Tecnologias digitais auxiliam na produção leiteira sustentável

Créditos: Senivpetro — Freepik

A produção leiteira desempenha um papel crucial na economia brasileira, mas também pode ter um impacto significativo no meio ambiente. Nesse contexto, as tecnologias digitais desempenham um papel fundamental, atrelando maior eficiência na pecuária à redução do impacto ambiental. Isso porque as ferramentas conectadas possibilitam a aplicação de boas práticas para garantir o bem-estar animal e a conservação ambiental.

Neste artigo, discutiremos como o emprego da agricultura digital atua no desenvolvimento de uma pecuária leiteira mais eficiente e sustentável. Veremos também a importância da conectividade no campo para a habilitação desse ciclo virtuoso. Boa leitura!

ESG como pressuposto da produção leiteira sustentável

Antes de explorarmos o papel da tecnologia na produção leiteira sustentável, vale destacar a importância das boas práticas do setor direcionadas ao ESG, sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa.

Traduzindo, estamos falando do grau de preocupação que um negócio — no caso, a sua propriedade rural — tem sobre os possíveis impactos dos seus processos no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas envolvidas na cadeia produtiva. Por sua vez, uma fazenda realmente atenta às dimensões produtivas, sociais e ambientais busca aplicar um gerenciamento devidamente organizado e ético.

Apesar do termo “ESG” parecer uma tendência que ainda está fora da realidade dos produtores rurais, as práticas que vão além da sigla já criaram raízes no campo. Para termos uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em parceria com a KPMG Internacional indica que 70% dos produtores rurais da região centro-oeste do país já utilizam práticas e programas de preservação e recuperação.

A nível nacional, o relatório ainda aponta que 42% das pessoas entrevistadas afirmam que riscos e oportunidades socioambientais são discutidos frequentemente entre os envolvidos no negócio, e 26% responderam que já existe uma área dentro da empresa dedicada a avaliar as oportunidades deste tema.

As boas práticas de governança ocupam um espaço significativo nos planejamentos da agropecuária — incluindo a produção leiteira — por serem fatores decisivos nos investimentos, análises de riscos, além de pontuação frente ao mercado internacional.

As ações de ESG podem ser colocadas em prática em diferentes formas, seja pelas mudanças na nutrição animal, manejo eficiente de pastagens, incluindo também treinamento e capacitação.

A adoção de sistemas que respeitem e cuidem do rebanho leiteiro é fundamental para a produtividade, uma vez que animais saudáveis produzem com melhor qualidade. Não por acaso, há uma avaliação mundial do conceito de “bem-estar animal”, já inserida também no Brasil.

A reportagem preparada pela TV Revista Rural explica de modo pertinente este conceito:

O papel das tecnologias digitais na produção leiteira sustentável

Vista a importância da sustentabilidade na pecuária leiteira, você pode estar se perguntando de que modo podemos aplicá-la a uma propriedade. A resposta é direta: a partir de tecnologias digitais e dados consolidados.

É por meio da conectividade do campo, sobretudo o 4G em 700MHz, que conseguimos aproveitar todos os recursos presentes nos equipamentos e dispositivos utilizados no cotidiano da produção leiteira.

A divisão agro da Vivo, associada da ConectarAGRO, por exemplo, conta com uma plataforma de gestão pecuária de corte e leiteira. A operação centraliza e apresenta indicadores de manejo por meio de dados gerados a partir de dispositivos, como brincos eletrônicos, bastão e balança, aplicados no campo e conectados aos animais. 

producao-leiteira
Créditos: Reprodução | Milkpoint

Com informações sincronizadas em tempo real, passamos a ter uma visão integrada dos principais indicadores de produção, otimizando os processos, reduzindo o consumo de recursos naturais e minimizando os eventuais desperdícios.

Para fins de exemplo, a Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (Embrapa) divulgou que propriedades que utilizam tecnologia conseguem produzir cinco vezes mais leite do que a produção média nacional estimada por fazenda leiteira. Estamos falando de um grande salto que gera renda, reinvestimentos e desenvolvimento social para as áreas rurais e remotas!

Mas entre o universo da agricultura 4.0, quais técnicas podem ser suas aliadas na busca por mais produtividade e sustentabilidade na produção leiteira? Abaixo, listamos as três principais:

  • Monitoramento da saúde de animais

 Sensores podem ser implantados nos animais para monitorar sua saúde e bem-estar. Esses sensores podem coletar dados sobre a temperatura corporal, atividade física e padrões de alimentação, permitindo que os produtores identifiquem rapidamente qualquer problema de saúde e tomem medidas preventivas 

  • Ordenha robótica

A ordenha robótica é uma tecnologia que automatiza o processo de ordenha dos animais. Além de reduzir o estresse dos animais, a ordenha robótica permite uma maior eficiência na produção, garantindo uma ordenha precisa e higiênica. 

  • Gestão de recursos hídricos

A gestão eficiente dos recursos hídricos é fundamental para uma produção leiteira sustentável. Através da conectividade, os produtores podem utilizar tecnologias de monitoramento e controle para otimizar o uso da água, reduzindo o desperdício e garantindo a utilização sustentável desse recurso precioso.

Vale destacar que essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades de inserir sua propriedade na rota da sustentabilidade e produtividade exponencial. Considerando a importância da informação para a agropecuária moderna que a ConectarAGRO busca fomentar a conectividade em áreas rurais e remotas no Brasil!

E você, produtor ou produtora, como vem lançando mão da conectividade na sua produção leiteira? Compartilhe conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *