Em 2023, o Projeto Formação Conectada, uma iniciativa da ConectarAGRO em parceria com a Fundação André e Lucia Maggi, alcançou marcos significativos na promoção do desenvolvimento social humano por meio de soluções tecnológicas.
Projeto inclui formação continuada de educadores
A Escola Estadual Argeu Augusto de Moraes, em Campo Novo do Parecis-MT, foi o cenário para a capacitação tecnológica de 20 educadores. Com uma abordagem híbrida, o evento incluiu uma sessão online e três presenciais, destacando a adaptação às necessidades contemporâneas.
A fase do projeto concentrou-se em competências digitais, dinâmicas entre aluno e professor, e uso de recursos de apoio. Os educadores participaram de encontros síncronos, materiais autoinstrucionais e webinários, refletindo sobre melhorias em metodologias, ferramentas digitais e indicadores pedagógicos.
Atuação em infraestrutura e conectividade
Simultaneamente, a equipe do Formação Conectada concentrou esforços na identificação de pontos-chave para garantir infraestrutura de WiFi de alta qualidade. Essa medida visa assegurar o sucesso das atividades digitais de professores e alunos, contribuindo para a expansão do acesso à internet em áreas agrícolas brasileiras.
Eixo técnico para qualificação de profissionais
O Formação Conectada abrangeu ainda o ensino técnico voltado para os trabalhadores do campo, a fim de promover a qualificação profissional digital com foco em tecnologias embarcadas.
Ao longo dos módulos, os operadores de máquinas receberam treinamento sobre tecnologias e inovações, obtendo conhecimento sobre interpretação de dados e uso de ferramentas de agricultura de precisão.