A ConectarAGRO realizou, em fevereiro, um novo ciclo de palestras para debater formatos de exposição de produtos e serviços em plataformas de marketplaces agrícolas. Com a presença de mais de 20 integrantes, a Hora da Conectividade recebeu João Hilário da Silva Jr., diretor comercial da Orbia, e Arthur Santos, consultor e criador de conteúdo no canal Fuga pras Colinas.
Iniciando o evento, João apresentou os cenários vislumbrados pela Orbia, e-commerce do agronegócio que atua na Argentina, Brasil, Colômbia e México. Segundo o diretor, os agricultores brasileiros tomam centenas de decisões ao longo do período de safra, interagindo com fornecedores e agentes nem sempre eficientes. Em contrapartida, há uma potencial digitalização no campo observada por técnicos.
Nesse sentido, a empresa de marketplace surge com o intuito de facilitar o dia a dia do produtor rural sob o conceito one-stop-shop. Com um único login, o agricultor pode comprar fertilizantes, insumos, acessar linhas de crédito, contratar assistência técnica e vender seus produtos. “O foco é trazer todo tipo de player para o digital, visto que, por ser um meio de acesso para o agricultor, o on-line se torna inevitável. Com esse propósito, atuamos na Argentina, Brasil, Colômbia e México”, apontou João.
Do ponto de vista prático, Arthur, apoiador da ConectarAGRO, explicou que a ferramenta é uma oportunidade para integrantes da Associação disporem seus produtos e serviços na plataforma, aumentando a oferta de tecnologias ao campo. “A partir de uma lista de interessados, podemos desenvolver ações de marketing, como uma página dedicada à Associação ou até mesmo dias específicos de promoções”, argumentou.
Contemplando mais de 220 marcas comercializadas e 27 mil produtos, o site aproxima diferentes profissionais da cadeia produtiva por meio de uma coalizão de fidelidade e incentivos ao produtor rural. Dessa forma, a empresa oferece um catálogo com produtos e serviços que podem ser resgatados a partir de acúmulo de pontos.
“Conforme utilizam a plataforma Orbia, os compradores de empresas parceiras ganham pontos que podem ser trocados por consultorias de agro especialistas ou até mesmo tratores e maquinários. Basta cadastrar as notas fiscais das transações e aguardar o crédito no saldo”, explicou o diretor comercial.