No fim de outubro, a presidente da ConectarAGRO, Ana Helena de Andrade, participou de um encontro de relacionamento com o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai. Durante a ocasião, foram discutidas soluções que buscam promover benefícios sociais e produtivos às populações do campo.
Conforme observou Ana Helena, o objetivo da Associação é conectar população e produtores rurais de forma barata e inteligente, utilizando uma rede aberta que conecte máquinas e pessoas — a rede 4G em 700MHz. Para contabilizar o investimento necessário, a Associação utiliza uma metodologia usando dados públicos.
“A ConectarAGRO só tem um propósito: conectividade ao agro. Nossas ações possuem caráter social, para garantir dignidade no campo, e aumentar a produtividade agrícola”, comentou Ana Helena.
De acordo com a Secretaria, o intuito é utilizar dados coletados pelo Programa Rotas Rurais para avaliar quais são as localidades prioritárias para estabelecer conectividade. O Pontal do Paranapanema deve ser a primeira região a ser contemplada.
“Nós já temos um modelo pronto em que o Estado não gasta dinheiro. Podemos levar banda larga e sensoriamento com um preço social de R$29,90 por mês. Precisamos do apoio da iniciativa privada”, destacou Guilherme Piai.
Ao final da reunião, a presidente da Associação convidou a equipe da Secretaria a participar da “Hora da Conectividade”, ciclo de palestras sobre agricultura digital promovida pelo ConectarAGRO mensalmente.
*Notícia produzida com base na matéria publicada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo