Rota 2030: desvendando inovações em conectividade veicular

Em um mundo que está rapidamente abraçando a transformação digital, o setor agrícola também vem passando por uma revolução por meio da conectividade e integração de tecnologias, especialmente no que diz respeito à conectividade em veículos agrícolas. Pensando nisso, a “Hora da Conectividade” convidou Keren Bigão, analista de Negócios e Parcerias da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) para falar sobre as principais oportunidades de participação nos editais do Rota 2030.

No início de sua fala, a convidada explicou que a Fundep é uma fundação de apoio da UFMG que gerencia projetos, concursos e programas, com mais de 3 mil projetos em andamento e 28 apoiadas. “Ela nasceu da necessidade da Universidade em obter suporte de pesquisa e extensão, obter mais competitividade e agilidade na gestão de cursos, e gerência de programas como o Rota 2030”, pontuou Keren.

o Programa Rota 2030 é uma iniciativa do Governo Federal para estimular o investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor automotivo por meio do desenvolvimento e aplicação de novas tecnologia. Por sua vez, a Fundep é responsável pelas propostas para desenvolvimento de soluções de conectividade no Programa Rota 2030.

“Os eixos do Programa Rota 2030 relacionados à conectividade veicular incluem projetos estruturantes de PD&I, programa de aprendizado federado e programa de desenvolvimento de competências, como capacitação de profissionais para o uso assertivo de dados e tomadas de decisões baseadas em analytics”, complementa Keren.

Alguns temas são destacados dentro de tais eixos, como a conectividade dos veículos com o ambiente externo, sensoriamento veicular para segurança, bem como ecossistema conectado e cooperativo para detecção de pedestres em travessias. A manutenção preditiva de veículos e sistemas inteligentes de telemetria veicular também são interesses de desenvolvimento tecnológico.

“Destacamos a importância dos institutos de pesquisa em se aproximarem de diferentes setores para real aplicação de suas pesquisas. Ao mesmo tempo, é relevante que o setor automotivo realize um intercâmbio e transferência desse conhecimento”, pontua.

A Fundep está com inscrições abertas para a 2ª chamada de Conectividade Veicular, do Rota 2030, com o objetivo de gerar conexões transformadoras capazes de oferecer soluções de inovação aberta impactantes de curto e médio prazo na indústria automotiva. Para tanto, serão aportados até R$ 18 milhões em projetos colaborativos de PD&I.

As propostas devem ser submetidas até o dia 17 de setembro de 2023, contemplando as seguintes linhas temáticas: Conectividade: Meio Ambiente e Descarbonização; Conectividade do Veículo com o Ambiente Externo; Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados; e Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos.

Para saber mais, clique no link: https://rota2030.fundep.ufmg.br/linha6/chamada-01-2023/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *