Visando à ampliação de parcerias com organizações do setor industrial, as associadas da ConectarAGRO estiveram presentes em um workshop organizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos-SP. A partir do tema “Potencialidade de produção de componentes para telecomunicação”, o encontro buscou avaliar a elaboração de projetos que aumentem a competitividade da indústria nacional.
De acordo com os organizadores, o foco das atividades realizadas foi estudar os possíveis incentivos governamentais para o pleno desenvolvimento de componentes para a conectividade de máquinas agrícolas, incluindo infraestruturas e dispositivos. O debate girou em torno do Rota 2030 (Lei 13.755/2018), programa federal de pesquisa tecnológica aplicada às cadeias produtivas automobilísticas.
A agenda do evento contou com apresentações sobre ecossistemas de maquinários, além de exposições sobre a produção brasileira de telecomunicações. Ainda durante a ocasião, integrantes do ITA demonstraram modelos de desenvolvimento e gestão de projetos.
“Nossa participação no workshop foi uma excelente oportunidade para estudarmos a redução de custos de investimentos no Brasil, bem como o fomento ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agro. Seguiremos na contribuição para um campo conectado e que, por extensão, alimente o planeta”, pontuou Ana Helena de Andrade, presidente da ConectarAGRO