Em novembro, a presidente da ConectarAGRO, Ana Helena de Andrade, participou do painel “Agro Conectado”, do 2º Fórum Futuro do Agro. O evento, organizado pela Globo Rural, reuniu especialistas, produtores rurais, pesquisadores, representantes do Governo Federal e entidades para debaterem temas fundamentais à evolução sustentável do agronegócio.
Em sua fala, Ana Helena destacou a trajetória da Associação e a importância de pensarmos em soluções concretas para conectarmos a produção rural. A internet rural permite o total aproveitamento de tecnologias embarcadas, elevando a produtividade e reduzindo os custos nas propriedades rurais.
“Não adianta a indústria de máquinas tentar vender um trator cheio de soluções inovadoras para o produtor se, quando a máquina sai da sede da fazenda, perde o acesso a informações em tempo real”, explicou Ana Helena
Os benefícios das tecnologias conectadas impactam também a pecuária, conforme explica a presidente da Associação: “A conectividade permite o controle do ativo principal, a saúde do animal. Com as ferramentas digitais, temos uma agropecuária mais sustentável e rastreável, gerando mais valor agregado aos produtos no mercado”.
O bate-papo também contou com a presença de Klaus Apolinário, Gerente do E-agro, e Renata Miranda, Secretária de Inovação no Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa).