A fim de avançar na implementação de tecnologias nas propriedades rurais participantes do Convênio ConectarAGRO-UFV, a Associação reuniu, no dia 07 de fevereiro, em modo on-line, as organizações interessadas em participar do processo de acompanhamento e capacitação dos agricultores na região da Zona da Mata de Minas Gerais.
A terceira e atual fase do projeto é uma sequência de outras duas etapas já concluídas: um diagnóstico sobre tecnologia aplicado em uma amostra de 100 agricultores, além da coleta de inventário e mapeamento da propriedade de 25 produtores selecionados.
Segundo Aziz Galvão, professor e líder do projeto de extensão, o Convênio agora busca decidir, junto às empresas associadas, quais tecnologias serão disponibilizadas para uso no projeto. “Mesmo que nosso escopo não seja representativo de todo o país, os resultados finais fornecerão dados que podem ser replicados por pesquisadores de todo o Brasil”, explicou.
Da mesma forma, Ana Helena de Andrade, presidente da ConectarAGRO, destacou a importância da integração entre associadas e apoiadoras no projeto: “Pretendemos definir os fornecedores, bem como desenvolver juntos um cronograma de implementação e acompanhamento do projeto para entender qual o real impacto das tecnologias na otimização da produção agrícola”, afirmou.
Com duas fazendas modelo já selecionadas para terceira etapa, os membros presentes sinalizaram a possibilidade de fornecerem sistemas de telemetria para leitura de dados, bem como sensores meteorológicos para ganho operacional e energético.
Sua empresa faz parte da ConectarAGRO e gostaria de participar do projeto? Entre em contato com o nosso coordenador geral: caiquepaesdebarros@conectaragro.com.br.