Reforçando o propósito de fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas rurais do Brasil, a ConectarAGRO acaba de divulgar o novo mote que permeará as atividades da Associação durante o ano de 2023. Com o slogan “Conectar o campo, alimentar o planeta”, a organização sem fins lucrativos busca destacar o papel da conectividade na consolidação do Brasil como celeiro mundial por meio da eficiência, inclusão e rastreabilidade da produção.
Proposto em votação interna pelo Comitê de Marketing e Comunicação e aprovado pela Diretoria, o novo lema será desdobrado em ações de comunicação com foco na convergência de políticas e organizações pela agricultura digital, as quais pautarão a característica sustentável do agro brasileiro.
A iniciativa da ConectarAGRO se alinha ao desafio de aumentar a produção de alimentos frente a uma população mundial crescente com maior poder aquisitivo e alta expectativa de vida. Nesse sentido, as tecnologias digitais são instrumentos fundamentais para a ampliação do conhecimento baseado em dados e fatos para maior produtividade sob menor uso de recursos naturais.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a modernização da agricultura brasileira nas últimas duas décadas resultou em um aumento de 250% na produção de grãos, com apenas 50% na expansão de área plantada. Ainda de acordo com o órgão público, a tecnologia utilizada na intensificação dos sistemas de produção ajudou o país a preservar mais de 60% de sua vegetação nativa.
Nesse sentido, o novo slogan da Associação atende também ao papel da inovação agrícola no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A agricultura de precisão habilitada pela conectividade contribui para ações como eficiência do uso de insumos e de recursos hídricos e monitoramento de produção para diminuição dos impactos ao meio ambiente.
“O agro brasileiro alimenta o mundo. Dessa forma, o novo mote demonstra como a digitalização da agricultura traz benefícios econômicos, sociais e ambientais, empoderando agricultores a partir de tomadas de decisões baseadas em dados e fatos. Para isso, nosso propósito continua o mesmo: promover as telecomunicações no campo para que a produtividade agrícola se torne ainda mais acelerada e sustentável”, elucida Ana Helena de Andrade, presidente da ConectarAGRO.