a usabilidade da aplicação, focando em uma experiência orientada a todas as fases agrícolas.  

O Simulador, que pode ser acessado em computadores e smartphones, sem a necessidade de aplicativo, também tem o objetivo de educar os agricultores. “Vemos no Simulador uma oportunidade educacional, pois há conteúdos e importantes conceitos que disseminam conhecimento agrícola”, complementa Daniel.  

Outro tema de discussão foi o papel do Instituto Eldorado como unidade credenciada da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Como oportunidade de intensificar os setores de pesquisa e desenvolvimento, a organização social opera por negociações diretas e em fluxo contínuo, garantindo agilidade, flexibilidade e baixa burocracia.  

Como exemplo dessa importante parceria, o consultor de Novos Negócios do Instituto cita a negociação de projetos voltados para monitoramento em transporte de insumos e produção agrícola, bem como para o desenvolvimento de estação agrometereológica. “Com o Embrapii, podemos fazer muitos projetos, é questão de conversar, desenhar os projetos, entender os desafios e a partir daí enquadrá-los dentro dos fomentos”, finaliza.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *