Com mais de 40 membros online, edição da Hora da Conectividade discute principais resultados do Convênio ConectarAGRO-UFV

Buscando apresentar os principais resultados de sua parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a ConectarAGRO realizou, no final de janeiro, mais um encontro da Hora da Conectividade. Com o objetivo de discutir o real impacto da agricultura digital em pequenas e médias propriedades, o encontro on-line contou com a presença de Ana Helena de Andrade, presidente da Associação, e do professor e líder do projeto de extensão, Aziz Galvão

De acordo com Galvão, o Convênio ConectarAGRO-UFV visa criar instrumentos e aplicações que mensurem os benefícios da conectividade para a agricultura familiar e o controle financeiro de propriedades rurais, especificamente na Zona da Mata de Minas Gerais. 

Durante a primeira etapa do projeto de extensão, os alunos participantes aplicaram um questionário de diagnóstico e de percepção da tecnologia em uma amostra de 100 agricultores. Os principais resultados indicam que 85% das propriedades rurais visitadas possuem acesso à internet, sendo 49% delas conectadas por redes via rádio privadas. Ainda, 67% dos produtores utilizam as redes para compras de insumos. 

“Com uma média de 5 a 30 hectares, os agricultores utilizam a internet para acompanharem commodities e informações climáticas. O que também nos surpreende é a percepção do papel da conectividade para segurança e atendimento médico. Ou seja, aliamos a questão econômica ao impacto social”, apontou o líder do projeto. 

A segunda etapa dedicou-se à capacitação e desenvolvimento de materiais para a mensuração de rentabilidade das propriedades. Dessa forma, 25 produtores foram selecionados para coleta de inventário, análise de movimento de caixa e mapeamento da propriedade. 

“Nesse sentido, as ferramentas de agricultura de precisão nos auxiliaram na obtenção de mapas das áreas de produtividade. Também serviram de apoio para a análise do valor atual da terra por meio da declividade apontada por softwares de geoprocessamento”, explicaram os alunos integrantes da AgroPlus-UFV. 

Aplicativo de controle financeiro faz parte das próximas ações

A partir dos resultados analisados, o grupo de trabalho desenvolveu um aplicativo — ainda em fase de testes e protótipos — para que os agricultores tenham um controle financeiro e mensurem a rentabilidade de suas propriedades rurais. Os principais indicadores presentes no instrumento envolvem aspectos econômicos, de fluxo de caixa e de balanço patrimonial.  

Ainda segundo Aziz Galvão, o recurso de composição de custos deve ser prático e fácil: “a ideia é que seja um aplicativo simples, mas usado pelos pequenos e médios agricultores para terem uma visão econômica, financeira e contábil de suas fazendas”. Para Ana Helena de Andrade, “o principal aspecto do aplicativo é a explicação e o estudo das propriedades de pequena e média escala, as quais são responsáveis por levar o alimento ao nosso prato”. 

A próxima fase do Convênio ConectarAGRO-UFV compreenderá o amplo acompanhamento e a capacitação dos agricultores selecionados. Para isso, a Associação se organizará internamente entre suas associadas para a oferta de tecnologias que auxiliem na mensuração do impacto da conectividade nas áreas rurais.  

“Este projeto é um retrato fidedigno dos resultados que serão mais bem alcançados com a disponibilização das tecnologias de nossas empresas associadas e apoiadoras. Por isso, contamos com a colaboração de todas e todos”, finalizou Ana Helena de Andrade

Sua empresa faz parte da ConectarAGRO e gostaria de participar do projeto? Entre em contato nosso coordenador geral: caiquepaesdebarros@conectaragro.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *