Transformação agrícola: o papel da inteligência artificial na agricultura

inteligência-artificial-destaque

Créditos: Analytics VIdhya

Agricultura e Brasil estão entrelaçados de forma indissociável. O setor desempenha um papel crucial na economia nacional, e a digitalização vem impulsionando transformações significativas nos sistemas produtivos. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) surge como uma tecnologia revolucionária, capaz de proporcionar avanços extraordinários para os agricultores, garantindo crescimento e segurança alimentar.

Como evidência disso, as projeções da Markets & Markets indicam que o investimento em IA deve atingir cerca de US$4 bilhões em 2026, considerando a necessidade de aumento em 60% da produção mundial de alimentos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Isso porque a população mundial crescerá em 2 bilhões de pessoas até 2050.

Com isso em mente, preparamos este artigo para você entender como a inteligência artificial vem revolucionando a agricultura e de que modo ela pode ser aplicada à sua propriedade rural. Quer saber mais? Ótima leitura!

Agricultura é transformada pela inteligência artificial

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou crescimento de 1,9% no primeiro trimestre de 2023. O resultado foi puxado sobretudo pelo agro, área que avançou 21,6% na comparação com o período anterior e que foi responsável por 80% do crescimento do PIB.

Somente esse dado já demonstra a força e importância da agricultura na balança comercial nacional, não é mesmo?  Fato é que muitos dos resultados são viabilizados pelas tecnologias digitais, capazes de tornar os sistemas produtivos mais escaláveis e econômicos, ampliando o desempenho da colheita com menor uso de recursos naturais.

Sem dúvidas, a inteligência artificial é uma delas. Trata-se de uma tecnologia que permite aos sistemas computacionais realizar tarefas que normalmente requerem raciocínio humano. Por meio da IA, sistemas avançados aprendem com experiências e informações, tornando os processos produtivos mais eficientes e ágeis.

No contexto agrícola, a inteligência artificial apresenta uma infinidade de aplicações que beneficiam os produtores rurais ao longo das diferentes etapas da cadeia. Com base em dados coletados em tempo real por sensores e dispositivos, o agricultor tem em mãos uma verdadeira ferramenta analítica para escolha de lavouras, boas práticas de manejo e combinações de insumos.

inteligência-artificial
Créditos: Eventbrite

O processamento de informações agronômicas também auxilia no diagnóstico de anomalias e doenças, além de realizar previsões de produtividade e lucratividade. Do ponto de vista logístico, a inteligência artificial ainda habilita a gestão de frota.

Água, energia e fertilizantes também são recursos altamente gerenciáveis pela inteligência artificial, o que resulta em uma utilização racional e sustentável para a agricultura.

Em resumo, a vida cotidiana dos trabalhadores rurais torna-se mais assertiva e descomplicada, já que as tomadas de decisões não são norteadas somente pela intuição ou mesmo técnicas tradicionais, mas por dados consolidados através da Internet das Coisas acopladas aos maquinários.

Como a inteligência artificial pode ser utilizada em uma propriedade rural?

Alimentar mais de 9 bilhões de pessoas em 2050 certamente demandará altos picos de produtividade, redução de custos e sistemas produtivos mais resilientes ao meio ambiente.

Frente aos desafios consideráveis que a agricultura deverá lidar nas próximas décadas, a inteligência artificial certamente será uma grande aliada. Mas afinal, de que modo ela pode ser aplicada na sua fazenda ou sítio?

Esta roda de conversa organizada pela Embrapa traz alguns insights valiosos para pensarmos a IA no agro:

Com base nisso, separamos algumas das principais tarefas habilitadas pela IA. Confira: 

  • Automação de processos: A IA possibilita a automação de processos agrícolas, reduzindo a dependência de intervenções manuais e otimizando a eficiência operacional. Por meio de sensores e algoritmos inteligentes, as máquinas agrícolas são programadas para realizar tarefas como semear, irrigar e colher de forma precisa e autônoma. 
  • Otimização do plantio e colheita: A coleta massiva de dados no campo proporciona aos agricultores uma enorme quantidade de informações. A inteligência artificial pode ser usada para analisar dados climáticos, históricos de cultivo e informações do solo, permitindo planejar o momento ideal de plantio e colheita, levando em consideração as condições específicas de cada área. 
  • Previsão de safras e demanda: Utilizando técnicas de análise de dados e aprendizado de máquina, a inteligência artificial ajuda os agricultores a prever a produção futura e a demanda do mercado, tornando a produção mais eficiente e evitando desperdícios. 
  • Desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis: A inteligência artificial desempenha um papel fundamental na criação de cadeias produtivas agrícolas sustentáveis. Com a utilização de algoritmos avançados, é possível otimizar o planejamento logístico, minimizando o desperdício de recursos e reduzindo as emissões de carbono. Além disso, a IA auxilia na rastreabilidade dos produtos, garantindo a qualidade e a procedência dos alimentos.
  • Antecipação de mercado: A IA capacita os agricultores a antecipar tendências e demandas do mercado. Por meio da análise de dados históricos, comportamento do consumidor e indicadores econômicos, os agricultores podem ajustar suas estratégias de produção e comercialização, garantindo uma posição competitiva no mercado.

Cada vez mais aprimorada, a inteligência artificial está presente também em aplicativos de agricultura. E você, utiliza alguma ferramenta de IA em sua propriedade? Continue em nosso blog e fique por dentro desse tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *