Saiba o que é sistema de telemetria e como ele pode reduzir os custos de produção agrícola

Pessoa conectada com celular no campo

A coleta de dados digital impulsiona cada vez mais o agronegócio brasileiro, uma vez que a intersecção entre as telecomunicações e as Ciências Agrárias garantem maior sustentabilidade econômica e ambiental para as propriedades. Um exemplo de produto de tal evolução é a telemetria, um sistema de integração e monitoramento de dados de veículos e máquinas agrícolas. 

Esse foi inclusive um dos temas do ciclo de palestras realizados pela ConectarAGRO durante a Expointer 2022, evento que reúne novidades e tendências do agronegócio brasileiro. 

Quer conferir esta discussão? Siga a leitura! 

Caminhos para implantação da telemetria: a importância da telecomunicação 

Antes de falarmos diretamente sobre a telemetria, é importante entender qual a importância da telecomunicação como viabilizadora da conectividade e internet no campo.

As telecomunicações dão coesão aos fluxos de comunicação entre diferentes pontos, tornando-se uma importante mudança nos paradigmas de produção e consumo nos setores agrários.

De forma mais simplificada, as telecomunicações são compostas por diferentes sistemas, como  os telefones fixos, comunicação satelital, internet, comunicação celular e comunicação sem fio.  Entre as tecnologias sem fio, a ConectarAGRO busca promover o 4G em 700MHz como uma rede de acesso amplo capaz de cobrir as áreas rurais e remotas. Isso porque a baixa frequência de rede habilita um menor uso de antenas para infraestrutura, diminuindo custos de implantação nas propriedades rurais.  

Por meio de uma tecnologia simples, aberta e acessível, as telecomunicações aproximam os produtores dos serviços públicos, integram o campo com as facilidades da vida urbana e fomentam a educação formal e técnica.

Ilustração Telemetria Smart Farmer
Imagem criada por pch.vector — br.freepik.com

Pensando sempre no compromisso com a tecnologia e o benefício que ela irá trazer à sociedade, o 4G em 700MHz confere interconexão de “coisas”, gerenciamento em tempo real de dados e ações remotas. Dessa forma, você, produtora ou produtor rural, pode tomar decisões baseadas em dados consolidados que auxiliam na rentabilidade de uma propriedade.

Além disso, é a rede 4G em associação com o NB-IoT que integra as informações emitidas pelos sensores e compartilhadas entre as máquinas para o desenvolvimento de diagnósticos e insights

Telemetria: redução de custos com máquinas e equipamentos conectados

Por meio da coleta e do compartilhamento de informações entre equipamentos, máquinas e coisas, a telemetria permite o gerenciamento das operações de qualquer lugar, a qualquer instante.

Enviados dos sensores acoplados nos maquinários, as informações telemétricas auxiliam o produtor no monitoramento e no diagnóstico em tempo real das diferentes operações dentro de uma fazenda e até mesmo em outras etapas da cadeia produtiva. 

Entre as diferentes possibilidades, a telemetria consolida dados de interesse como o consumo de combustível, a distância percorrida pelos maquinários, a temperatura do motor e a localização do veículo. A comunicação inteligente também pode ativar máquinas autônomas de produção e mapeamento de áreas agrícolas para irrigação e aplicação de defensivos. 

Ilustração sistema de telemetria
Imagem criada por pch.vector — br.freepik.com

Com a telemetria em uma lavoura, agricultoras e agricultores têm acesso a dados históricos sobre a qualidade da plantação e a informações preditivas sobre solo e clima, prevenindo e minimizando perdas e riscos na safra. 

Em síntese, as tecnologias da agricultura de precisão resultam na otimização dos processos na cadeia de valor. Como prova, o Simulador de benefícios da ConectarAGRO indica que, em uma fazenda com telemetria e gestão digitalizada, o gasto mensal com combustíveis é até 15% menor.

Dados telemétricos na palma da mão

Ferramentas de gerenciamento de frota já são uma realidade no agronegócio. Um dos exemplos apresentados na Expointer 2022 está no aplicativo desenvolvido pela AGCO, uma das empresas associadas da ConectarAGRO. 

Do computador ou smartphone, o AGCO Connect permite acessar remotamente os dados da máquina para a tomada de decisões mais assertivas que melhoram a eficiência operacional, proporcionando ao cliente realizar o correto gerenciamento das máquinas, no momento certo e no lugar certo. 

Assim, o aplicativo apresenta relatórios e insights sobre variáveis importantes na produção agrícola como:

  • Produtividade da máquina
  • Tempo de atividade e ociosidade
  • Consumo de combustível 
  • Horas de trabalho 
  • Velocidade média de trabalho
  • Carga do motor

Como telemetria, os dados são coletados pelos sensores da máquina e são enviados a cada 10 segundos à plataforma, disponíveis para serem visualizados e utilizados de várias maneiras

E você, já utiliza a telemetria em sua propriedade? Confira outros conteúdos do nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *