Comprometida em levar conectividade ao campo, a ConectarAGRO anunciou, durante a Agrishow 2023, a entrada de duas novas associadas: AWS (Amazon Web Services) e Vivo. A colaboração estratégica tem como objetivo promover a expansão do acesso à internet em diversas regiões agrícolas e remotas do Brasil.
A chegada da AWS e da Vivo fortalece o ecossistema da associação, trazendo novas alternativas para aumentar a eficiência, produtividade, controle de custos e aprimoramento contínuo das operações.
Com a adição dessas empresas, a ConectarAGRO fortalece sua posição como líder em pautas de conectividade rural no Brasil. Essa união impulsionará a conscientização sobre os benefícios da agricultura digital, de forma ainda mais integrada. Apesar de atuarem em áreas diferentes, as empresas participantes compartilham o objetivo comum de acelerar a adoção de novas tecnologias no campo, por meio de soluções abertas, padronizadas e acessíveis, como o 4G em 700 MHz.
Os comitês da ConectarAGRO têm expectativas de que a união entre as 44 associada e apoiadoras não apenas amplie a visibilidade da demanda pela democratização da internet, mas também promova modelos de negócios criativos e soluções tecnológicas inovadoras.
“O agricultor brasileiro é tecnológico e a fronteira digital é que a telecomunicação não é só falar com as pessoas [por telefone], mas um serviço de capital. Já virou insumo agrícola e os desafios são viabilizar soluções que levem essa estrutura tecnológica para o produtor”, disse Ana Helena de Andrade, presidente da Associação, em entrevista ao Globo Rural.
Ainda segundo Ana Helena, apenas 11% do campo segue com acesso à internet. Desse modo, a adesão de novas organizações é fundamental para impulsionar a gestão de toda a cadeia produtiva.