Na primeira edição da “Hora da Conectividade” de 2024, a ConectarAGRO promoveu uma discussão sobre as oportunidades impulsionadas pela SemeAR, iniciativa lançada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para acelerar a transformação digital de pequenos e médios produtores rurais por meio de projetos.
O evento contou com a participação de Fabricio Lira Figueiredo, membro do CPQD, e Luciana Alvim S. Romani, integrante da Embrapa Agricultura Digital, para debater os avanços e desafios dessa importante iniciativa.
Durante a ocasião, os convidados destacaram que o projeto SemeAr é estruturado em pilares de conectividade, aplicações inovadoras e difusão e mobilização, com o objetivo de promover soluções abertas e interoperáveis, envolvendo atores de áreas diferentes da cadeia de negócios a partir de critérios econômicos e disponibilidade de infraestrutura local.
Com acordos de cooperação técnica em andamento nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a iniciativa visa ainda integrar as tecnologias digitais nos processos produtivos agrícolas de forma rápida e simples, por meio de metodologias ágeis e recursos de colaboração com startups e empresas de tecnologia.
Os pilares de atuação da SemeAr incluem também a capacitação e esclarecimento dos produtores sobre os benefícios da incorporação de tecnologias digitais ao seu negócio, bem como a disseminação de resultados positivos de projetos.
Segundo Fabricio e Luciana, o programa tem a expectativa de receber o incentivo e engajamento de atores relevantes para o setor, como cooperativas, grandes empresas de equipamentos e serviços, além de agentes públicos e financeiros.