Qual o impacto da rede 5G no agronegócio a curto prazo?

Figura rede 5G

As grandes capitais brasileiras já experimentam uma nova era da tecnologia: a rede 5G. A quinta geração de conexão sem fio promete fornecer maior velocidade de dados e aplicações avançadas na economia, educação, saúde e transporte. 

A mesma expectativa se estende para as áreas rurais. A arquitetura da rede 5G traria ainda mais produtividade para o agronegócio, setor que emprega cerca de 19 milhões de pessoas, de acordo com a CNA.

Apesar do Governo Federal prever que todas as localidades do país terão acesso ao 5G até 2029, ainda há desafios significativos para a implementação de conectividade no campo. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apenas 23% das áreas rurais possuem algum nível de cobertura.

Pensando no potencial do 5G, seus benefícios e os obstáculos para a implementação da conectividade no campo, este artigo discutirá os seguintes tópicos:

  • O que é a rede 5G
  • Quais os seus benefícios 
  • Panorama do 5G no agro brasileiro
  • 5G e ampliação do agro 4.0

Quais os diferenciais da rede 5G?

Ao traçarmos uma breve linha do tempo, entenderemos que o 2G habilitou a chamada de voz. Já o 3G permitiu a troca de mensagens de texto. Por fim, o 4G impulsionou o uso de aplicativos e o compartilhamento de vídeos. 

Nesse sentido, a rede 5G se refere à quinta geração das redes móveis. Em uma evolução do 4G utilizado atualmente, o 5G oferece um padrão de velocidade ainda maior sob um alto número de usuários conectados ao mesmo tempo. 

Na prática, o envio e recebimentos de dados e arquivos serão dez vezes mais rápidos do que os padrões vigentes. Além disso, permitirá uma conexão mais estável. 

Aplicadas ao agronegócio, as evoluções das telecomunicações automatizam as tarefas repetitivas de trabalho intensivo no campo. Logo, temos uma produção não somente baseada nas técnicas agrícolas tradicionais, mas sobretudo na inteligência artificial e nos dados consolidados por ela. 

rede 5G
Imagem criada por pixelraw — freepik.com

Benefícios da rede 5G na agricultura

A rede 5G propõe transformações ao longo de toda a cadeia produtiva agrícola. Abaixo, indicamos 3 importantes benefícios da quinta geração para o agronegócio.

  • Gestão de processos 

Já habilitada pelo 4G, a gestão conectada de processos torna-se mais integrada. Com dados coletados durante 24 horas por dia durante 7 dias por semana, agricultores obtém uma análise ágil e fundamentada de suas lavouras e de seus maquinários. 

  • Redução de custos e menor desperdício de recursos 

A velocidade da rede 5G torna menor o custo de produção e a taxa de desperdícios de recursos. Isso porque o rápido compartilhamento de dados permite que produtores rurais confiram em tempo real quais são as áreas que demandam mais atenção de irrigação ou pulverização, por exemplo. 

  • Aumento da segurança nas áreas rurais 

Com o processamento de vídeos, a rede 5G auxilia na vigilância contra furtos de maquinários, animais e defensivos. A própria comunicação entre gestores, funcionários e polícia se torna mais eficiente e rápida com a conexão.

Panorama do 5G no agro brasileiro

Até aqui, você pôde compreender como a rede 5G impacta diversas etapas da produção agrícola, correto? Aliada ao impulsionamento dessa tecnologia, o Brasil possui grande potencial de tornar as áreas rurais cada vez mais conectadas e automatizadas. 

Segundo a revista Exame, startups dedicadas a soluções tecnológicas para agricultura e pecuária já captaram cerca de $ 54,7 milhões no primeiro semestre de 2022. A informação demonstra a grande receptividade de pequenos e médios agricultores aos sistemas inteligentes no agronegócio. 

Apesar disso, a rede 5G só será implementada nas propriedades rurais a longo prazo. Com mais de 70% das propriedades rurais sem cobertura de internet, algumas medidas devem ser tomadas antes mesmo de pensarmos na quinta geração aplicada ao campo. 

Tecnologias de rede 5G na agricultura
Imagem criada por macrovector — freepik.com

Rede 5G e ampliação do agro 4.0

Segundo pesquisa realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), o país demanda a instalação de 15 mil torres e a ampliação de 4 mil equipamentos existentes para que 90% das áreas rurais tenham acesso à internet.

Outro ponto importante é que, devido a alta frequência, as antenas 5G cobrem uma área menor quando comparadas às tecnologias já utilizadas. 

De acordo com a presidente da ConectarAGRO, Ana Helena de Andrade, uma torre de 4G em 700MHz cobre um raio de 35 mil hectares. Já nas frequências autorizadas do 5G, precisaríamos de sete torres de 5G para cobrirmos o mesmo espaço. Isso significa maior perda de espaço, pois deixamos de ter áreas contínuas de cultivo para interrupções de instalações de infraestrutura

Por essa lógica, a implementação da rede 5G servirá como base para as operadoras otimizarem a capacidade do sinal 4G existente e ainda o aumentarem em áreas de baixa densidade populacional. 

Contrapartidas como o leilão 5G e o Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust) podem conectar o campo com o 4G em 700MHz, tecnologia já consolidada e aderente às necessidades dos produtores rurais. 

Quais as suas expectativas para utilizar o 5G em sua propriedade? O 4G em 700MHz já está presente na sua fazenda? Comente abaixo e confira os conteúdos de nosso blog e mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *